Atuando em diferentes frentes de negócios, as baianas Ju Ferraz, Amanda Gomes e Marina Morena, revolucionam o cenário artístico e o mercado de eventos do país, e celebram o protagonismo feminino e nordestino em diferentes setores do mercado
Créditos: André Ligeiro
Ju Ferraz
Créditos: João Arraes
Amanda Gomes
Créditos: João Arraes
Marina Morena
Por muitas gerações as mulheres ocuparam um papel de coadjuvante no mercado de trabalho, fator este impulsionado principalmente por conta do gênero, mas sendo fortificado por outros pontos específicos, dentre eles a naturalidade. Preconceito esse, que vem sendo desmistificado pelo protagonismo nordestino, que cresce cada vez mais, e atinge diferentes segmentos do mercado, dentre eles as grandes passarelas e palcos do mundo por meio da moda e música, o desenvolvimento de novos serviços e soluções para negócios, a produção e execução de grandes eventos, dentre tantos outros. Em comemoração ao Dia do Nordestino, as executivas baianas Ju Ferraz, Amanda Gomes e Marina Morena, falam da importância da data para celebrar e exaltar grandes nomes da região que se destacam no país.
Para Ju Ferraz, que ocupa o cargo de sócia e diretora da Holding da Clube, atualmente uma das maiores agências de live marketing do Brasil, e responsável pela execução de grandes eventos espalhados pelo país, ocupar essa posição sendo uma mulher do nordeste e fora do padrão, quebra grandes barreiras sociais. "Eu como uma baiana arretada, sei o quão difícil foi chegar onde estou hoje, principalmente por estar diante de um cenário que era ocupado principalmente por homens. Precisei me destacar para provar o meu valor, e meu maior atributo foi gerar conexões e criar pontes para negócios mais estratégicos. Precisei me renovar dia após dia para provar a força que uma mulher nordestina possui", destaca Ju
Ainda representando o protagonismo feminino no entretenimento, as empresárias Amanda Gomes e Marina Morena, sócias e fundadoras da MAP Brasil, considerada uma das maiores agências de talentos do país, que atua com foco em gestão de carreiras, branding e desenvolvimento de negócios, explicam como tem contribuído para mudar a narrativa. "Nossos negócios tem como ponto de partida exaltar e reforçar as nossas raízes. Queremos sempre mostrar a pluralidade e riqueza que a cultura baiana possui", pontua. "Atualmente, tanto o nosso time de colaboradores quanto as personalidades de nosso casting, são compostos em sua maioria por nordestinos, pois a diversidade em termos de especialidades e criatividade são extremamente altas e eficazes", completa .
Já para Marina Morena, no mercado publicitário há cerca de 20 anos, representar um cargo de liderança impacta diretamente em muitas gerações que sonham em se tornar grandes profissionais. "A figura de uma mulher em uma posição de liderança já possui um impacto gigantesco, mas sendo uma mulher nordestina neste posto, a representatividade é duas vezes maior", pontua a profissional. "Quero usar a minha influência e o meu espaço no mercado de trabalho para inspirar mulheres de todas as regiões do Brasil, que assim como eu, precisaram e ainda precisam dar tudo de si a todo momento para se provar igualmente capazes", conclui.
A data, celebrada no dia 8 de outubro, foi escolhida em comemoração ao nascimento de uma grande figura nordestina, Patativa do Assaré. O dia ainda exalta a existência de mais de 56 milhões de habitantes do país, junto a vasta diversidade cultural e folclórica do Nordeste, que é uma região conhecida por seus diferentes e contagiantes sotaques e estilos musicais e, ainda, pela rica gastronomia.
0 Comentários