Taxa de retenção: o que é?



A taxa de retenção tem um importante significado dentro das principais estratégias de conquista do público, justamente por poder mostrar em que pontos uma empresa acertou em seu conteúdo, e os lugares que podem ser melhorados, de acordo com o usuário.

Isso porque, antes de ser uma métrica, capaz de entregar dados e informações para uma empresa de lombada de borracha, essa taxa trabalha como uma ferramenta.

Em uma rede social, por exemplo, a taxa de retenção consegue mostrar postagens que foram mais acessadas pelo público, indicando o tempo em que ele ficou naquele espaço. 

Em um site, por exemplo, é possível verificar os pontos favoritos na experiência online.

A partir dessa análise e entendimento fica fácil compreender os principais pontos que devem ser modificados, para que um negócio consiga se conectar melhor com o cliente.

Sobre isso, vamos entender mais no texto a seguir, além de compreender melhor o significado e atuação de uma taxa de retenção, vamos conhecer seus benefícios e formas de aplicações dentro de empresas de limpeza de tecidos.

Conheça mais sobre a taxa de retenção

Para qualquer empresa no mercado a compreensão daquilo que realmente é importante ou não para o cliente se faz necessárias de ser alcançada. 

Afinal, quanto mais acertos, dentro de diferentes estratégias possíveis, melhores são as chances de bons resultados.

Na hora de uma venda, por exemplo, é preciso trabalhar bem as formas existentes de fazer com que o consumidor do seu negócio de cortina blackout com voil compre.

Para tal, se faz necessário um acompanhamento próximo, relacionando às vontades e desejos que ele afirma ter com as devidas ações a serem incorporadas pela empresa.

E é dentro desse sentido que surge a importância do uso da taxa de retenção, uma métrica que indica análises da experiência de um possível cliente em espaços de comunicação com eles, estabelecendo uma referência, em porcentagem, da permanência no lugar.

Em outras palavras, e utilizando um comparativo, é como se a taxa de retenção fosse uma métrica que contabiliza a permanência de um cliente dentro de uma loja.

Assim, é possível entender quanto tempo aquela pessoa fica naquele local, com que produtos ela interagiu, e com isso, saber por completo as melhores formas de entregar a ele o que pode ser considerado interessante, como variedades de cilindro de gás Hélio.

Desse modo, podemos ver que a taxa de retenção nada mais é do que um entendimento de como estão se saindo as principais formas de contato feitas pela empresa.

Isso pode acontecer dentro de um site ou blog, em meio a um aplicativo e nas redes sociais, todos estes espaços e suas variedades apresentando ferramentas tecnológicas que atuam de forma diferenciada, ainda assim, mostrando dados importantes para o negócio.

Dentro de um site de vendas de laminação BOPP é possível saber o tempo de permanência de usuários, as páginas que eles mais tiveram algum tipo de interação e até mesmo os conteúdos que foram clicados, entendendo ainda de onde eles vieram.

Já em uma rede social, por exemplo, a taxa de retenção pode ser encontrada a partir de gráficos e porcentagens automatizadas, já prontas para serem analisadas.

No Youtube, por exemplo, um profissional pode acessar a página de gerenciamento da página, entendendo o tempo de permanência nos vídeos, os consumos que mais juntaram pessoas, e até mesmo os clicks em outros espaços, como anúncios.

Em outros casos, fica fácil entender como uma página de venda de fresadoras verticais potencializou suas visualizações a partir de um conteúdo.

Dessa forma, podemos notar uma análise que, unificada, entrega pontos importantes para qualquer empreendedor, principalmente, para a equipe de marketing, que cuida dos principais canais de comunicação com o público de uma empresa.

Por que ela é tão importante para os negócios?

Até aqui você entendeu o que é uma taxa de retenção, como ela costuma a funcionar a as informações que são pontuadas dentro delas, auxiliando as principais tomadas de decisões dentro de negócios de aluguel de varredeiras, em setores de comunicação.

O encontro com essa taxa é importante justamente por mostrar onde a empresa pode estar errando ou até mesmo o que ela pode fazer e ainda não está colocando em prática.

Em outras palavras, podemos dizer que a taxa de retenção nos mostra o caminho que deve ser seguido por um consumidor, seja dentro de uma loja virtual ou em uma rede social, consumindo conteúdos que possam de certa forma influenciar em uma compra.

Entretanto, o caminho, no caso, apresenta diferentes escolhas, seja em uma grande porcentagem de pessoas se interessando pelo conteúdo, ou fazendo o contrário disso.

É justamente nesse ponto que vem a relevância de utilizar essa ferramenta. Sem essa noção, marcas teriam uma maior dificuldade em entender se suas estratégias estão dando certo ou não, para algo além dos resultados de aumento de compras.

Por exemplo, se uma empresa de limpeza de telhados precisa melhorar a lucratividade a partir de uma maior e melhor comunicação dentro das redes sociais, esta precisa entender se todo o processo do cliente está tendo sucesso, ou ele está saindo daquele lugar.

A grande resolução e importância dentro de todo esse processo é justamente a busca por mudanças que possam melhorar a experiência, e mudar as posições de erros.

Se um cliente de uma loja de roupas está saindo do site logo após ver uma nova coleção, algo está tendo algum tipo de impacto, e certamente pode ser uma mudança a ser feita pela empresa, para permitir que aquela pessoa fique mais tempo e compre online.

Com os conteúdos o processo é o mesmo, se está sendo apresentado um desinteresse e praticamente uma desistência daquela página, é importante entender de que forma isso pode ser trabalhado para ser modificado, gerando melhores resultados.

Melhorias que podem ser realizadas

Se você já entendeu o que é a taxa de retenção e reconhece sua importância, chegou o momento de aprendermos mais sobre as principais melhorias que podem ser feitas a partir das informações interessantes nas mãos.

Pensar nos preços

Essa é uma possibilidade válida apenas para casos de taxa de retenção voltada a sites de venda. 

Digamos que a retenção de seus clientes cai drasticamente no momento em que eles entram em contato com produtos e seus valores de venda. 

Se isso acontece, é sinal de que algo pode estar errado, e um dos melhores pontos que podem ser feitos pela empresa é a realização dos preços.

Muitas vezes esse pode ser o motivo que acaba afastando as pessoas de uma compra, algo que pode ficar melhor provado a partir do ticket médio de um cliente.

Aumentar a criatividade

É bem possível que seus conteúdos estejam sendo deixados de lado por parte de seus possíveis consumidores justamente por ele estar sendo igual a outros, pouco criativo.

Dessa forma, o melhor caminho que uma empresa pode percorrer é traçar um plano de criação que seja bem fundamentado, trabalhando principalmente com propostas inéditas, seja em um vídeo ou em um formato de campanha.

Quanto maior for a distância entre seus concorrentes e até mesmo outros negócios dentro de uma rede sociais ou de um site, melhor será o retorno dos clientes.

Usabilidades

Um dos principais pontos que viabilizam uma boa ou péssima qualidade de taxa de retenção é a usabilidade de uma página, que pode ser influenciada por:

  • Organização de elementos;
  • Rapidez no carregamento;
  • Adequação ao mobile;
  • Textos e imagens voltadas à internet.

Dessa forma, é preciso que a empresa e a equipe de comunicação dela possa produzir os melhores pontos de experiência de uma cliente, onde quer que ele esteja, para que de fato ele possa se sentir sempre compreendido, obtendo o mesmo da plataforma.

Implementar o feedback

Sem o feedback o trabalho de melhoria a partir de uma taxa de retenção se torna praticamente impossível de ser bem produzido.

Por isso, o primeiro ponto de importância é justamente encontrar os retornos dos clientes, feitos justamente para mostrar pontos que podem ter sido positivos ou negativos em suas experiências nas plataformas da empresa.

Além disso, é possível entregar mais do que é desejado por eles, contando sempre com uma opinião que realmente importa no processo: a do cliente.

Considerações finais

Portanto, trabalhar alinhado às principais práticas de compreensão da experiência do cliente é de longe uma ótima maneira de trazer bons resultados. 

Com a taxa de retenção, por exemplo, fica fácil compreender a forma como o cliente tem algum tipo de interação online, produzindo os melhores conteúdos e páginas para ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários