Sucesso de público, São Paulo Boat Show movimenta R$ 300 milhões em negócios em sua 24ª edição

 

Foram 320 embarcações comercializadas no evento que ocorreu entre os dias 04 e 09 de novembro e reuniu diversas novidades do universo náutico

“Mesmo com a pandemia, o São Paulo Boat Show, entendendo seu papel, nunca parou”. As palavras do presidente do Grupo Náutica e idealizador do evento, Ernani Paciornik, fazem referência à inédita edição que ocorreu ano passado na Raia Olímpica da USP e foram ratificadas após o balanço final da 24ª edição do São Paulo Boat Show. Durante seis dias, o evento recebeu cerca de 36 mil pessoas, reafirmando o título de maior evento náutico indoor da América Latina. Além disso, os números obtidos pela feira superaram as expectativas da organização, com a comercialização de 320 embarcações e geração de R$ 300 milhões em negócios.  Para este ano, era esperado retomar os resultados de 2019, quando foram movimentados R$ 220 milhões e venda de 215 embarcações.


Um dos primeiros eventos de grande porte a acontecer sem restrição de público, o Boat Show trouxe para o salão do São Paulo Expo as principais novidades do setor, como o sucesso de compartilhamento de barcos, que permite que embarcações sejam adquiridas por meio de cotas. A feira também contou com mais de 50 lançamentos entre barcos, equipamentos, acessórios e serviços. Foi possível ainda conhecer os principais destinos náuticos do país, ficar próximo de relíquias do universo das águas, como o barco do Rei Pelé, e negociar com descontos a compra dos produtos em exposição.


Os barcos luxuosos expostos na feira também chamaram a atenção das celebridades. Quem, inclusive, aproveitou as vantagens especiais do Boat Show foi o cantor Luan Santana, que adquiriu uma lancha avaliada em mais de R$ 1 milhão. Além disso, prestigiaram o evento a atriz, apresentadora e cantora, Mariana Rios, que está participando do Show dos Famosos, no Domingão com Huck; o ator e apresentador Julio Rocha; o empresário e apresentador Roberto Justus e sua esposa Ana Paula Siebert Justus; o estilista e uma das maiores referências brasileiras da moda, Ricardo Almeida; o ex-jogador Emerson Sheik; o pai do jogador Neymar, Neymar da Silva Santos; e Tamara Klink, filha de Amyr Klink, recém-chegada ao Brasil, e que passou os últimos três meses percorrendo o Atlântico e se tornando a brasileira mais jovem a cruzá-lo sozinha à vela.


“Estamos muito felizes com os números alcançados pela edição 2021 do São Paulo Boat Show. Sabíamos que iria ser um sucesso, mas esperávamos resultados expressivos parecidos com os de 2019. Isso evidencia que a feira é uma das principais iniciativas de fomento ao setor náutico brasileiro e mostra que o Brasil tem um potencial enorme para o segmento e que pode ser mais bem explorado”, ressalta Thalita Vicentini, diretora geral do evento.


Além dos negócios gerados, o Boat Show trouxe importantes discussões sobre o setor náutico brasileiro com a realização do 6º Congresso Internacional Náutica. O evento fechado foi idealizado para prefeitos, secretários e agentes do setor que discutiram a retomada e as tendências do turismo pós-pandemia. O encontro contou também com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que, na ocasião, anunciou a volta da navegação dos cruzeiros na costa marítima brasileira depois de quase 18 meses de medidas restritivas impostas em decorrência da pandemia de Covid-19. Outros destaques do congresso foram o painel Programa Novo Rio Pinheiros, apresentado por Luiz Ricardo Santoro, secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e o projeto do Lago Paranoá, de Brasília, com a presença da secretária de estado de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Chaves de Mendonza.


Paralelamente ao evento, também ocorreu o Espaço dos Desejos, que reuniu tudo o que há de mais inovador e luxuoso no mercado. O espaço foi integrado pelo BTG Pactual, que patrocinou o maior salão náutico da América Latina que contou com importantes marcas, como Mercedes Benz, Audi Helicópteros, Maserati, Melie, dentre outras. Outra atração foi a parceria com o Motorgrid Brasil, reunindo 571 carros e cerca de 2 mil pessoas, adquirindo o recorde de maior encontro de carros superesportivos de luxo da América Latina.

 

O São Paulo Boat Show é um verdadeiro termômetro para a indústria náutica brasileira, mostrando que o setor continua aquecido desde o início da pandemia de Covid-19. A expectativa é que, em 2021, o setor fature R$ 840 milhões, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar). O segmento vem em uma crescente desde o início da pandemia, quando se fez necessário o isolamento e a busca por diversão em segurança, seguindo todos os protocolos de saúde.


A próxima parada agora é o Rio de Janeiro, onde será realizado o Rio Boat Show 2022, reunindo os amantes do mundo náutico em um grande evento na Baía de Guanabara. Mais informações serão divulgadas em breve pela organização da feira.  

 

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor náutico; o Boat Show, com as edições São Paulo Boat Show e Rio Boat Show; a Metalu, uma das maiores construtoras de píeres do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, perfeita para comemorações. O Grupo Náutica também se preocupa com as questões sociais e é detentora de ações, como “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, “Por Uma Cidade Navegável”, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do País.


*Créditos das fotos: Revista Náutica/São Paulo Boat Show

Postar um comentário

0 Comentários