LOTE reúne arte, música e arquitetura no Beco do Nego, em Pinheiros



Novo espaço cultural reforça a importância do antigo Beco do Aprendiz para a cultura urbana e chega para movimentar a cena musical e a arte da cidade



Crédito - Fred Othero 

São Paulo, novembro de 2021 - Com o intuito de levar ainda mais vida para o Beco do Nego - antigo Beco do Aprendiz - em Pinheiros, o novo espaço cultural LOTE chega para movimentar a cena musical, a arte e cultura local com a realização de shows e eventos artísticos com valores acessíveis (quando não gratuitos) em uma nova experiência de convívio na cidade.


Criado por Luan Cardoso (produtor cultural, curador e idealizador do Festival NALATA), Caio Taborda (produtor cultural, sócio do selo Gop Tun e da rádio Na Manteiga) e Antônio Carlos Figueira de Mello (sócio do escritório de arquitetura Superlimão), o LOTE tem como principal pilar a valorização da equidade dentro da arte, promovendo uma troca entre diferentes talentos, sejam eles musicais, visuais ou digitais.


"A proposta é fugir um pouco da atual dinâmica que os espaços de lazer da cidade apresentam. Queremos muito representar a integração entre a comunidade e a cultura, facilitando o acesso à arte de maneira democrática. Estamos muito animados para a estreia, queremos compartilhar o LOTE o mais rápido possível com o público!", conta Antônio Carlos Figueira de Mello.


O espaço cultural receberá o novo estúdio da "Na Manteiga", rádio online que fomenta a cena musical independente de São Paulo desde 2015, se consolidando como uma plataforma local de divulgação de DJs, artistas, produtores e seletores do Brasil e do mundo. Depois de mais de um ano parada por conta da pandemia, a rádio será a responsável pela programação musical do LOTE em um formato híbrido, onde, às quintas e sextas-feiras, comandará o som do espaço e, aos sábados e domingos, transmitirá entrevistas ao vivo dos artistas que irão se apresentar no local.


Com arquitetura do Superlimão, o espaço também contará com uma choperia da Tiger, uma unidade especial do Bullguer, bar de drinks e uma loja da Surreal.


O LOTE abre suas portas oficialmente para o público no primeiro final de semana de dezembro, com shows gratuitos da Luedji Luna no sábado, dia 04, e de Hermeto Pascoal no domingo, dia 05.





ARTE URBANA:


Para representar a arte urbana da cidade, os muros do LOTE são ilustrados com pinturas que serão renovadas anualmente, incentivando movimentos artísticos recorrentes dentro do espaço, além de possibilitar transformação do local de acordo com os objetivos do dia - podendo ter arte imersiva, arte contemporânea ou arte digital, proporcionando experiências únicas ao público de acordo com o evento que o projeto for receber. Para o seu lançamento, dois artistas espanhóis foram convidados para criar pela primeira vez no Brasil: as artes das paredes internas foram feitas por J. Demsky e, na fachada para a rua, graffiti da Mujer Gitana. Já os muros externos foram grafitados pelo brasileiro Flip, com desenhos criados exclusivamente para o LOTE.


"O Beco do Nego tem um valor histórico e sentimental muito forte para diversos grafiteiros, pois foi onde muitos artistas começaram a grafitar - quando ainda se chamava Beco do Aprendiz. Então, nos sentimos na responsabilidade de levar arte e cultura não só para quem estiver dentro do LOTE. Por isso, fizemos um projeto onde as pessoas que estiverem passando pelo Beco do Nego também poderão assistir e curtir os eventos", acrescenta Luan Cardoso.





PROGRAMAÇÃO MUSICAL:


No meio do LOTE foi projetada uma geodésica criada especialmente para o projeto, que servirá tanto de cabine para DJs, como de palco para apresentações intimistas e bandas reduzidas. Com curadoria do sócio, DJ e produtor cultural Caio Taborda, o LOTE receberá festas dos principais coletivos de São Paulo, shows de diversos gêneros musicais e sets de DJs tarimbados, valorizando a cultura do vinil.


"Queremos que nosso espaço seja parte importante da história de artistas de diversos gêneros, então é importante ressaltarmos que o LOTE é um local eclético, que vai receber e misturar os mais diversos gêneros musicais, de acordo com a programação", conta Taborda.


Entre as primeiras atrações confirmadas para o LOTE estão: Luedji Luna, Zudizilla, Hermeto Pascoal, discotecagem do coletivo de reggae music Feminine Hi Fi, DJ Tudo, Gop Tun Djs e o selo Balaclava.





Serviço - LOTE:


Endereço: Padre João Gonçalves, nº 80 - Pinheiros - São Paulo


Datas: de quinta-feira à domingo


Horários: das 12h às 22h


Valor: pode variar de acordo com a programação - confirmar no site


Pet Friendly: Sim


Classificação indicativa: Livre


Entrada: nome na lista - cadastrado pelo site (sujeita à lotação)


Mais Informações: lote.art.br


*Entrada somente com nome na lista e apresentação de certificado de vacinação nos aplicativos ConecteSUS e Poupatempo .





Sobre o LOTE:


O LOTE é um espaço cultural de festas, shows e exposições de arte. Localizado no Beco do Nego (ex Beco do Aprendiz), em Pinheiros, valoriza diversas cenas artísticas, integrando a comunidade local à cultura de forma pacífica, com o objetivo de estimular o bom convívio entre moradores locais e visitantes. Fundado por Caio Taborda, Luan Cardoso e Antônio Carlos Figueira de Mello, o LOTE respeita o passado do Beco, nascendo do diálogo com a sociedade, os moradores da região, grafiteiros locais e o poder público, olhando para um futuro inclusivo e livre.

Postar um comentário

0 Comentários