Economia compartilhada: saiba mais sobre esse assunto



A economia compartilhada trouxe consigo novos modelos de negócios que substituíram empresas de vários setores, como os taxistas, locadoras e redes de hotéis.

Trata-se de algo inovador e que está mudando muito o mercado como conhecemos, visto que suas iniciativas estão se tornando preferência entre os consumidores. 

No entanto, essas organizações não alcançam o sucesso por um acaso.

Sua principal característica é focar na situação econômica do momento, compartilhando tecnologia e experiência. 

Isso acompanha a era de transformação profunda que a sociedade vivencia.

Por conta disso, a economia compartilhada traz resultados positivos, principalmente, no que diz respeito à maneira como consumimos produtos e serviços, adotando uma postura mais sustentável e responsável.

Nesse modelo, as empresas compartilham bens e serviços com o objetivo de redistribuí-los e utilizar os recursos de maneira racional. Consequentemente, ela proporciona mais sustentabilidade e transformação social.

Adotar essa metodologia é uma forma de modernizar o negócio e atender às novas tendências e comportamentos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da economia compartilhada, falar um pouco sobre seu conceito e características, e quais são os benefícios trazidos por ela. 

Importância da economia compartilhada

A economia compartilhada é importante porque amplia o acesso a diferentes produtos e serviços, utilizando um modelo de consumo sustentável e consciente.

Seu objetivo é otimizar tudo aquilo que é produzido ao invés de produzir e comprar novas soluções. 

Isso acaba por gerar redução de custos para os consumidores e lucros para os fornecedores.

Por exemplo, um fabricante de desinfetante concentrado pode vender suas mercadorias por valores mais acessíveis, utilizando uma metodologia que se baseia nos pilares da sustentabilidade, que são social, ambiental e econômico.

São práticas que ajudam a economizar dinheiro, reduzir o uso de recursos naturais e gerar benefícios para toda a sociedade.

Para colocar a economia compartilhada em prática, é necessário racionalizar os recursos financeiros, conscientizar a todos em relação ao valor e ao acesso aos bens e fornecer informações abertas e públicas, que incentivam a inovação.

Também é importante construir uma relação de confiança entre empresas e fornecedores, além de reduzir o desperdício do uso de bens ociosos.

A economia compartilhada também é importante porque ela coloca em prática a contribuição coletiva, que visa ao uso da inteligência para solucionar problemas, por meio de métodos colaborativos.

Esse modelo de economia surgiu após a crise mundial em 2008, devido à redução do poder de compra, com o objetivo de reduzir os custos no compartilhamento.

Entretanto, ela só pôde ser colocada em prática devido ao avanço tecnológico que possibilitou a conexão entre as pessoas e diversos tipos de transações.

Outro aspecto que facilitou a economia compartilhada é a mudança na rotina da sociedade que se tornou muito mais intensa. Isso levou a uma procura maior por diversos produtos, como bateria 60 a.

Esse modelo de economia evoluiu muito, atualmente, abrange diferentes atividades, e dentre as principais estão:

  • Troca;
  • Compra coletiva;
  • Propriedade compartilhada;
  • Aluguel;
  • Modelos de assinatura;
  • Empréstimos.

Para compreender ainda mais a importância dessa economia, é fundamental que você entenda o seu conceito e características. 

Entendendo o conceito de economia compartilhada

Podemos dizer que a economia compartilhada é um modelo de troca entre consumidores e empresas, por meio do compartilhamento de habilidades, bens, serviços e espaços.

Sua principal característica está no fato de que ela abrange 3 modelos de negócios. 

Um deles é o mercado de redistribuição que trata de produtos revendidos ou trocados entre as pessoas, e o maior exemplo são os marketplaces.

também engloba um estilo de vida colaborativo, possibilitando que as pessoas compartilhem espaços, habilidades e bens na comunidade, como no caso dos espaços coworking.

Por fim, outra característica é o acesso a produtos e serviços, em que pessoas podem alugar seus bens para outras, como no caso dos aplicativos de motoristas e hospedagens.

Esse modelo de economia vem crescendo consideravelmente e o objetivo é fazer com que ele alcance outras soluções, como venda de material de construção, facilitando o acesso a diversos produtos, como resina epóxi transparente.

Outro fato notável é que a economia compartilhada está diretamente relacionada às novas tecnologias, como no caso de aplicativos e sites.

As plataformas de streaming e os aplicativos de venda e entrega de comidas prontas são exemplos de recursos tecnológicos, relacionados à economia compartilhada.

