Por que é necessário estar por dentro das estratégias da concorrência?



Diversas empresas atuam no mundo todo oferecendo os seus produtos ou serviços para os clientes. No entanto, elas não estão sozinhas dentro do seu setor e, por isso, é indispensável que elas conheçam a sua concorrência.


Mesmo que muitas pessoas vejam a presença de uma companhia concorrente como um aspecto negativo, na verdade ele pode ser bastante positivo por uma série de motivos. Eles podem ir desde o aquecimento de um setor até a necessidade de manter a competitividade.


Quando mais de uma empresa está atuando em um nicho específico, não só ele se desenvolve de maneira mais aprimorada, como também permite que esses estabelecimentos busquem inovar nos seus processos e produtos.


Um exemplo disso pode ser o de uma fabricante de janela de alumínio para quarto 100x150: as concorrentes certamente vão investir em recursos para deixar o seu produto com maior qualidade, oferecendo diferenciais expressivos e interessantes.


Para que isso seja possível, uma companhia não pode se limitar a adivinhar quais serão os produtos e serviços que ela oferecerá para se manter na liderança do seu segmento. É necessário analisar a estratégia da concorrente para superá-las de alguma forma.


Diante disso, é preciso dizer que esse estudo mais aprofundado sobre as marcas presentes dentro do mesmo ramo de atuação deve ser eficiente e produtivo, uma vez que ele pode fazer toda a diferença nos processos de uma companhia.


Portanto, isso quer dizer que não basta olhar para a concorrência apenas com os olhos de quem se incomoda com a existência dela. É preciso dar um sentido para esse estudo aprofundado de estratégias, para que elas impactem positivamente o seu estabelecimento.


Dessa forma, entender melhor o que é a análise das estratégias da concorrência, as suas funções e a sua importância é um ótimo começo, conforme abordaremos neste artigo abordaremos. Então, continue na leitura e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto.

O que é análise de concorrência e como ela funciona?

Um cliente que precisa recorrer à lavagem tapete a seco tem, à sua disposição, uma série de empresas prontas para realizar esse serviço. Assim, ele precisa escolher aquela que mais se enquadra nas suas expectativas para, então, contratar o estabelecimento.


Esse estudo que será feito pelo cliente deve também ser realizado pelas empresas concorrentes, para que elas entendam uma série de fatores fundamentais para atuar de forma cada vez mais chamativa.


Entre os elementos que devem ser estudados dentro de uma análise aprofundada da concorrência, é possível mencionar:


  • Preço dos produtos ou serviços;
  • Ações de marketing;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Atuação na internet.

Qualquer empresa que conheça pontos como esse pode rapidamente entender como se diferenciar da concorrência, aprimorando diversos aspectos do seu trabalho e, assim,  conquistar a liderança do seu ramo.


De um modo geral, a análise da concorrência segue a linha de compreender o que se passa na cabeça dos clientes no momento da compra, para que seja possível conhecer quais pontos vão interferir nesse processo.


Assim, aquilo que poderia ser uma simples compra de persiana horizontal 25mm, vai muito além e se torna um verdadeiro estudo de mercado que fará com que a empresa cresça e se destaque no mercado com maior facilidade.

As funções e a importância da análise de concorrência

É preciso entender mais a fundo os motivos pelos quais a análise da concorrência é importante. Isso quer dizer que esse estudo não se trata apenas de acessar dados e copiar outras empresas do mesmo ramo.


De fato, conhecer melhor a companhia que fabrica e vende uma bateria 60 am é uma ação que tem funções indispensáveis para o crescimento do empresário e da sua marca como um todo.


Uma das principais razões para isso é conhecer o mercado, para garantir que a empresa esteja atualizada e se mantenha alinhada com as novidades do setor.


Com isso, ela se torna uma marca competitiva que, por exemplo, oferece uma bateria heliar 60ah desenvolvida com os melhores componentes, com condições de pagamento acessíveis e com uma garantia compatível com o mercado.


Esses pontos vão impactar diretamente na conquista de novos clientes, pois vão atrair cada vez mais pessoas que estavam na dúvida sobre a sua compra e conseguiram ver valor na companhia que oferece todo o suporte necessário para o momento de fechar um pedido.


