Como os torcedores de Girona ajudaram a modernizar o emblema e a marca do clube

 

Mais de 3.000 torcedores votaram para decidir qual emblema o clube catalão usará a partir da temporada 2022/23.

O design vencedor destaca a palavra ‘Girona’, um elemento-chave da marca de um clube que está crescendo globalmente.
 

Um clube de futebol moderno precisa de uma imagem moderna e a marca do Girona FC dará um grande passo em direção ao futuro neste verão europeu, com um emblema do clube atualizado para ser usado a partir da temporada 2022/23.
 

O emblema não tinha evoluído significativamente desde 2005, então o clube catalão queria criar um design novo e mais moderno, que destacasse o nome da cidade, rico em cores e otimizado para a era digital. Uma consulta inicial foi realizada com os fãs em julho de 2021, antes que duas opções fossem selecionadas e uma votação fosse realizada entre 18 de agosto e 19 de setembro, com 3.332 fãs dando sua palavra e com 2.664, que é 80 por cento, selecionando a opção A.
 

Durante a consulta preliminar, os torcedores discutiram os vários elementos do emblema do clube e ficou acordado que a bandeira e as riscas vermelhas e brancas eram os mais importantes, seguidos de perto pelo texto com o nome do clube. Durante esse processo, 70% dos apoiadores chegaram a afirmar que o elemento mais dispensável era a coroa. A equipe de design levou tudo isso em consideração ao reforçar os elementos-chave que fazem parte do DNA do clube e apresentar duas opções, com os torcedores podendo votar online ou pessoalmente ao longo de um mês.
 

Refletindo sobre este processo, o diretor-geral do Girona FC, Ignasi Mas-Bagà, disse: “Um dos pilares deste clube é a proximidade com nossos torcedores. Para nós, foi fundamental envolver os sócios do clube em um projeto tão importante. Um emblema de clube é muito mais do que uma marca de identificação, pois mostra a imagem de um clube. Um emblema costuma ser rico em história, por isso pensamos que a melhor maneira de fazer isso seria organizar um processo que fosse transparente, colaborativo e digital. ”
 

Com o novo design em destaque, o Girona FC sabe que seu símbolo agora deve ser usado corretamente pela mídia, grupos de fãs e patrocinadores, visto que muitos usavam encarnações anteriores ou versões com cores erradas. Agora, o novo design é mais simples e mais rico em cores, com o nome do clube se destacando mais uma vez.
 

Como explicou Mas-Bagà: “Com o emblema anterior, o nome do clube era quase ilegível e, por isso, era mais reconhecido pelos fãs de futebol que já conheciam o Girona FC. Um dos principais aspectos do novo emblema é a grande inscrição com o nome do clube, com ‘Girona’ se destacando na metade superior do emblema. Deve ser mais fácil de ler em todos os diferentes formatos em que será usado, tanto digital quanto físico. ”
 

O diretor-geral continuou: “Esta mudança vai ajudar-nos a dar um passo em frente na construção da marca Girona FC, à medida que a estamos a modernizar e a tornar mais visível para os nossos torcedores e para potenciais novos fãs. A identidade da marca ainda é a de ser um clube muito unido, humilde e muito conectado com sua região e gente, orgulhoso de ser como somos. Mudar o emblema não significa que estamos mudando os valores do clube e acho importante enfatizar isso. Nossa imagem agora é mais moderna, mas ainda somos um clube com 91 anos de história. ”
 

Nos últimos anos, o Girona FC cresceu significativamente em popularidade, ajudado pelas duas temporadas passadas em LaLiga Santander em 2017/18 e 2018/19. O trabalho de internacionalização feito nos bastidores do Estadi Montilivi também foi vital, com o Girona FC participando da série de documentários 'Six Dreams', tornando-se o primeiro clube espanhol a jogar um amistoso na Índia, lançando uma conta TikTok antes de todos os outros, abraçando eSports desde o início e trabalhando com a LaLiga em outras iniciativas globais.
 

Como resumiu Mas-Bagà: “Os esforços de internacionalização do clube vão além da evolução do emblema do clube, mas temos certeza de que o novo funcionará muito melhor para nós em nível digital e global”.

Não é só Futebol. É LaLiga.

#PlayLaLigaSantander

 


 

 

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis ​​pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander

Postar um comentário

0 Comentários