Bloco de anotações: ainda é viável como brinde?



O bloco de anotações ainda é uma das melhores opções de brindes promocionais entre as empresas, afinal, esse item pode ajudar a divulgar uma marca entre seus potenciais clientes.

Além disso, ele também agrega valor, já que pode ser útil ao nosso dia a dia de diversas formas. Em muitos momentos do ano, os empreendedores e gestores precisam escolher um tipo de brinde para presentear seus clientes, colaboradores e parceiros.

Trata-se de uma ação muito comum em períodos como fim de ano e aniversário da organização, mas diante de tantas possibilidades, a escolha pode ser extremamente difícil.

Existem uma diversidade de opções no mercado, mas nem todas elas são acessíveis, úteis e baratas ao mesmo tempo, como no caso do bloco de anotações. Ele é um bom presente para muitas pessoas e pode ser necessário em boa parte do cotidiano.

Enfim, não faltam razões para optar pelo bloco de anotações como um brinde generoso e inteligente, e que vai carregar a marca do seu negócio.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do bloco de anotações, seus benefícios e sua viabilidade como brinde promocional. Confira este material para saber mais.

A importância do bloco de notas

Você já deve imaginar que o bloco de anotações é uma poderosa ferramenta de marketing, caso contrário, não estaria lendo este artigo para saber um pouco mais sobre ele.

De fato, esse tipo de brinde é útil para quem recebe e ainda possibilita que sua marca seja lembrada toda vez que for utilizado.

Por essa razão, muitas organizações procuram por fabricantes de bloco de anotações atacado para personalizá-los e distribuí-los em ações ao longo do ano.

Outra opção muito requisitada é a agenda personalizada, entretanto, ela pode não ser tão prática e útil na rotina, além de ser um pouco mais cara para uma organização.

O bloco de anotações é importante em vários momentos do dia, por exemplo, quando você precisa anotar um recado rapidamente ou um número de telefone, visto que ele pode ser carregado em um bolso pequeno.

Também é uma excelente opção para fazer a lista do supermercado, anotar um endereço ou até mesmo para uso profissional.

Se você tiver alguma ideia sobre um projeto ou até uma pauta para o blog da empresa, pode anotar no bloquinho para não se esquecer.

Assim sendo, estamos falando de uma opção de brinde que, muito mais do que divulgar a marca da sua empresa, pode ajudar no dia a dia das pessoas de muitas formas.

Entretanto, para entender um pouco mais sobre a importância desse item para o cotidiano e como ele se aplica como brinde da sua empresa, vamos falar um pouco mais sobre o seu conceito e principais características.

O que é um bloco de anotações?

O bloco de anotações nada mais é do que um material gráfico com folhas sem linhas, que podem ser encadernadas ou coladas na superfície. Também é possível encontrar esse item em diferentes tamanhos, como:

  • 21 x 29,7 cm;

  • 7,4 x 10 cm;

  • 10 x 20 cm;

  • 15 x 20 cm;

  • 10 x 15 cm.

Os de tamanhos menores costumam ser usados apenas para anotações e em todos os tipos é possível encontrar bloco de notas colorido ou em branco.

Por sua vez, os de tamanho maior podem ser usados como receituários e até para fazer orçamentos em estabelecimentos.

Contudo, nos atendo aos blocos para brindes, eles costumam ser menores, trazendo consigo benefícios como:

1 - Podem ser personalizados

Uma das maiores vantagens desse tipo de brinde é que ele pode ser totalmente personalizado, carregando a identidade visual do seu negócio. Assim, a imagem da empresa sempre estará presente na rotina do consumidor.

Isso significa que toda vez que a pessoa for usar o brinde, ela vai se lembrar da companhia e ver o quanto ela pode ser útil de diferentes maneiras.

2 - Entregam valor

Ao oferecer um bloco de notas personalizados como brinde aos seus clientes, seu negócio entrega um item de valor e ainda demonstra o quanto é grato pela confiança e preferência.

Isso também acaba por agregar valor à sua marca, visto que além de fazer uma boa divulgação dela, será sempre associada a algo importante por quem foi presenteado.

3 - Pode assumir diferentes formatos

Esse brinde pode assumir formatos dos mais diversos, o que te dá a chance de mostrar toda a criatividade do seu negócio. No entanto, procure por uma gráfica de confiança para que o material fique perfeito.

