Demência: iniciativa pioneira da OMS no Brasil terá início em Santos


Cidade é escolhida para implantação de uma comunidade amiga da pessoa com demência
 
(Créditos: Danie Franco)
 
Uma iniciativa da OMS – Organização Mundial da Saúde, com foco no apoio a portadores de demência e seus cuidadores, está em desenvolvimento no Brasil. Santos foi a cidade escolhida para os primeiros passos de implantação de uma “comunidade amiga da pessoa com demência”, que cria oportunidades para que as pessoas sejam capacitadas, apoiadas e incluídas na sociedade, com seus direitos e potencial reconhecidos, minimizando dificuldades, preconceitos e estigma.
 
Os princípios fundamentais desta ação são as próprias comunidades (o ambiente social onde pacientes e cuidadores estão inseridos), as organizações (empresas, hospitais e instituição que podem ser mais inclusivas e atentas para as pessoas que vivem com demência) e as parcerias (que inclui instituições nas três esferas de governo, ONGs, associações, grupos comunitários e de apoio a pacientes com Alzheimer).
 
A inciativa, já implantada em vários países do mundo, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Suécia, Noruega, Rússia, Índia, China, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália, chega ao Brasil começando pela cidade paulista de Santos, que, por sua qualidade de vida, atrai a atenção da população de terceira idade e suas famílias.
 
Nesta primeira fase de implantação do projeto, todas as pessoas que moram na Baixada Santista com mais de 18 anos de idade estão convocadas para contribuir respondendo a algumas perguntas online, que irão mapear o conhecimento que a população tem sobre demência e fatores relacionados. A iniciativa faz parte do programa de pós-doutorado da Profa. Dra. Emanuela Mattos, Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas para a  Longevidade  da Secretaria de Governo da Prefeitura de Santos. Os interessados podem participar da pesquisa até o dia 20 de dezembro, acessando o site https://forms.gle/EX3n91Z3eut75rwx5.
 

Postar um comentário

0 Comentários