Uma das citações mais famosas do marketing é “cada não me aproxima de um sim” do empreendedor norte americano Mark Cuban, atualmente, um bilionário.
Para ele essa frase funcionou, mas será que isso funciona para sua equipe de vendas?
Os representantes de vendas às vezes não são tão motivados, e acabam se sentindo mal e frustrados com a quantidade de não que recebem.
Assim, quando os representantes não estão motivados, surgem várias opções e entre elas estão: deixar seu trabalho ou ser convidado a sair.
Levar-nos a uma das tarefas mais difíceis que os gerentes e executivos de vendas têm que enfrentar, a retenção de funcionários, lembrando que substituir funcionários é um processo muito caro.
O coração do problema é a motivação, se as equipes permanecem motivadas durante os bons e maus momentos, as vendas têm uma maneira de se equilibrar, portanto, segue algumas dicas para aumentar a motivação da sua equipe.
Dica 1: Ofereça incentivos
Em um esforço para motivar os funcionários, os gerentes elaboram programas de incentivo como viagens, cartões-presente e recompensas em dinheiro.
Cartões- presentes são uma ótima opção, pois dessa forma o funcionário compra o que deseja, como uma bateria heliar 60, roupas, sapatos e vários outros itens.
Vale lembrar que o oposto também pode acontecer, como impor consequências, como o pagamento de salários atrasados ou receber uma área de vendas menor por não cumprir quotas. Mas, essa estratégia não funciona.
Como muitos estudiosos de comportamento definiram, os reforços positivos fazem com que os resultados sejam melhores.
Desse modo, invista em recompensas quando a equipe de vendas atingir metas. Dê bons presentes nas datas comemorativas e na festa de final de ano, pois dessa forma, todos vão querer e gostar de participar da sua empresa.
Dica 2: fomente a autonomia da sua equipe
Os seres humanos têm um impulso interior inato para serem autônomos, autodeterminados e conectados uns aos outros.
Portanto, quando os funcionários atingem isso em um ambiente de trabalho, resultados mais positivos serão obtidos.
Quando se permite que as pessoas se concentrem nas tarefas de uma forma que lhes interesse, os resultados são maiores do que dentro do sistema tradicional de recompensa.
Quando as empresas dão a seus funcionários mais flexibilidade para estabelecer suas próprias:
Prioridades;
Horários;
Metas;
Hábitos de trabalho.
Assim as equipes sentem um maior senso de propriedade e, portanto, motivação.
Exemplos de autonomia no local de trabalho incluem a capacidade de telecomunicação, a liberdade dos representantes de vendas de estabelecerem seus próprios horários.
Desde que o trabalho seja feito, ou oferecer dias de férias ilimitados, desde que as cotas sejam cumpridas.
Existem funcionários que são mais rápidos em cumprir suas atividades, como a construção de rodapé de poliestireno 10cm, enquanto outros demandam um pouco mais de tempo.
Embora a autonomia em relação ao cronograma possa ser mais difícil em um call center ou ambiente de atendimento ao cliente onde as horas precisam ser cobertas, há outras áreas onde a autonomia pode ser integrada.
Permitir que os representantes de vendas ou de atendimento ao cliente estabeleçam suas próprias metas e escolham suas próprias métricas são exemplos de técnicas intrínsecas de motivação de vendas.
Dica 3: Aplique treinamentos de gestão de pessoas
As pessoas não querem ser robôs, como uma catraca academia que está sempre fazendo a mesma coisa de forma automática.
As pessoas querem sentir-se realizadas e obterem sucesso na sua profissão, muitas vezes, porém, eles não sabem como.
Portanto, é essencial a aplicação de treinamentos para a sua equipe de vendas.
Principalmente, os gerentes e coordenadores, que precisam aprender métodos eficientes na organização de agendas, reuniões, eventos e metas de vendas.
Além de ser essencial a aplicação de treinamentos sobre conhecimentos técnicos, é preciso realizar treinamento de trabalho em equipe e gestão de pessoas.
Um grande gerente de vendas, que na verdade ensina as equipes de vendas em vez de simplesmente inspecioná-las, pode motivar sua equipe a dominar as habilidades necessárias para alcançá-las.
A maneira de se manter motivado no processo de vendas, entretanto, é ensinar os representantes de vendas a se engajarem no alcance de suas próprias metas, mantendo a autonomia deles, novamente.