Com isso, o estoque da empresa se renova constantemente, não apenas em termos de quantidade como também no desenvolvimento de produtos mais assertivos e que atendam bem os clientes naquilo o que eles prometem entregar a eles.


Aspectos como esses mostram que a importância de analisar as estratégias da concorrência vai muito além de vender mais. Afinal, ela se traduz em uma visão mais ampla do mercado.


O que quer dizer ampliar um portfólio, vendendo inclusive bateria 12v para moto, atraindo mais pessoas, aumentando o público atendido pela sua companhia. Isso se transforma em uma atuação mais completa no setor, o que ajuda no sucesso da marca.

Como aplicar a análise de estratégias da concorrência

Para analisar a concorrência de forma produtiva e inteligente, é fundamental conhecer as etapas desse processo para que ele traga bons frutos e se torne uma ferramenta de sucesso para o desenvolvimento do negócio.

1. Entenda o que analisar

O primeiro passo se trata justamente de saber o que é preciso analisar nas empresas concorrentes. Conhecer o preço dos produtos ou serviços é apenas uma parte, mas há outros pontos que precisam ser verificados.


Os materiais que são utilizados na produção de uma porta de aço de enrolar de uma companhia do mesmo setor, por exemplo, pode ser um meio de conhecer novas tecnologias para aplicar na produção do seu estabelecimento.


Há outros elementos que também devem ser conhecidos, como os processos de captação de clientes, a forma como a empresa faz anúncios, os canais que ela utiliza para se comunicar com o seu público e muitos outros pontos.


Por esse motivo, saber o que analisar é fundamental para ganhar maior assertividade e conseguir conhecer dados realmente significativos. 

2. Saber os pontos negativos e os positivos

Uma análise das estratégias da concorrência não significa apenas ver quais são os pontos negativos dessas empresas, mas também os positivos, para entender o que pode ser melhorado no próprio negócio.


Nesse sentido, ter um olhar crítico coerente é parte fundamental, pois é necessário saber reconhecer os próprios erros para aprender com as companhias concorrentes, que certamente estão no mercado porque possuem elementos valiosos para o público.

3. Analisar a própria empresa

Outro passo essencial nesse processo de análise da concorrência é aplicar os mesmos critérios de avaliação no próprio estabelecimento, justamente porque essa comparação permite alcançar novos patamares de crescimento.


Se os tipos de anúncios realizados pela sua empresa não são tão efetivos quanto os do concorrente, ao lançar um novo modelo de piso para cozinha industrial, o ideal é reformar as ações de marketing e utilizar as ferramentas que vão trazer resultados. 

4. Desenvolver o seu diferencial

A análise da concorrência também traz subsídios suficientes para reverter pontos que não estavam adequados na sua própria companhia para que, diante desse balanço, seja possível desenvolver o seu diferencial. 


Isso inclui reconhecer o potencial de outras marcas iniciantes ou que já são fortes no mercado e, com isso, aprimorar ainda mais os seus processos para se manter competitivo e garantir o devido destaque no setor. 

5. Realizar análises periódicas

Por fim, vale mencionar que uma análise da concorrência não deve ser um projeto para ser colocado em prática uma única vez. Afinal, adquirir novos conhecimentos é essencial para conquistar resultados cada vez melhores.


Dessa maneira, não deixar de acompanhar a concorrência e estar sempre atento ao que há de novo no mercado é uma necessidade para o bom desenvolvimento de qualquer empresa, independentemente do segmento no qual ela atua. 

Considerações finais

Investir em uma análise da concorrência é parte importante do sucesso de um negócio. Isso porque é fundamental acompanhar de perto tudo o que acontece no setor, para que as ações colocadas em prática tragam efeitos positivos para a marca.


Além disso, essa análise pode trazer uma série de benefícios para qualquer empresa, incluindo um domínio dentro do seu nicho, competitividade, inovação, atualização e maior capacidade de se reinventar e acompanhar as necessidades do público.


Essas são vantagens que não podem ser ignoradas no mundo corporativo. Afinal, a empresa que deixa de se manter ativa e por dentro do que está acontecendo no momento pode ficar rapidamente defasada e ser impactada de forma negativa.


Portanto, é indispensável acompanhar de perto a concorrência, pois ela traz ensinamentos importantes, sem os quais o bom desenvolvimento de um negócio pode chegar a não se concretizar. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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