Festival Curta Cinema celebra o retorno às salas de cinema e adota o sistema híbrido em sua 31ª edição











 





“Ato”, dirigido por Barbara Paz e “Atira-te ao Rio”, com Leticia Spiller e Simone Spladore, estão entre os destaques do Festival



De 3 a 10 de novembro, o Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, o Curta Cinema, está de volta e, em sua 31ª edição, retorna para as salas do cinema no Estação Net Botafogo com entrada franca e também continua com exibições online gratuitas através da plataforma Festhome TV, como nas duas últimas edições. O formato híbrido permite um alcance nacional – e até internacional – do festival, levando cultura de uma forma democrática para um público muito maior.

Uma seleção de 130 curtas, sendo 50 inéditos no Brasil, fazem parte da programação: 29 na Competição Nacional, 34 na Competição Internacional, 18 no Panorama Carioca, 13 no Panorama Latino-Americano, 16 na Primeiros Quadros Nacional, 6 na Primeiros Quadros Hispânicos, 5 na Realizadoras Francesas de Curta-metragem e 6 na Short Export. Os filmes vencedores das competições Nacional e Internacional ganham qualificação para pleitearem uma indicação ao Oscar, principal premiação do cinema mundial.

As produções que abrem a 31ª edição do Festival Curta Cinema no dia 3 de novembro são “Dajla - Cine Y Olvido”, de Arturo Dueñas Herrero (Espanha), “Por La Razón o La Fuerza”, de Giarella Araya Veja (Chile), “Inch”, de Laércio Ribeiro e Ricardo Vieira (Rio de Janeiro), “Entreaberta”, de Bruna Amorim (Rio de Janeiro) e “O Dendê do Mestre Didi”, de Beth Formaggini (Rio de Janeiro). A cerimônia acontecerá no Estação Net Botafogo.

A programação desta edição é composta por cinco mostras competitivas: Competição Nacional, Competição Internacional, Primeiros Quadros Nacional, Panorama Carioca e Panorama Latino-Americano. Os ganhadores das duas últimas mostras ganham o prêmio do público. Haverá ainda os Programas Especiais ‘Realizadoras Francesas de Curta-metragem’ e ‘Short Export’, com curtas alemãs. Todos os detalhes sobre o Festival Curta Cinema estão disponíveis no site https://curtacinema.com.br/home/



MOSTRAS


Um dos principais destaques da Competição Nacional é o curta-metragem “Ato”, primeiro filme de ficção da diretora e atriz Barbara Paz, que estreou no último Festival de Veneza. Estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira, a produção aborda as dores que ficaram muito evidentes durante a pandemia. Outros filmes aguardados são “Henriqueta”, de Anna Azevedo, que terá estreia mundial no evento, e a estreia nacional de dois curtas que se destacaram no Festival de Cannes 2021: “Cantareira”, de Rodrigo Rybeiro, vencedor do terceiro lugar no Cinéfondation, e “Sideral”, de Carlos Segundo.

Mais de dois mil curtas foram inscritos na Competição Internacional e a maioria dos selecionados participaram da última edição de festivais como Cannes, Locarno, Berlim e Veneza. Entre os títulos, destacam-se “The Star”, de Nadav Lapid, que estreou em Cannes 2021; “Swallow The Universe”, de Nieto e “Ronde de Nuit”, de Julien Regnard, duas animações do icônico estúdio francês Autor de Minuit. Já o Panorama Carioca mantém a sua tradição como uma das principais vitrines do cinema independente feito no Estado do Rio de Janeiro. “Atira-te ao Rio”, de Carla Böhler, e protagonizado por Leticia Spiller, Simone Spoladore e Maureen Miranda, é um dos principais filmes da mostra.

O Panorama Latino-Americano traz um importante recorte de alguns dos mais relevantes filmes latino-americanos da atualidade. Nessa edição, o festival retoma a mostra “Primeiros Quadros”, que fez grande sucesso quando lançada em 2019. Dedicada exclusivamente a filmes de estreia de jovens e promissores talentos, a grande novidade é que desta vez a mostra será competitiva. Um júri formado pela gerente de produção da Globo Filmes, Carolina Rapp, e a diretora Rosane Svartman, vai avaliar os filmes e vencedor levará para casa o troféu Curta Cinema e o prêmio Edina Fuji, com equipamentos para a nova produção do realizador premiado, oferecido pela NayMovie. Filmes estrangeiros também terão vez com o programa “Primeiros Quadros Hispânicos”, apresentando filmes de escolas de cinema da América Latina e da Espanha.

Dois novos programas farão parte do evento nesta edição: “Realizadoras Francesas de Curta Metragem”, apresentando novos filmes realizados por mulheres e com temas do universo feminino, idealizado em parceria com a distribuidora francesa “Manifest”; e “Short Export”, com curtas alemães que estrearam na última edição do Festival de Clermont-Ferrand. Este programa foi concebido pela AG Kurzfilm e German Films, em parceria com o Festival de Clermont-Ferrand.

A 31ª edição do Festival Curta Cinema está sendo realizado com o Apoio da RioFilme, Embaixada da França, Goethe Institut, Instituto Cervantes e Bureau de Québec em São Paulo.



Premiações:


Prêmio Competição Nacional:

Os filmes que compõem o programa Competição Nacional concorrerão ao Prêmio de Melhor Curta Nacional, eleito por um júri especial. O vencedor ganha qualificação para pleitear uma indicação ao Oscar.



Prêmio Competição Internacional:

Os filmes que compõem o programa Competição Internacional concorrerão ao Prêmio de Melhor Curta Internacional, eleito por um júri especial. O vencedor ganha qualificação para pleitear uma indicação ao Oscar.



Prêmio Panorama Carioca:

Os filmes que compõem o programa do Panorama Carioca concorrerão ao Prêmio de Melhor Filme do Panorama Carioca, eleito pelo voto popular.



Prêmio Panorama Latino-Americano:

Os filmes que compõem o programa do Panorama Latino-americano concorrerão ao Prêmio de Melhor Filme, eleito pelo voto popular.



Prêmio Primeiros Quadros Nacional:


Os filmes que compõem o programa Primeiros Quadros Nacional concorrerão ao troféu Curta Cinema e o prêmio Edina Fuji, com equipamentos para a nova produção do realizador premiado, oferecido pela NayMovie.


Sobre o Festival Curta Cinema


O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas. O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.

Postar um comentário

0 Comentários