Hotsite: o que é e benefícios da estratégia



Nos últimos anos a esfera digital cresceu tanto que já não é possível falar em marketing e vendas sem entrar em cheio nela, o que comprova isso são estratégias como a de um hotsite, que serve para potencializar ainda mais as vendas.

O problema é que no Brasil, e em países de terceiro mundo, ainda existe muita gente que não absorveu essas inovações. 

Segundo pesquisa da Abranet (Associação Brasileira de Internet), menos de 40% das empresas chegam a ter um simples website próprio.

Em parte isso se deve ao fato de que outras plataformas facilitam na hora de um negócio marcar presença digitalmente. 

Basta abrir uma rede social e ver ali uma propaganda de recarga e manutenção de extintores, que logo levam para o vendedor.

De fato, é importante participar de mídias sociais e marketplaces, que são como galerias ou shoppings digitais nos quais várias marcas anunciam, com poucos cliques. Mas, também é fundamental ter um domínio próprio e saber firmar-se digitalmente.

Além disso, o site próprio não é apenas um cartão de visitas ou um panfleto digital, mas justamente uma plataforma que precisa fortalecer a marca e aproximar a clientela e todo o público-alvo que pode vir a ser cliente.

Nesse sentido, foi-se o tempo em que uma empresa podia ter apenas um site institucional, com informações básicas sobre seu negócio. 

Hoje é preciso inovar, abrindo também uma loja virtual, um blog para criação de conteúdos originais e, claro, páginas de vendas.

É justamente aí que entra o hotsite, com ele uma empresa que vende saco polipropileno pode fazer toda uma campanha de marketing voltada para algo como uma queima de estoque. Isso tende a ampliar consideravelmente o retorno em termos de vendas.

Por outro lado, se alguns ignoram a existência de técnicas assim, outros a confundem com estratégias semelhantes, como é o caso das landing pages

O que pode comprometer o resultado esperado e não trazer tantas vantagens assim.

Por isso decidimos tratar desse assunto de um modo diferenciado, trazendo aqui não apenas o que é o hotsite e quais são seus 4 benefícios principais, mas também suas características próprias e os conceitos que permitem aplicar o recurso de modo mais eficaz.

O mais bacana é que hoje essa tática já evoluiu tanto que realmente é possível aplicá-la a qualquer modelo de negócio, seja na área de serviços nichados como limpeza de dutos, ou no setor de venda de produtos populares no varejo.

Qualquer que seja seu serviço ou produto, se você quiser entender como exatamente o hotsite pode turbinar suas estratégias comerciais e trazer muito mais leads e vendas, basta seguir adiante para entrar de cabeça nesse universo.

As características e a importância

Como vimos, sem entender as características e os traços conceituais de uma estratégia como a dos hotsites, o risco de o resultado não ser satisfatório é enorme, especialmente no sentido de que a empresa provavelmente vai cair em generalizações bem danosas.

Nesse sentido, a melhor maneira de compreender como a estratégia funciona é explicando o que ela não é, como o fato já referido de que um hotsite não é uma landing page. Vamos aprofundar isso?

Na prática, o hotsite é uma página de vendas, cujo termo “hot” indica uma ação especial, tal como uma promoção arrasadora, um sorteio ou o lançamento de um produto novo, bem como de pacotes novos quando o assunto é a prestação de serviços.

As principais características dele são, justamente, esse traço de um período de tempo demarcado de antemão, após o qual a plataforma simplesmente sai do ar.

Sendo assim, se a marca lida com cilindro de gás hélio e lança mão de uma estratégia assim, ela vai gerar uma expectativa e um senso de urgência bem maior em seu público.

Portanto, o hotsite não é diferente da landing page apenas, já que ela pode ficar no ar por tempo indeterminado, mas também do próprio website. 

Este, por sua vez, jamais pode ser criado com foco apenas nas vendas, mas também em informações institucionais.

Assim, o hotsite se apresenta como uma página enxuta e com alto potencial de engajamento. 

Sua importância consiste no fato de que isso vai ao encontro das novas gerações, que são as que mais compram pela internet e adoram esse dinamismo.

Afinal, são pessoas que já nasceram com um acesso muito maior à internet, à tecnologia e a dispositivos como os smartphones, os tablets e daí em diante.

1. Divulgação e alcance

Uma das maiores vantagens de estratégias como a do hotsite é que elas são bastante versáteis, podendo ir muito além da indicação de algo como uma queima de estoque.

Assim, elas servem também para outros esforços que, além de ajudarem nas vendas e no aumento da receita ou do lucro, também fortalecem a marca.

Por exemplo, uma firma que vende fresadoras verticais certamente se fortalecerá ao implementar essa tática digital, saindo na frente da concorrência que ainda nem sabe como fazer o mesmo.

Assim, exemplos de benefícios que o hotsite traz incluem as seguintes possibilidades:

  • Campanha de vendas;

  • Divulgação de eventos;

  • Datas comemorativas;

  • Feriados e datas importantes;

  • Captação de leads;

  • Pesquisas e enquetes.

Enfim, há várias frentes que podem atrair a atenção da sua clientela, como os cases de sucesso citados acima. 

De fato, trabalhá-las com o senso de urgência gerado pelo hotsite é algo muito positivo.

Na parte de eventos, por exemplo, você pode criar algo por conta, como uma feira do seu nicho, ou simplesmente anunciar sua presença em algo já organizado por outros. Após o acontecimento, basta tirar a página do ar.

Algumas das demais possibilidades aprofundaremos adiante, mas o importante de perceber agora é que o alcance do hotsite é muito maior, o que permite fazer uma divulgação de qualidade com assertividade bem positiva.

2. Máquina de oportunidades

Uma vantagem inegável do hotsite é o modo como ele ajuda a criar novas oportunidades, seja fazendo uma captação de leads matadora ou atraindo pessoas e visitantes para o topo do funil de vendas, antes mesmo de elas concederem seus dados para contato.

Nesse sentido, essa estratégia é uma máquina de gerar oportunidades. Sendo que quanto mais ela estiver alinhada com o funil de vendas, melhor será o resultado geral.

Por exemplo, uma empresa que fabrica lombada para condomínio pode refazer toda a jornada de compra dos seus clientes com base nesse recurso. Esse é outro case de sucesso que merece atenção.

Assim, o hotsite serve para educar o público por meio de ações mais dinâmicas e mais urgentes, acelerando as famosas etapas de conscientização do problema, de aprofundamento da solução e de negociação e fechamento.

Inclusive, um dos maiores problemas que o comercial de uma empresa pode encontrar hoje é, justamente, o da falta de leads e oportunidades novas para trabalhar.

Poucas coisas são tão desgastantes quanto ficar trabalhando uma base viciada, de contatos que já conhecem aquela solução, mas não estão interessados.

Assim, o hotsite vai oxigenar o banco de leads, acelerar o papel do marketing na captação de leads e fazer uma ponte perfeita com os vendedores.

3. As vantagens do SEO

Outro ponto interessante que o hotsite pode agregar a uma marca é o fortalecimento do seu domínio em termos de SEO (Search Engine Optimization).

Termo em inglês para Otimização de Páginas para Motores de Busca, o que esse recurso faz é garantir que um site fique melhor ranqueado quando as pessoas pesquisarem pelas palavras-chave do seu segmento.

Por exemplo, ao procurar uma manta asfáltica 4mm, se o seu site aparecer na primeira página a chance de ser visualizado e converter em venda é bem maior. Inclusive, os maiores cases de sucesso de hoje estão bem posicionados ali.

O que o hotsite pode fazer em relação a isso é garantir um melhor funcionamento das páginas principais do site, evitando que elas sobrecarreguem e caiam, saindo do ar.

Um exemplo clássico é a declaração de IR (Imposto de Renda), que é outro case de sucesso dessa área.

O que ocorre é que nessa época do ano os escritórios de contabilidade costumam sofrer com esse problema de instabilidade, que pode ser evitado pelo hotsite, ajudando na otimização e estabilidade geral da página.

4. O baixo orçamento

Por fim, nenhuma empresa pode dizer que tem orçamento ilimitado para investir no marketing, especialmente quando o que ela quer é aumentar o faturamento e o caixa.

Também nesse sentido o hotsite pode trazer vantagens incríveis, já que tem um custo baixo de implementação, mesmo que seja terceirizado.

Certamente, quando uma loja que vende cilindro de gás acetileno encomenda um hotsite, ele sai muito mais em conta do que uma plataforma digital ou um website inteiro. 

De modo que o custo-benefício é enorme, pois além do baixo orçamento, a conversão é alta. Os maiores cases de sucesso da área são aqueles que souberam se beneficiar disso.

Considerações finais

Portanto, estratégias diferenciadas de marketing estão entre os recursos mais promissores para aumento de vendas e fortalecimento de marca, como no caso do hotsite.

Para entender melhor os benefícios dele e convencer-se da necessidade de recorrer a essa implementação, detalhamos acima quatro pontos essenciais, que podem ajudar qualquer um a mergulhar no assunto e já começar a tirar proveito disso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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