Por abrigar um grande fluxo de passageiros, uma gestão de manutenção em transporte efetiva é fundamental para a segurança.
Os veículos de transporte coletivo, sejam estes públicos ou privados, são de extrema importância para o funcionamento das cidades.
Gestão de manutenção em transporte é um segmento operacional e logístico que trata de criar, aplicar e estabelecer diretrizes para assegurar o bom funcionamento destes veículos, de modo a salvaguardar passageiros e cargas, além de aumentar sua produtividade.
Utilizada em transportadoras e empresas que operam em concessões públicas, a gestão de manutenção trabalha sob três aspectos: a manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Este artigo esclarecerá todas as dúvidas quanto a estes fatores.
As técnicas e princípios aplicados na gestão de manutenção em transporte diminuem os riscos de prejuízos com a frota em suas mais diversas frentes, desde a falência técnica de componentes até o uso inadequado das ferramentas pelo ser humano.
Responsável pela extensão do tempo de vida da frota, aliado ao aproveitamento máximo de suas especificações e capacidades, a gestão de manutenção é indispensável para empresas que trabalham no setor de logística e transporte de produtos terceirizado.
Demais segmentos que devem aderir a este cuidado são as empresas que lidam com o transporte de funcionários por longas distâncias.
Comum nas indústrias de base, como combustíveis, construção civil e química, o manuseio de coletivos é uma rotina.
A importância da manutenção de transportes
A manutenção da frota de transportes é a demanda por maior segurança e redução de custos operacionais em uma área afetada pelos seguintes mecanismos:
- Alto valor de aquisição de veículos e maquinário;
- Nível moderado a alto de especialização profissional;
- Risco de grau 2 para segurança do trabalho;
- Alta intensidade dos processos diários.
Por isso, a implantação de análises e intervenções periódicas visam diagnosticar o transporte em sua totalidade, observando a estrutura física dos componentes e a maneira como estas máquinas são gerenciadas, o treinamento executado, entre outros.
Assim, a gestão de manutenção em transporte pode ser definida, em sua relevância para um extenso mercado, por meio da reversão de suas adversidades e os obstáculos que desaceleram seu desenvolvimento e geração de resultados finais.
Redução de custos com revisões
A abordagem de manutenção em transporte visa diluir os valores gastos pelas organizações em torno do diagnóstico de suas máquinas, prevendo problemas futuros e realizando ajustes de baixo custo que reduzem o risco de falhas maiores.
Uma bateria 60 a pode ter sua vida aumentada significativamente com uma boa gestão de manutenção.
A implantação de um setor voltado para este serviço permite, inclusive, o cálculo correto das despesas, analisando lucros e prejuízos.
Para o caso de transportadoras de objetos, as revisões servem para prevenir problemas que podem comprometer a entrega e o estado dos produtos, como um estoque de cortina sala de estar. Realizações deste tipo estimulam a compreensão dos equipamentos.
Por outro lado, a gestão de manutenção é uma forma positiva de integrar tecnologia de monitoramento a uma frota de caminhões, carros ou ônibus.
Sendo assim, softwares de gestão e bancos de dados inteligentes são opções à disposição do empreendedor.
Melhor treinamento de colaboradores
A gestão de manutenção em transporte tem um grande impacto sobre a qualidade do treinamento oferecido aos colaboradores.
Além de medições mais precisas do nível de domínio assimilado de acordo com o tempo de experiência.
Uma frota de caminhão de mudança, voltada ao setor privado e residencial, pode sentir a necessidade de um programa de manutenção de maneira menos intensa, se comparada a um serviço que atende milhares de passageiros ou mercadorias por dia.
Contudo, uma gestão de manutenção é um meio de educar o corpo de colaboradores quanto à necessidade de conhecer o equipamento em sua totalidade, além de respeitar as diretrizes de uso que vem de fábrica.
O trabalhador de estrada está em contato constante com sua ferramenta de serviço, sem a qual é impossível realizar suas tarefas, além de representar um perigo.
Uma gestão estratégica capacita colaboradores a registrar ocorrências periódicas, por exemplo.
Reforço à segurança organizacional
A segurança do trabalho é abordada com base em graus de risco para os processos internos de uma empresa, considerando consequências que prejudiquem a saúde de trabalhadores e clientes junto ao bem-estar ambiental.
Os serviços de transporte de pessoas ou cargas, armazenamento de mercadorias em larga escala, são considerados atividades com grau 2 de risco para a segurança do trabalho.
O risco máximo é considerado de grau 4. A depender de qual é a especialidade de uma transportadora, o grau de risco da tarefa pode ser maior.
A combinação entre os transportes e a construção civil, por exemplo, sendo esta última uma atividade de grau 4, pode exigir maiores cuidados na segurança.
Quanto maior é o risco percebido em uma atividade econômica, mais rígidas são as diretrizes de controle de acidentes e prevenção a falhas, tornando a gestão de manutenção de transporte indispensável para os processos da empresa.
Como são avaliados os componentes de um elevador automotivo hidráulico, as atividades de uma frota de caminhões ou veículos quaisquer de uma transportadora devem ser observados sobre as lentes dos:
Riscos físicos
Compostos por acidentes de queda, choque, condições auditivas extremas, variações bruscas de temperatura, eletricidade, vibrações e radiações, os riscos físicos são uma constante na logística de transporte.
O manuseio de caminhões e vans de carga representa um risco de choques e batidas durante o deslocamento, em caso de falha técnica ou humana.
A disposição das cargas, de estações até os veículos no embarque e desembarque, são riscos mecânicos à saúde.
Riscos ergonômicos
Aspecto que abrange a repetitividade dos processos diários, o nível de concentração exigido, a duração das jornadas de trabalho e o nível de esforço físico dos trabalhadores, os riscos ergonômicos se aliam aos riscos físicos na segurança do trabalho.
Uma transportadora que trabalha em escala nacional, no abastecimento de produtos para pintura residencial externa, apresenta como um risco ergonômico as longas horas de deslocamento entre pontos de abastecimento, onde o condutor estará na estrada.
Fatores da gestão de manutenção em transporte
Como citado no início deste artigo, a gestão de manutenção em transporte é realizada sob as luzes de três aspectos, a manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
Cada um destes fatores deve ser examinado à parte, compondo o mesmo nível de importância.
A gestão da manutenção em transporte tem como foco principal assegurar a performance perfeita dos veículos que compõem uma frota.
Manutenção preditiva
Aspecto com forte planejamento, a manutenção preditiva consiste na criação de um sistema de práticas realizadas periodicamente, em qualquer circunstância, a fim de analisar a situação dos componentes de um veículo, como um caminhão.
Na manutenção preditiva, as características reais de cada equipamento são avaliadas, de modo a permitir a solicitação de trocas de peças ou substituição de unidades, obedecendo as necessidades da frota, ao invés de um prazo pré-estabelecido.
Esta característica da manutenção em transporte é indispensável para os casos onde a frota funciona continuamente, sem pausas, como no caso de transportes públicos ou empresas que abastecem centros comerciais.
Outros fatores que a definem, são:
- Foco na eficiência em distinção a prazos de validade;
- Ênfase no treinamento de colaboradores e processos diários;
- Inclusão de métricas de segurança do trabalho;
- Custo mais elevado em relação às demais.
Uma transportadora responsável pelo carregamento de toldo para porta, tem sua frota em movimento durante todo o processo, ininterruptamente, com veículos em uso durante o dia e a noite. Uma falha repentina representa um prejuízo para as receitas da empresa.
Manutenção preventiva
Similar a manutenção preditiva, a prática preventiva também é focada na antecipação de falhas, implementando atualizações antes que aconteçam.
Seu caráter contínuo, ou seja, sua disponibilidade ininterrupta é outro fator em comum entre ambas.
Apesar de tais similaridades, a manutenção preventiva se destaca em relação à manutenção preditiva, uma distinção de uma tela de janela de distância, pelas seguintes características:
Foco de um prazo médio e longo;
Observação de especificações de validade;
Menor ênfase no treinamento de condutores;
Análise mais técnica, voltada para elementos mecânicos.
Portanto, a análise preventiva é altamente especializada, cumprindo protocolos mais rígidos para diagnóstico de equipamentos e componentes de caminhões, extremamente focada nos aspectos mecânicos que formam uma frota.
A manutenção preventiva deve ser aliada à manutenção preditiva, caso o resultado desejado seja uma análise macro de tudo o que forma o serviço logístico de transportadoras e instituições desta categoria.
Manutenção corretiva
As malhas logísticas abastecem empresas dos mais distintos segmentos, um cenário em que seu desempenho afeta a indústria alimentícia até serviços de conveniência, como lojas de avental cozinha.
A manutenção corretiva surge quando algo está errado. Atuante em situações de falha, a manutenção corretiva é responsável pela identificação da raiz do problema.
Portanto, se técnico, em qual componente do veículo a falha aconteceu; se humano, compreender quais decisões foram tomadas e porquê.
Conclusão
Em resumo, a gestão de manutenção em transportes é um tema de alta relevância para todos os setores que dependem da malha logística para o deslocamento de cargas e passageiros.
Suas características tocam a segurança do trabalho e outras áreas vitais para corporações.
Os aspectos que formam este tipo de gestão levam consigo princípios que podem ser aplicados, salvando suas particularidades, em qualquer tipo de negócio, de modo a construir uma cultura orientada à produtividade e segurança.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários