Tecnologia RFID: entenda seu conceito e características



A tecnologia RFID está cada vez mais presente no ramo dos negócios, uma vez que é capaz de trazer mais competitividade para as empresas.

Hoje em dia, quem detém as informações investe em inovações está à frente de seu mercado. Uma das novidades mais relevantes é o RFID, que está causando muito impacto, principalmente na área logística.

Ele também é conhecido como etiqueta inteligente, visto que possui pequenos chips que revolucionaram diferentes setores, mas, principalmente, o controle de estoque e localização de cargas.

As empresas de logística têm muitas responsabilidades e um trabalho que precisa ser minuciosamente organizado. A mesma situação se aplica ao controle de estoque, que atualmente precisa contar com tecnologias para a eficiência de seu serviço.

É dessa forma que uma empresa garante que seus clientes recebam as mercadorias compradas, o que garante a satisfação deles e melhora a credibilidade e a imagem da organização.

A tecnologia é uma verdadeira aliada das companhias, independentemente de seu setor. Contar com suas ferramentas é otimizar os processos e garantir a qualidade deles.

Se você não sabe o que é RFID, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como funciona, o que significa tecnologia RFID e quais são seus benefícios. Acompanhe a leitura!

O que é sistema básico de RFID?

RFID é uma sigla para Radio Frequency Identification, que em português significa “Identificação por Radiofrequência”.

Ele utiliza ondas eletromagnéticas para ter acesso aos dados armazenados dentro de um microchip. Este, por sua vez, possui uma pequena antena que emite um sinal para identificar os materiais armazenados.

Para utilizar essa tecnologia, uma empresa de assessoria contábil precisa de etiquetas ou tags, leitores e antenas. Também é necessário contar com uma infraestrutura, além de sistemas ERP integrados para gerar os dados nas etiquetas.

De maneira resumida, essa tecnologia funciona por meio de itens que recebem a etiqueta RFID, constando informações importantes a respeito deles.

As empresas recebem antenas, leitores, prateleiras e portais RFID que se comunicam com o servidor, e este integra as informações contidas na etiqueta como ERP. É assim que todas as informações da etiqueta são controladas.

Depois que ela é impressa, é possível acompanhar o percurso do produto até a entrega. No caminho, nós temos as etiquetas, leitores e portais, e todo o trabalho segue uma ordem cronológica.

Após a expedição do produto, imprimimos as etiquetas e as colamos nas caixas de armazenamento. Quando as caixas saem, elas passam por um portal de identificação que lê essas etiquetas.

Quando chegam ao depósito, passam por um novo portal que lança os itens no sistema. O depósito também utiliza leitores RFID para acompanhar os inventários e identificar os produtos na saída.

Assim que o lote sai do depósito, ele passa pelo mesmo portão que entrou e quando chega no estoque também.

Uma empresa que fabrica móveis para salas de coworking pode acompanhar todo esse processo por meio de seus sistemas ERP, até que o produto chegue ao cliente final.

O cliente também pode acompanhar o trajeto do produto, o que faz com que a etiqueta RFID se transforme em um selo de qualidade e comprometimento.

Por meio dessa tecnologia, também é possível poupar muito tempo nesse processo, uma vez que não é preciso interceptar os entregadores e conferir caixa por caixa.

Em comparação ao código de barras, essas etiquetas são mais vantajosas porque elas garantem mais velocidade na contagem.

Por exemplo, com a tecnologia RFID, conseguimos contabilizar 10.000 itens em um período, contra apenas 300 que utilizam código de barras, dentro do mesmo período de tempo.

Agora que você já sabe o que é esse sistema, no próximo tópico, vamos explicar o que é a tecnologia RFID.

Mas, então, o que é tecnologia RFID?

Essa tecnologia se resume, basicamente, a uma antena, um transceptor, um transporte ou etiqueta RF. O transceptor faz a leitura do sinal, transfere as informações para um dispositivo leitor, e a etiqueta contém o circuito de informações.

A antena repassa a informação para o leitor, que converte as ondas de rádio para informações digitais, então elas podem ser lidas e tratadas por um computador.

Por meio dessa tecnologia, um fabricante de divisória de ambiente escritório tem mais controle do fluxo de mercadorias de toda a cadeia de suprimentos, o que facilita o monitoramento, desde a produção até a distribuição.

Essa tecnologia, entretanto, não se limita a essa função, tendo em vista que sua aplicação pode ser muito mais ampla, podendo ser utilizada para:

  • Tráfego de veículos;
  • Rastreamento animal;
  • Identificação pessoal;
  • Identificação de objetos;
  • Logística reversa.

