Rei e Rainha do Mar reuniu atletas em Cabo Frio no fim de semana



Rei e Rainha do Mar reuniu atletas em Cabo Frio no fim de semana



Circuito confirma nova etapa para dezembro em Copacabana, um dos destinos mais clássicos do evento






Os atletas que estavam sentindo falta de provas presenciais puderam matar as saudades neste fim de semana. Promovido pela Effect Sport e com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo do Estado, o Circuito Rei e Rainha do Mar reuniu homens, mulheres e crianças nos dois dias de provas pelo mar e pelas areias de Cabo Frio, Rio de Janeiro. Ao longo do fim de semana, foram disputadas provas de natação no mar, corrida na areia e trail run, canoa havaiana e beach biathlon. Agora, o público já pode se preparar para a próxima etapa do circuito, confirmada para 12 de dezembro em Copacabana, Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas no site oficial do evento - https://www.reierainha.com.br. E quem quiser ver um pouco como foram as provas desse domingo na Praia do Peró, pode entrar no Instagram do Rei e Rainha do Mar (@reierainhadomar) e conferir vídeos e fotos.


"Passamos um ano bem complicado para o setor de evento. Em 2020 conseguimos realizar a etapa de Búzios e desde então viemos estudando a melhor forma de realizar uma nova etapa seguindo os protocolos sanitários. Temos uma equipe incansável que não mede esforços para colocar um evento deste tamanho de pé. Mesmo em um formato reduzido, tivemos um excelente resultado, com atletas e organização muito satisfeitos com a entrega. Agora, já estamos nos preparando para a próxima. Em dezembro, estaremos com a etapa mais tradicional do Rei e Rainha do Mar, a de Copacabana", explica Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência que assina o Rei e Rainha do Mar.


Nesse sábado, o mar da Praia do Peró ficou agitado com os nadadores que encararam a Super Challenge, prova que ficou ainda mais conhecida após a vitória da Ana Marcela nos Jogos de Tóquio. No masculino, Artur Pedroza foi o campeão e completou o percurso em 2h08m22s. "A prova foi muito boa e desafiadora. O trajeto pega muito mar aberto, mas essa é a graça, são essas adversidades que motivam a gente", afirma o vencedor.


Também no sábado, as canoas havaianas se espalharam pelo mar da cidade. Essa foi a primeira vez que a modalidade fez parte de um circuito RRM no estado do Rio de Janeiro e fez a alegria dos inscritos.


O domingo começou com os atletas apaixonados por trilhas. Eles percorreram 8km entre os mais variados terrenos. Em seguida, foi a vez da corrida nas areias em que os inscritos escolheram entre 2 km e 5 km. Rodrigo Pereira, natural de Búzios, foi o vencedor da prova de 5 km e para ele o segredo é dedicação nos treinos. "A areia hoje estava pesada, bastante fofa. O circuito não é fácil, mas a gente treina de segunda a segunda para conseguir conquistar o objetivo que já queríamos há bastante tempo", comemora o campeão da modalidade.


No beach biathlon, apaixonados pelas duas modalidades, natação e corrida, nadaram 1k no mar e correram 2km na areia. Os nadadores ainda disputaram sas provas Sprint (1k), Open (500m), Classic (2k) e o Challenge (4k). Marcela Rocha foi a vencedora entre as mulheres da distância de 4k e não poupou elogios. "Eu nunca tinha nadado aqui, é muito bonito, o mar é lindo e a cor da água é incrível. A energia do evento também estava lá em cima, foi muito bom", afirmou.


O dia ainda reuniu as crianças para provas exclusivas de acordo com a faixa etária. A kids run reuniu os pequenos de 3 a 4 anos (50m); 5 a 7 anos (100m); 8 a 10 anos (300m) e 11 a 13 anos (600m). Já na água, as crianças puderam escolher entre a distância de 200m (9 a 11 anos) e 400m (12 e 13 anos).


Sobre o Circuito Rei e Rainha do Mar


Em 2008, um atleta da seleção brasileira de águas abertas completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal, um percurso de 35 km que é considerado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. Na ocasião, o nadador recebeu o título de "Rei do Mar". No ano seguinte, nasceu o evento homônimo.


Inicialmente, o circuito contava com apenas duas provas: a Travessia, voltada para atletas amadores, e o Desafio, para os profissionais.


O evento ganhou força e visibilidade na comunidade mundial aquática e, em 2010, cruzou o oceano e fez sua primeira edição internacional em Portugal. Também neste ano, o Desafio Elite ganhou um dia exclusivo, com transmissão ao vivo na TV aberta, e o evento passou a receber as "rainhas" do mar, se tornando, então, o "Rei e Rainha do Mar".


O circuito se adaptou e teve inúmeras provas de distâncias diferentes ao longo dos anos, mas foi em 2012 que o Rei e Rainha do Mar passou a ter provas de Beach Run e SUP, abrangendo não só os fãs de natação. Surgia aí o maior festival de esportes de praia do Brasil!


Grandes nomes da natação mundial passaram pelas nossas provas, como a norte-americana Haley Anderson, Vice-campeã Olímpica Londres 2012, o holandês Ferry Weertman, Campeão Olímpico Rio 2016, e a italiana Rachelle Bruni, Vice-campeã Olímpica Rio 2016.


Em 2015 e 2016, o evento viajou o país, passando pelas cidades de Florianópolis, Fortaleza, Ubatuba e Salvador. Já em 2017, o destaque foi para a última edição em dezembro, nas areias de Copacabana, com a aposentadoria da medalhista olímpica Poliana Okimoto no Desafio Elite. Poliana se despediu da natação ao lado de grandes atletas brasileiros, como Ana Marcela, Allan do Carmo e Léo de Deus.


Em 2018 o circuito voltou a percorrer o país, voltando nas cidades de Florianópolis, Salvador, Ubatuba e Rio de Janeiro. O RRM também desembarcou pela primeira vez em Brasília, recheada de novidades: foi a estreia da canoa havaiana na competição e também foi a primeira experiência em água doce, no Lago Paranoá.


No ano de 2019, o Circuito completou 10 anos com duas etapas na cidade onde tudo começou, no Rio de Janeiro. Em dezembro a prova foi patrocinada pela Shell e bateu o número de inscritos tendo quase todas as provas esgotadas.


Em 2020, o Rei e Rainha do Mar foi o único evento de águas abertas a ser realizado no mundo, seguindo todas as normas de segurança impostas pela pandemia da Covid-19. O evento reuniu cerca de dois mil atletas e rendeu a Pedro, CEO do Rei e Rainha do Mar, a indicação ao prêmio "Homem do Ano" da Associação Internacional de Águas Abertas (WOWSA).


Sobre a Effect Sport


A Effect Sport é uma agência de marketing esportivo apaixonada por inovação e conectada com grandes marcas. Proporcionar experiências inesquecíveis é o foco da agência que sempre busca soluções sob medida para cada cliente. Completando 10 anos em 2018, no Rio de Janeiro, a Effect Sport possui conhecimento estratégico de mercado e expertise em organização e promoção de grandes eventos. A agência representa marcas que são líderes em seus segmentos, como Nike, Gatorade, NBA, NFL, FIBA3X3, Comitês Olímpicos, entre outros.


Sobre a Enel Distribuição Rio


A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Postar um comentário

0 Comentários