Com o auxílio da tecnologia, prazo de importação de mercadorias deve cair de 17 para 10 dias no Brasil

 

 
 

Avanços tecnológicos do setor e o impacto positivo no mercado brasileiro de comércio exterior foram destaques nesta quarta-feira, 10, em webinar exclusivo da Intermodal e da Thomson Reuters Brasil

Com os desafios impostos pela pandemia, os avanços da tecnologia e a diversificação do comércio exterior brasileiro, o mercado de transações internacionais precisou se adequar à nova realidade do país. Dos últimos anos para cá, a forma como as operações do setor eram realizadas em território nacional já não atendia às demandas do segmento, já que o novo cenário que se instalava exigia mudanças e atualizações, desde a maneira de negociar os produtos até o transporte dos mesmos - passando pela simplificação de processos, pela maior adoção de serviços digitais e pelo estabelecimento de relações mais próximas entre os players do setor.


Para suprir as necessidades que surgiram, o Governo Federal passou a investir em novas soluções e tecnologias para aprimorar e modernizar este mercado no país. Um resultado concreto desse esforço foi o Novo Processo de Importação Nacional (NPI), que promete desburocratizar e agilizar ainda mais as operações. Foi o que disse o gerente de produtos da Thomson Reuters Brasil (empresa pioneira no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado de comércio exterior), Luis Sena, durante webinar exclusivo promovido pela companhia e pela Intermodal (plataforma de negócios completa para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comércio exterior), nesta quarta-feira, 10 de novembro, que explorou o tema “A tecnologia como suporte às operações de comércio exterior”.


“Diante do cenário de alterações no mercado de comércio exterior, principalmente agora com a expectativa de mudanças nos processos de importação, teremos a necessidade de contar com soluções que garantam mais consistência e rapidez às informações e tomadas de decisões. Para se ter uma ideia, hoje, segundo a Conferência Mundial das Nações, uma única operação de importação/exportação envolve cerca de 30 pessoas/instituições, 40 documentos e, aproximadamente, 200 dados. A tecnologia, que é um dos pilares de sustentação das modificações promovidas pelo Governo Federal, vem para nos ajudar a agilizar estes processos, a proporcionar menores custos às operações e a atender a necessidade de estabelecer controles mais apurados às empresas do setor”, disse.


De acordo com o também gerente de produtos da companhia, Rodrigo Diaz, esta nova realidade traz diversas oportunidades de inovação ao mercado, no entanto, as empresas do segmento precisam estar preparadas para tal. “Quando falamos do comércio exterior como uma necessidade das empresas, o primeiro ponto fundamental para se obter sucesso neste novo cenário é manter-se atualizado. Isso implica preparar-se para as mudanças que irão ocorrer no setor, como a redução dos prazos de importação (que cairá de 17 para 10 dias) e a implantação de fiscalizações aduaneiras mais rigorosas, tanto para importação quanto para exportação”, ressaltou.


Outro ponto considerado essencial para o sucesso das operações é contar com ferramentas que proporcionem maior integração de dados. “Quando o assunto é qualquer operação de comércio exterior, seja para importação ou exportação, é crucial ter uma classificação exata das informações que integrem os processos e tragam mais visibilidade às operações, inclusive quando falamos de qualquer regime aduaneiro especial. Sempre temos que ter essa visão do trabalho integrado e saber onde a tecnologia vai nos ajudar em cada uma das etapas. E este é o nosso objetivo: criar soluções que possibilitem a maximização da otimização de recursos e a ampliação da vantagem competitiva de nossos clientes”, completou o gerente de produtos da Thomson Reuters Brasil, Roberto Feitosa, que também participou do debate.


O evento completo está disponível, gratuitamente, na plataforma de conteúdos originais da Intermodal, a Intermodal Xperience - um ambiente totalmente virtual, disponível 365 dias por ano, que traz ao mercado uma série de conteúdos em vídeos e podcasts, além de um marketplace desenvolvido e orientado para a geração de networking e para o fechamento de negócios.



Sobre a Intermodal - https://www.intermodal.com.br/pt/home.html

A Intermodal, hoje, se transformou em uma plataforma de negócios completa para os setores de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 150 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdos exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.



Sobre a Informa Markets 

A Informa Markets, promotora e organizadora da Intermodal, cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a promotora segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato através do e-mail institucional@informa.com

Postar um comentário

0 Comentários