Mesmo que algumas de suas funções sejam parecidas com as executadas pelo código de barras, podemos notar sua superioridade. Tanto é que se espera uma revolução na gestão da cadeia de suprimentos por conta do RFID.

Isso acontece porque essa tecnologia é capaz de codificar a nível cada item, entretanto, precisamos conhecer suas características, que dependem dos tipos de etiquetas.

Uma empresa de logística de transportes pode usar etiquetas ativas e passivas. As etiquetas ativas possuem sua própria fonte de energia, que é composta por uma bateria interna que possibilita intervalos de leitura configuráveis, que podem ser longos.

Existem dois tipos de frequências principais nas etiquetas ativas, sendo de 433 MHz e 915 MHz, mas a mais popular é de 433 por ser menos blindada por metal e água.

As etiquetas passivas, por sua vez, usam radiofrequência no leitor para se energizar e, assim, transmitirem o seu sinal e suas informações.

Podemos gravar um ID de fábrica nessas etiquetas e elas podem ser reutilizadas e receber novas informações, cerca de 100 mil vezes.

As etiquetas passivas possuem dimensões pequenas e uma grande variedade de formatos e aplicações, com custo reduzido, além de serem mais finas e flexíveis.

Benefícios trazidos pela tecnologia RFID

Agora que você já sabe o que é e quais são as características da tecnologia RFID, neste tópico, vamos mostrar os seus benefícios.

Assim como no caso de um sistema de organização de documentos empresariais, utilizar a tecnologia RFID traz muitas vantagens para os negócios, tais como:

1 - Etiquetas reutilizáveis

As etiquetas RFID têm uma duração muito superior, por isso, podem ser reutilizadas. São constituídas por material resistente, podendo operar em ambientes hostis, insalubres, úmidos ou muito quentes.

Isso acontece porque as etiquetas são encapsuladas, mas, ainda assim, esse tratamento não interfere em sua leitura.

2 - Eficiência e agilidade nos processos

Para lermos o código de barras um feixe de luz é necessário para captar suas informações. Mas se houver qualquer tipo de obstáculo entre o código e o leitor, não conseguimos realizar essa tarefa.

Por outro lado, as etiquetas RFID utilizadas por uma empresa de serviços terceirizados não precisam de contato físico ou visual para serem capturadas. Tudo é feito por meio de ondas de rádio, algo muito mais seguro, eficiente e ágil.

Logo, é possível ler as informações que estão dentro de uma embalagem fechada sem precisar desembrulhá-la, o que traz inúmeras possibilidades para o controle de produtos, além de evitar fraudes e anomalias.

3 - Mais facilidade na leitura

Para ler uma etiqueta RFID não é necessário haver contato direto com os sensores ou feixes de luz. Na verdade, essa leitura nem precisa ser frontal porque o campo de leitura se dá em um círculo, permitindo que o raio de captura seja mais amplo.

Ao utilizar essa tecnologia, uma transportadora de carga consegue fazer a leitura simultânea de várias etiquetas ao mesmo tempo.

Para se ter uma ideia de sua facilidade, em alguns estabelecimentos, basta que o cliente passe com seu carrinho de compras pelos sensores na saída da loja, para que todos os produtos sejam registrados e cobrados automaticamente.

4 - Possibilidade de rastreamento

A tecnologia vem sendo utilizada para o rastreamento de produtos em pátios de empresas e na logística de carga e descarga de caminhões.

Isso se deve ao fato de a tecnologia possuir um amplo alcance ao ar livre, o que traz mais facilidade para esse processo.

Dentro de uma loja ou de um estoque, por exemplo, pode-se descobrir a localização de um produto em específico, evitar assaltos, perdas e facilitar o acesso a características de um item, como cor, tamanho, entre outras.

5 - Controle de estoque qualificado

Por meio dessa tecnologia, um fabricante de brindes corporativos criativos têm mais controle de seu estoque.

Por meio dela, temos o controle rápido e atualizado das mercadorias e uma opção inteligente para lidar com as demandas do mercado, visto que o produto será facilmente identificado ao entrar e sair do estoque.

Conclusão

A tecnologia RFID veio para facilitar muitos processos de empresas de diferentes segmentos, principalmente no que diz respeito à logística e ao controle de estoque.

A radiofrequência aumenta a produtividade e a eficiência das organizações, o que se reflete em seus resultados e bom desempenho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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