Tenha citações e grandes exemplos para motivar a sua equipe de vendas durante o dia para inspirar sua equipe.
Motivar as equipes de vendas também requer o estabelecimento de metas informadas, por exemplo, uma empresa de limpeza pode ter como meta realizar semanalmente a limpeza de fachada de vidro de 5 corporações.
A compensação e a paixão não são suficientes, a menos que sua equipe de vendas tenha as ferramentas para melhorar suas habilidades, forneça isso a eles.
Dica 4: Defina metas de curto e longo prazo
A última chave para motivar as pessoas é o propósito, na maioria das vezes, as pessoas alcançarão mais quando servem a um propósito maior do que elas mesmas.
Qualquer ideia de treinamento em vendas deve incluir treinamento no estabelecimento de metas. O estabelecimento efetivo de metas é uma habilidade e habilidades que requerem prática.
Portanto, reserve um tempo para aplicar esse tipo de treinamento, além de espaços e equipamentos.
Até uma lousa para restaurantes pode ajudar a elucidar os ensinamentos para a sua equipe nessa hora.
Feito corretamente, o estabelecimento de metas aumenta a motivação e o alcance de mais metas. As pessoas motivadas estabelecem objetivos e estas metas realmente aumentam a motivação.
Assim como confiança gera mais confiança e sucesso gera mais sucesso, alcançar metas significa alcançar mais metas.
Foque em treinamentos de definição de metas para seus gerentes e coordenadores e equipes.
Todos os responsáveis pelo estabelecimento de metas sabem que as metas devem ser específicas, limitadas no tempo, alcançáveis e mensuráveis.
Por exemplo, uma empresa de construção civil pode ter como meta a instalação de piso elevado de ardosia em 5 apartamentos por semana.
Além disso, como empresa, procure definir um propósito maior do que a obtenção de lucro. Por exemplo, procure entregar o melhor produto ou serviço para seu cliente. Abrace valores como excelência, serviço e trabalho em equipe.
Defina a missão da empresa, o objetivo e os valores, é isso que irá motivar seus funcionários a trabalhar na sua empresa.
Além de também, contribuir com o destaque da sua marca dos concorrentes, aumentando as suas vendas.
Um senso de propósito torna-se ainda mais claro quando as empresas se unem a instituições de caridade.
Dessa forma, isso traz o ensinamento de que o dinheiro é importante para os vendedores, mas se sua empresa quer fazer bem, o dinheiro ou qualquer outra recompensa não deve ser o motivador, mas sim, os resultados de suas ações.
Dica 5: Realize gamificação
Criar um ambiente comercial de cooperação é outra forma de atingir um objetivo. A gamificação, pode contribuir para uma cultura que se esforça por um propósito maior.
A gamificação é a utilização de jogos ou elementos de jogos para resolver situações reais, como problemas em uma sala de aula ou empresa, transformando cada atividade que a pessoa realiza como uma “fase de jogo”.
A execução de uma atividade é recompensada com pontos, brindes ou status.
Recompensas específicas, destinadas a atender um pedido do funcionário, são as melhores, como fornecer aula de piano para iniciantes para quem tem o sonho de aprender a tocar piano.
À medida que as tarefas são realizadas há uma evolução dos funcionários, que aprendem ou atingem metas de forma mais descontraída.
Algumas empresas utilizam pesquisas para rastrear objetivos pessoais para concursos em todo o departamento ou em toda a empresa, solidificando as relações na empresa.
Quando a gamificação é usada para ajudar instituições de caridade, os programas de incentivo de vendas assumem um propósito superior ao de aumentar o resultado final é outro excelente motivador.
Conclusão
Sendo assim, as pessoas não são motivadas apenas por recompensas, mas também por autonomia, maestria e propósito.
Quando as pessoas são colocadas em uma situação onde têm algum controle sobre suas circunstâncias, elas têm a chance de se destacar em suas tarefas, onde encontram um propósito maior e unificador, fazendo com que as vendas floresçam.
Portanto, alie a autonomia, a aplicação de treinamentos e a definição de metas para motivar a sua equipe e aumentar as vendas de qualquer tipo de produto, até mesmo bateria 60ah.
Além dos lucros que irão aumentar, sua empresa será reconhecida como um ótimo local para trabalhar e se desenvolver profissionalmente.
Torne a sua empresa uma referência em todos os aspectos, tanto de fornecimento de produtos e serviços de qualidade, quanto de gestão de funcionários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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