Tendências de mercado: entenda mais sobre esse conceito



Se consideramos a importância do comportamento e das expectativas do público para uma determinada marca, logo entendemos como é fundamental dominar as tendências de mercado e saber se posicionar em relação a elas e ao futuro.

De fato, o grande esforço do marketing sempre foi o de fazer com que determinada marca ou empresa fosse capaz de executar algo essencial: estar onde seus clientes em potencial estão, comunicando-se com eles do jeito certo, na hora certa.

Isso inclui uma série enorme de variáveis e pontos de intersecção, como uma empresa da área de higienização de ar condicionado, que precisa saber utilizar a linguagem técnica que faz parte do dia a dia dos operadores desse nicho de mercado.

Ao mesmo tempo, hoje toda marca é chamada a participar das redes sociais, que são um ambiente mais descontraído e que pede uma linguagem informal. 

Neste caso, seria preciso encontrar um equilíbrio perfeito entre o estilo formal e o informal.

Basta isso para deixar claro como não é nada simples fazer uma comunicação assertiva entre uma empresa e seu público-alvo, seja qual for a área de atuação. 

Também assim, o próprio modelo de negócio pode mudar tudo, como uma indústria ou uma startup.

Basta pensar no caso de uma indústria química que atua na área de fármacos há décadas, em comparação com uma startup da área de serviço expresso de entrega. Certamente, todo o marketing e até o branding vão ser bem diferentes.

É justamente aí que entra a questão das tendências de mercado, que são um ponto basilar nesse esforço todo, como algo que vai dar um norte para que os empresários e gestores possam estabelecer estratégias realmente eficientes.

Por isso, decidimos escrever este artigo, explicando não apenas os conceitos e as características desse estudo ou metodologia, mas também a importância de aprender a operá-lo com vistas ao curto, ao médio e ao longo prazo.

Além disso, também não ficaremos apenas nas definições conceituais e abstratas, mas aprofundaremos nos 4 benefícios e até nas boas práticas dessa área. 

Assim é possível assimilar realmente o método, aprendendo a aplicá-lo no caso a caso.

O mais bacana é que hoje esse recurso cresceu tanto e está tão desenvolvido que realmente já é possível implementá-lo em qualquer segmento, seja de uma oficina que faz vistoria cautelar caminhão ou de uma loja de roupas que atua no varejo.

Sendo assim, se você quer entender de uma vez por todas como o estudo das tendências de mercado podem revolucionar seu marketing, sua comunicação e seus resultados gerais, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

Os princípios e a importância

Um dos maiores nomes da história do marketing é Philip Kotler, que foi quem criou alguns dos conceitos sem os quais hoje a publicidade seria bem diferente.

Um deles é o de Consumidor 4.0, tanto que na ótica dele falar em “tendência de mercado” e “tendência do consumidor” são uma só e mesma coisa.

Sendo que ele percebe quatro grandes pilares nesse assunto, que são os seguintes:

  • O dos modismos;

  • O das tendências;

  • O das megatendências;

  • As soluções tradicionais.

Começando pela última, as soluções tradicionais nada mais são do que demandas básicas do ser humano, ligadas a algo como commodities, no caso de alimentos.

Entanto, também pode ser demanda por água, luz, segurança e afins, ou seja, uma novidade como funeral de animais, já não entra nessa classificação.

Ademais, a primeira classificação, como o nome já diz, é algo passageiro, que pode gerar um pico de lucros, mas não garante estabilidade, pois é só um modismo.

Por exemplo, a explosão sazonal de alguns tipos de bebidas, ou de sorvetes, ou até de temakerias mais nichadas e hamburguerias para públicos menores.

Já a tendência propriamente dita é uma corrente realmente embasada em algo mais duradouro. Basta pensar no home office, que certamente veio para ficar e criar setores paralelos, como dos softwares de gestão de trabalho remoto.

Por fim, as megatendências são segmentos ainda mais promissores, que geralmente envolvem muita tecnologia e muito dinheiro. 

Estamos falando em carros inteligentes, exploração extraplanetária, fontes de energia renovável e daí em diante.

Seja qual for o caso, é de suma importância que cada empresa tenha um domínio do seu horizonte de tendências, colocando no radar aquilo que é mais promissor e antecipando-se à concorrência e às expectativas do público, como ficará claro adiante.

1. Aproximação com o público

Uma vantagem indiscutível de levantar as tendências de mercado conforme explicamos, é que você se torna muito mais próximo do seu público-alvo, que hoje também é chamado de persona ou de avatar.

Afinal, como vimos em Philip Kotler, as tendências de mercado nada mais são do que tendências do consumidor.

Isto é, de determinada parcela de um público recortado segundo os interesses de atuação de uma marca em específico.

Por exemplo, faz sentido falar em limpeza de estofados com qualquer pessoa que tenha um sofá em casa, portanto, a princípio todo mundo é do interesse desse segmento.

Porém, quanto mais específica a diretriz for, e quanto mais cirúrgico for o recorte feito, melhor vai ser a eficiência da comunicação em termos de assertividade.

Neste caso, por exemplo, tentar focar na limpeza de estofados para hotéis poderia ser um nicho muito mais específico, e portanto mais fácil de impactar e engajar.

O termo técnico para isso é market share, que denota a cota de mercado que será focada e conquistada por determinada marca, como algo fundamental em termos de tendência dos consumidores.

2. Como explorar a concorrência?

Outro benefício muito caro às equipes que precisam fazer estudos e levantamentos de tendências de mercado é o fato de que isso ajuda a conhecer a concorrência.

Antigamente só as grandes empresas eram capazes de fazer esse tipo de pesquisa, por meio de censos e instituições como as do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas, hoje qualquer um pode fazer algo assim pela internet.

É o caso do benchmarking, um estudo de mercado que é central para levantar as tendências de mercado e de comportamentos de modo racional e científico.

Para realizá-lo, uma empresa que instala kit GNV 5 geração pode investigar o website, as redes sociais e demais plataformas de uma empresa com quem concorre diretamente, se possível na mesma região geográfica.

Isso vai permitir um nível de autocrítica muito maior, pois a pior coisa que um negócio pode fazer é fechar-se em si mesmo e perder a referência do mercado real.

Portanto, ao confrontar-se com as estratégias, a linguagem e até as promoções das outras firmas do mesmo segmento, uma marca acaba amadurecendo.

3. A importância do networking

Uma vantagem muito bacana de fazer levantamentos sobre tendências de mercado é que isso permite à empresa participar de feiras, eventos e dos acontecimentos mais importantes do seu ramo de atuação.

O termo que define isso estrategicamente é up-to-date, ou seja, “estar por cima”, que significa estar a par de tudo o que acontece de mais importante naquela área.

O primeiro benefício de participar desse universo de eventos é que nele aprende-se muito com palestrantes e especialistas que pautam as novas tendências.

Uma empresa da área de peças empilhadeira Toyota pode entender melhor quais são as tecnologias que vão compor o futuro desse tipo de peça, o que pode mudar alguns detalhes ou mesmo pontos centrais de toda sua operação.

Por exemplo, alguém da área do setor primário ou secundário pode decidir mudar para o setor terciário, que é de serviços, após descobrir que seu segmento passará por uma transformação na área de extração de matérias-primas.

Outro benefício indiscutível é poder fazer contato com outras empresas que atuam de modo transversal, o que abre um horizonte de possíveis parcerias ou mesmo contratações.

Ou seja, uma loja de imóveis pode encontrar o vendedor que estava faltando em sua folha de pagamento, assim como pode conhecer um fornecedor melhor e mais barato.

4. O propósito da cultura corporativa

Por fim, um aspecto interessante do exercício de levantar tendências de mercado é que isso dá uma maturidade muito maior para a marca como um todo.

Um modo estratégico de cristalizar isso é remetendo à noção de cultura corporativa ou organizacional, que nada mais é do que a filosofia da sua marca.

Uma fábrica da área de compressor a parafuso, por exemplo, depois de entender melhor seus concorrentes, seus clientes e até seus parceiros e fornecedores, certamente terá uma visão mais clara sobre sua própria missão, sua visão e seus valores.

Considerações finais

Falar em tendências de mercado ou tendências de consumo é o mesmo que falar de um dos aspectos mais importantes na rotina de uma marca, seja qual for seu segmento.

Como manter-se em dia com o presente e projetar cenários futuros que façam sentido é algo extremamente exigente, a empresa que passa por isso amadurece mais rápido.

Com as informações básicas e os 4 benefícios práticos que trouxemos acima, ficará ainda mais fácil um empresário ou gestor entender melhor o assunto e já dar seus primeiros passos nessa direção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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