Seu principal objetivo é reduzir os custos para todos os envolvidos. As empresas, por exemplo, reduzem seus custos porque conseguem compartilhar seus produtos e serviços de maneira mais ampla.

Por exemplo, por meio desse modelo, uma empresa especializada em aluguel de sala por hora consegue ter um contato muito maior com os seus clientes do que esperar que eles se dirijam ao estabelecimento.

Os consumidores também se beneficiam, visto que têm acesso a diferentes soluções, por um valor mais acessível e de maneira mais rápida. 

Isso acontece porque diferentes mercadorias podem ser adquiridas diretamente pela internet.

Ademais, eles assumem uma posição mais ativa na relação de consumo, pois podem dar sua opinião a respeito dos produtos e serviços adquiridos.

Com base nessas informações, começamos a entender todas as vantagens trazidas pela economia compartilhada. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

Proveitos da economia compartilhada

A economia compartilhada traz muitos benefícios para todos os envolvidos, e dentre os principais podemos mencionar:

Incomplexidade no acesso a bens e serviços

A economia compartilhada facilita o acesso a diferentes produtos e serviços, como cortina grande para sala

Parece ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada, 44% dos consumidores já estão familiarizados com a economia compartilhada.

Ela é ainda mais popular em setores como transporte, hospedagem e mídia, tornando a vida das pessoas mais econômica e acessível.

Em outras palavras, esse método facilita o acesso a soluções que normalmente as pessoas não teriam condições de comprar, democratizando o consumo.

Reduz os custos

As empresas conseguem reduzir consideravelmente seus custos, já que podem oferecer diferentes produtos e serviços sem precisar investir muito.

Isso não coloca de lado a necessidade de investir em estratégias de marketing, porém, a economia compartilhada possibilita que as soluções cheguem a uma quantidade maior de pessoas.

Beneficia o meio ambiente

O consumidor moderno está muito preocupado com as questões ambientais, e antes de comprar qualquer produto ou serviço, como pelicula de carro, ele busca empresas mais conscientes.

Por meio da economia compartilhada as organizações reduzem as necessidades de produção, o que diminui a emissão de gases do efeito estufa e a necessidade de utilizar recursos naturais.

Aumenta a produtividade

As empresas podem oferecer seus produtos e serviços para um número maior de consumidores, por meio de uma única plataforma. 

Com isso, elas terceirizam essas tarefas para que os clientes sejam atendidos.

Trata-se de um recurso altamente produtivo e que ainda cria novas posições no mercado, deixando as organizações apenas na coordenação do processo.

Mais suporte para as comunidades

A economia compartilhada é baseada em uma relação de confiança, o que aumenta o senso de pertencimento e o apoio entre as comunidades.

Tanto para uma empresa de salgados congelados para revenda quanto para qualquer outra, esse modelo de economia se opõe ao individualismo, trazendo uma noção coletiva e aproximando as pessoas.

Entretanto, para trabalhar com ela, é necessário investir em uma mudança cultural para que a sociedade possa confiar nas empresas.

Robustece o compartilhamento

O consumo exagerado vem sendo constantemente questionado, pois as pessoas perceberam que o compartilhamento ajuda a reduzir as despesas e os impactos ao meio ambiente.

Tudo isso leva a uma mudança na mentalidade, trazendo novos comportamentos de consumo com foco no compartilhamento.

Nós deixamos de lado o acúmulo de coisas e passamos a dividi-las, e é exatamente isso que reduz os desperdícios e destaca a consciência ambiental.

Dilata a qualidade dos produtos e serviços

A economia compartilhada também tem como foco a melhoria constante na qualidade de diferentes produtos e serviços, como lona PVC transparente, alimentos, vestuários, dentre outros.

Isso acontece porque os usuários podem dar sua opinião e avaliar tudo o que compram nessas plataformas. 

Consequentemente, as organizações precisam garantir um bom nível de qualidade para o bem de sua competitividade.

Conclusão

Em síntese, a economia compartilhada revolucionou a maneira de fazer negócios, tendo como foco a partilha, a confiança mútua e a colaboração.

Empresas e consumidores são beneficiados de diversas maneiras, como pudemos ver ao longo deste conteúdo, além do próprio meio ambiente também ter suas vantagens.

Por meio dela, repensamos a maneira como consumimos nossos produtos e serviços, visando não apenas a economia financeira, mas também no bem-estar social como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 


Postar um comentário

0 Comentários