Conteúdo no Youtube: conheça esse mercado



Cada vez mais o mundo digital vem crescendo e incluindo as empresas nesse meio, o que fez com que as redes sociais, como o Youtube, se tornassem excelentes plataformas de produção de conteúdo para seus seguidores e para captar mais deles. 

É interessante ressaltar que, nos últimos tempos, essa plataforma está crescendo de forma significativa, o que acaba por estimular o surgimento de novos youtubers e produtores de conteúdo, pois garante uma ponte para os usuários. 

Qual a importância de publicar no Youtube?

No momento atual, a rede social de vídeos se tornou uma grande vitrine do mercado, sendo algo muito benéfico devido ao aumento do tempo de conexão dos compradores, servindo como uma forma de divulgação que afeta mais eles por levar conteúdo diretamente a eles. 

Sendo assim, é uma forma de conseguir entregar material sobre os seus produtos ou serviços aos clientes, a partir da inclusão da inovação às suas ações como uma empresa, o que garante destaque perante os concorrentes.

Isto é, por exemplo, uma certa marca de mesas estação de trabalho presente no youtube consegue estar mais presente na rotina dos consumidores, demonstrando estar atualizada sobre as tendências, criando uma imagem melhor na visão dos clientes.

Além disso, é uma plataforma disponível para qualquer um utilizar, sem necessidade de pagamento para a publicação de conteúdo, mas ainda assim, garantindo retorno financeiro de acordo com os resultados.

Ela também fornece diversas funcionalidades diferentes das comuns em outras redes sociais, mas que podem auxiliar de forma significativa na divulgação do negócio. 

Um outro motivo que destaca a sua importância mais voltado para empresas que vendem produtos, o Youtube é um ambiente que garante ao usuário acesso a uma visualização real dos detalhes deles, uma vez que online não existe essa possibilidade. 

Consequentemente, as chances de aquisição aumentam, afinal ele confia no que vê e na qualidade demonstrada, diminuindo a insegurança de se o produto é bom mesmo e como ele funciona. 

Por exemplo, com o vídeo, uma papelaria pode mostrar seu bloco de notas personalizados com mais detalhes, gravando as folhas de perto e realizando testes, o que garante ao usuário uma visão mais real do que deseja comprar, aumentando o interesse. 

Ademais, o canal na plataforma aumenta a transmissão de credibilidade passada pela própria empresa, principalmente, para alguns segmentos em específico, como beleza e estética, os quais acabam lidando com o visual. 

Dessa maneira, ele surge como uma forma de aumentar a autoridade e o destaque no nicho em que a empresa está inserida, atraindo mais clientes do que as concorrentes e possibilitando seu desenvolvimento com maior qualidade. 

Essa autoridade surge, pois quem cria conteúdo sobre um assunto consegue deixar claro que entende profundamente sobre ele.

Afinal além de vender ele, ainda ajuda os seguidores a se informarem e compreenderem-no em sua totalidade. 

Por exemplo, se uma empresa de tecnologia tem um canal no Youtube e posta vídeos dando dicas de como restaurar um computador usado ou como baixar uma nova atualização, ela explicita o seu conhecimento sobre, ganhando confiança. 

Ao que se refere à criação de conteúdo no Youtube?

O Youtube é uma rede social em que os usuários podem publicar vídeos sobre os mais variados assuntos, como:

  • Música;

  • Filmes;

  • Culinária;

  • Roupas.

Assim como qualquer outro, e interagir com os telespectadores. 

Por ser uma plataforma social, ele possui a funcionalidade de inscritos, o equivalente aos seguidores, curtidas, visualizações, anúncios, comentários, estatísticas e lucratividade a partir da análise dessas informações. 

Portanto, é um meio dinâmico de compartilhar conteúdo sobre uma infinidade de tópicos para diversos públicos em uma única conta e que garante um retorno sobre o desempenho da estratégia. 

Esse retorno surge porque, por exemplo, se um youtuber postar um vídeo de como desenhar uma etiqueta colorida em uma calça e ele tiver menos visualizações do que o comum, ele saberá que algo não foi eficiente, adaptando-se e melhorando continuamente.

O conceito de desenvolver esse conteúdo está relacionado com a facilidade para alcançar um conteúdo muito visualizado e atingir cada vez mais usuários, o que fez com que a rede se tornasse uma das maiores.

Esse recurso visual permite que o dono do canal consiga passar uma mensagem para seus telespectadores de forma simples, prática, dinâmica e fácil de compreender totalmente. 

Por exemplo, se uma empresa deseja explicar o seu sistema de entrega de pequenas encomendas do tipo expresso, fica muito mais fácil fazer isso em forma de vídeo, com desenhos e recursos visuais que facilitam a compreensão e chamam mais a atenção. 

Quais os benefícios de ter um canal no Youtube?

Dessa forma, torna-se perceptível que um canal no Youtube pode ser muito benéfico para quem desejar utilizá-lo, contanto que seja feito de forma pensada e dedicada. 

Para isso ficar mais claro, seguem algumas de suas vantagens:

  • É uma plataforma grátis;

  • Forma de falar sobre assuntos que gosta;

  • Possibilidade de retorno financeiro e renda;

  • Aumenta a geração de tráfego;

  • Conteúdo com acesso ilimitado;

  • Aumento significativo do alcance;

  • Aumento da visibilidade;

  • Aumento das vendas;

  • Auxílio para compreensão do público;

  • Aproximação dos consumidores;

  • Aumento da interação e do engajamento.

Portanto, criar um canal para publicar qualquer que seja o conteúdo aumenta significativamente as chances de se desenvolver com qualidade, permitindo um aumento dos resultados bons e do destaque profissional. 

Qual a comprovação de qualidade?

Nesse contexto, surgem algumas informações capazes de comprovar a qualidade da plataforma como uma oportunidade benéfica de criar conteúdo, as quais serão analisadas com mais detalhes a seguir.

1- Enorme número de usuários

O primeiro dado excepcional é que no início do surgimento da plataforma, anteriormente a 2006, o Youtube era um site de publicação de vídeos que tinha pouca visibilidade e usuários que acompanhavam-no. 

Contudo, a partir da sua compra no ano comentado, a plataforma cresceu significativa e instantaneamente, chegando a alcançar mais de 2 bilhões de usuários mensais em escala mundial. 

Atualmente, ele já é considerado a plataforma de vídeos com mais acessos no mundo inteiro e o segundo website com mais visitas em toda a web, perdendo apenas para a sua plataforma de busca parceira. 

2- Tendência de crescimento contínuo

Devido à pandemia de coronavírus em 2020, a população mundial se viu obrigada a permanecer em suas casas graças ao isolamento social com o objetivo de parar a disseminação do vírus, o que fez o consumo de vídeos na internet crescer. 

De acordo com estudos sobre o assunto, as transmissões ao vivo cresceram em 45% apenas durante o primeiro semestre de 2020, uma vez que se tornou a única forma de assistir a eventos que foram cancelados presencialmente.

Portanto, tornou-se uma forma de atrair ainda mais pessoas para uma empresa específica, graças ao fato de ter um público muito maior, mais interessado no assunto e que já está inserido na plataforma, sem exigir a migração. 

Isto é, se uma empresa que cria projeto de paisagismo residencial passar a criar conteúdo para o Youtube agora, ela já possuirá um público amplo para trabalhar com e que já está interessado em assistir vídeos sobre diferentes assuntos, e continuará no futuro.

3- Possui grande influência na decisão de compra

Segundo o mesmo estudo citado, mais da metade dos decisores de negócios nos Estados Unidos usam essa rede social como forma de obter mais informações sobre um serviço ou produto e 70% afirmou ter comprado algo após ter visto a empresa no Youtube. 

Portanto, se, antes, um cliente que considerava contratar um especialista em divisória de gesso, mas não estava se sentindo seguro, ao perceber que ele estava na plataforma, as suas chances e segurança de fechar negócio aumentaram significativamente.

4- Brasil garante muitas horas assistidas

Em relação às estatísticas, o Brasil se encontra entre os países que mais utilizam o Youtube, acumulando 105 milhões de usuários mensais. 

Além disso, o país é o segundo no ranking mundial de horas assistidas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Considerações finais

Em suma, o Youtube é uma plataforma de vídeos muito diversificada e inclusiva, possuindo inúmeros conteúdos diferentes, desde vídeos de dança até testes de um envelope personalizado A4, o que garantiu o seu crescimento significativo nos últimos tempos. 

Ele surgiu como uma forma muito benéfica para as empresas por garantir uma comunicação de qualidade e uma aproximação do seu relacionamento, além de diversos outros benefícios. 

Contudo, para a sua utilização, é muito importante a aquisição de conhecimento sobre as suas funcionalidades e aplicações, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, para que ele seja implementado da melhor forma possível e com os resultados desejados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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