Além disso, tenha em mente que a escolha do formato também depende do objetivo da companhia. 

No caso dos brindes, o melhor é que ele seja em formato A4. Agora, se for distribuir para seus colaboradores para que façam anotações pessoais, é recomendado que seja no formato A5.

4 - Diferentes tipos de capas

Um escritório de arquitetura especializado em projeto sala comercial, ao escolher o bloco de notas como brinde, também pode optar entre tipos de capas diversas.

Pode ser capa mole, feita de papel couchê ou de capa dura. Além disso, é possível variar as cores para combinar com a identidade visual e o padrão da marca.

A maioria das empresas escolhe miolo com 96 folhas, papel de 90g, mas essas características também podem variar, para personalizar ainda mais o brinde.

Apesar de todas essas vantagens, alguns empreendedores e gestores ainda têm dúvidas quanto à viabilidade do bloco de anotações. Se este também é o seu caso, confira o próximo tópico.

Por que apostar no bloco de anotações como brinde?

Algumas pessoas podem pensar: “por que vou querer um bloco de notas se posso anotar tudo no celular?”. De fato, a tecnologia nos auxilia muito e o celular pode substituir o bloco de notas em alguns momentos, mas nem sempre.

Por exemplo, se você precisa dar algum recado para alguém, pode deixar tudo anotado, afinal, não tem como deixar o celular com ela.

Assim como uma empresa precisa pensar com cuidado sobre brindes corporativos, ela também deve considerar a relevância deles e a utilidade que terão para os beneficiados.

O bloco de anotações se destaca porque ele pode ser usado por absolutamente qualquer pessoa, afinal, em qualquer idade sempre haverá aquele momento em que precisamos anotar algo importante.

Esse item costuma ser muito útil também para profissionais de diferentes áreas, como jornalistas e publicitários. Eles precisam fazer várias anotações e guardar todas as ideias que surgem ao longo do dia.

Um publicitário pode realizar todo o seu trabalho em um computador usado, mas não pode fazer anotações rápidas nele ao longo do dia, como por exemplo, na hora do almoço.

Outro profissional que utiliza muito esses blocos é uma secretária, pois no decorrer do expediente ela pode precisar anotar muitos recados importantes. 

Inclusive, não são apenas os profissionais que dependem desse recurso simples, mas muito útil.

Donas de casa e até crianças podem usufruir dele em muitos momentos. Mesmo com todo o respaldo da tecnologia, fazer anotações no celular não é tão simples para uma pessoa idosa.

Além disso, não podemos nos esquecer de que um fabricante de etiqueta colorida pode oferecer o bloco de anotações como brindes até mesmo para o público adolescente.

Trata-se de um recurso útil para anotar alguma coisa da escola ou um recado para o colega de sala. Mas, independentemente de qual seja o seu objetivo com esse brinde, tenha em mente que ele não deve ser entregue para qualquer pessoa.

Para ter bons resultados com essa ação, procure selecionar um público pensado, pois além de tornar a prática mais assertiva, também evita gastos desnecessários.

Por exemplo, você não pode entregar um bloco de notas para toda pessoa que entrar no seu estabelecimento. É melhor estabelecer uma ação e seguir todas as suas regras.

Assim, uma escola só vai oferecer um bloco de notas juntamente com um envelope personalizado A4 para os pais que renovarem a matrícula do filho para o ano seguinte.

Ou, então, uma loja só vai entregar o bloco para os clientes que fizerem compras acima de determinado valor ou comprarem determinado produto.

Se você quer valorizar o seu brinde e fazer com que ele seja visto como algo útil e viável pelos clientes, deve tratá-lo da mesma maneira.

Conclusão

Todo cliente gosta de receber um brinde, afinal, é a chance de ganhar algo útil e de graça, e para a empresa é a oportunidade de conquistar preferência e credibilidade.

Entretanto, o brinde deve ser proveitoso para ser usado pelos consumidores, como no caso do bloco de anotações. Ele faz parte do nosso dia a dia, tanto em casa quanto no trabalho, o que significa que será sempre bem-vindo.

Neste artigo, você compreendeu um pouco mais sobre a sua importância e viu que esse item continua sendo uma excelente opção para sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários