ETEL apresenta Conexão Transatlântica



Joaquim Tenreiro e Daciano da Costa estrelam novidades na marca





O elo entre Brasil e Portugal deu origem, sob a organização da ETEL, à mostra Conexão Transatlântica, que poderá ser vista durante a SP-Arte Viewing Room 2021. Trata-se de um conjunto de reedições originais de peças de design, desenhadas por esses importantes precursores do design moderno, ambos portugueses de nascença: Joaquim Tenreiro e Daciano da Costa.


Aqui fica evidente as fronteiras que caracterizam ambas as produções apesar da origem em comum. Joaquim Tenreiro, pai do design moderno no Brasil, é reconhecido como um designer que desafia os limites entre arte e design, com peças feitas com madeiras tipicamente brasileiras e uma sofisticada técnica de marcenaria; apresentado aqui em contraponto com Daciano da Costa: reconhecido pai do design moderno Português, com criações alinhadas com o modernismo europeu, buscando o bom desenho aliado a produção em série.



Imagem: Filippo Bamberghi


Mesa Circular
Joaquim Tenreiro e cadeira Alvor de Daciano da Costa




Imagem: Filippo Bamberghi


Cadeira Tripeça e, na parede, tapeçaria da coleção Penta, ambos de Daciano da Costa



Serviço

SP-Arte Viewing Room

Período: 20 a 24 de outubro


Sobre ETEL

Um século de mobiliário brasileiro forma a Coleção Design. Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL dá nova luz a desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, descoberta tardiamente e hoje considerada uma das mais relevantes do período no mundo. Uma produção caracterizada pelo fazer artesanal e uso de matérias-primas preciosas, criada por arquitetos e artistas empenhados em evidenciar a cultura local sob influência das vanguardas internacionais. O resgate é baseado em metodologia rigorosa, fidelidade aos originais e intenso diálogo com institutos e famílias que representam obras. Compõem a coleção, curada por Lissa Carmona, peças de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, entre outros. A continuidade do legado moderno se dá por preeminentes criadores contemporâneos, entre eles Isay Weinfeld, Arthur de Mattos Casas, Claudia Moreira Salles, Carlos Motta, Etel Carmona, Lia Siqueira e Dado Castello Branco.


Instituto Tenreiro

Instituto Tenreiro representa oficialmente os direitos hereditários de Joaquim Albuquerque Tenreiro. O intuito da fundação do Instituto, liderado pelo presidente e neto do designer, Marcelo Tenreiro; é preservar o legado e oferecer informações gerais sobre a obra de Joaquim Tenreiro assim como auxiliar na pesquisa e autenticidade de suas obras além de assuntos relativos aos Direitos Autorais de sua obra.


Atelier Daciano da Costa

Em 2013, após oito anos da sua morte, os herdeiros de Daciano da Costa, a sua mulher Maria Teresa Cottinelli Telmo Monteiro da Costa e as suas cinco filhas, Ana, Catarina, Inês, Teresa e Maria decidem manter a sociedade com um novo rumo dando início a um projecto que pretende manter viva a sua memória e obra, de forma a prestar o seu contributo na comunicação e valorização da pessoa e obra de Daciano da Costa.


Em 2019 abrimos um espaço físico com o propósito de apresentar as novas reedições da obra de Daciano da Costa, que possam vir a integrar novos espaços, quer em projectos de autor como privados. É também a intenção do Atelier, prestar um serviço de consultoria às instituições, no que diz respeito à recuperação e manutenção dos equipamentos existentes da autoria de Daciano da Costa.

Postar um comentário

0 Comentários