PHIL RAJZMAN ELOGIA COMPETITIVIDADE E APROVA O CALOR DA TORCIDA BRASILEIRA NO SAQUAREMA SURF FESTIVAL

 

Bicampeão mundial de longboard competiu no primeiro dia do evento válido pelo WSL Qualifying Series. Ventos fortes dificultaram bastante as manobras nos pranchões

O carioca Phil Rajzman sempre reverenciado pela torcida (crédito Thiago Diz/WSL)

Link fotos em alta e crédito Thiago Diz/WSL: https://we.tl/t-jEiWPd0DtD

São Paulo, 15 novembro 2021 – Grandes nomes do longboard internacional disputaram nesta segunda-feira, o primeiro dia do Saquarema Surf Festival, entre eles, o bicampeão mundial, o carioca Phil Rajzman. O palco foi a Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), conhecida com o “Maracanã do Surfe” por receber campeonatos históricos, desde a década de 70, e nos últimos anos sediar a etapa brasileira do WSL Championship Tour. Rajzman disputou duas baterias e foi em várias ondas e brigou bastante para conseguir a pontuação necessária, mas foi eliminado na 3ª fase, quando competia com o também bicampeão mundial, o peruano Piccolo Clemente, e os brasileiros Rodrigo Sphaier e Anderson Ferreira. O evento é válido pelo WSL Qualifying Series.


“Por conta de ventos muito fortes, o mar ficou bem balançado e todos tiveram de ter mais técnica e sorte também, afinal estamos lidando com a natureza. Eu vinha treinando estes últimos dias, em Itaúna, e estava bem adaptado e me sentindo muito bem, mas o fator vento de hoje, acabou nos pegando de surpresa”, explica Rajzman que reside em Búzios (RJ).


Acostumado a grandes desafios e a condições de mar adversas, o atleta da elite mundial completa: “Todo o evento é um aprendizado e meus adversários foram merecedores e eram de altíssimo nível. Agora, vou focar no próximo e até lá vou avaliar qual o equipamento ideal para este tipo de condição de vento extremo e estou o tempo todo em evolução como atleta, assim como os meus equipamentos e faz parte do processo”. O próprio locutor do evento o ex-atleta Teco Padaratz, bicampeão mundial do QS, elogiou várias vezes o surfe clássico de Rajzman, respeitado e reconhecido em todo o mundo. “Phil é um surfista completo, surfa ondas pequenas e grandes e é um ícone do surfe nacional e internacional.”


Rajzman finaliza ressaltando a diferença de ter o público nas competições, sobretudo o calor da torcida brasileira. “O festival está muito legal, bem organizado e com uma infraestrutura excelente para os atletas. São várias categorias, inclusive gente nova e, ainda, tem a igualdade de premiação para homens e mulheres. Mas o melhor é sentir todo esse alto astral, a galera na areia gritando seu nome. Somente no Brasil temos esta torcida quente e é um fator motivante demais”.


A última vez que Rajzman disputou uma etapa do QS foi no Peru (Huanchaco Repalsa Longboard Pro), em 2017, quando foi Campeão Sul-Americano de Longboard.


O evento – O Saquarema Surf Festival, em memória de Leo Neves, falecido em 2019, quando competia nas ondas de Itaúna, acontece até o próximo domingo, 21, na Praia de Itaúna. Reúne aproximadamente 200 atletas, em seis competições do WSL Qualifying Series, Pro Junior e Longboard: Longboard (masculino e feminino), Quiksilver Pro QS 3000 (masculino), ROXY Pro QS 3000 (feminino), Pro Junior Sub-20 (masculina), Pro Junior (feminino). Todos serão com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres e transmitidos ao vivo pelo WorldSurfLeague.com. O evento é licenciado pela WSL Latin America para a 213 Sports.

 

A programação do longboard prossegue nesta terça-feira, 16, com as quartas de final. No masculino, disputam na 1ª: Piccolo Clemente (PER) x Eduardo Bagé (BRA), na 2ª: Rodrigo Sphaier (BRA) x Darlan Marques (BRA), na 3ª: Tony Silvagni (EUA) x William Saldaña Diaz (PER) e na 4ª: Jeferson Silva (BRA) x Alex Leco Salazar (BRA). Já no feminino: 1ª Chloe Calmon (BRA) x Ayllar Cinti (BRA); 2ª Mainá Thompson (BRA) x Evelin Neves (BRA), 3ª Maria Fernanda Reyes (PER) x Jasmim Avelino (BRA) e 4ª Cristiana Pires (BRA) x Luana Soares (BRA).


Sobre Phil Rajzman – Carioca, 39 anos, é bicampeão mundial de longboard em 2007 e 2016. O atleta da elite mundial tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante. Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Em seguida, começou a colecionar títulos. Atualmente mora em Búzios (RJ).


Acompanhe Phil Rajzman nas redes sociais Instagram e Facebook: @philrajzman e no Canal do Youtube Phil Good: www.youtube.com/c/PhilGood21. O atleta tem apoio do Phil Rajzman Shapes. 

Postar um comentário

0 Comentários