Link building: vale a pena o investimento? Entenda o conceito



O link building nada mais é do que uma estratégia para conseguir backlinks, que são links em outros sites que apontam para o seu. Com isso, o domínio conquista relevância e popularidade nos principais buscadores, como o Google.

Quanto mais relevante o site for para os mecanismos de busca, mais ele vai gerar tráfego e conquistar uma boa posição nos resultados de pesquisa.

Trabalhar essa estratégia é algo simples, mas a maioria dos negócios acredita ser muito complicado e, por esse motivo, acabam perdendo boas oportunidades de conseguir links de qualidade.

Geralmente, essas empresas têm medo de errar durante essa ação e acabam sendo penalizadas pelo Google. Também é muito comum que alguns empreendedores não enxerguem o valor dessa prática ou não saibam mensurar seus resultados.

Outras, deixam de investir em link building por não saberem como começar, no entanto, com um pouco de informação e conhecimento, é possível colocá-lo em prática e aumentar o sucesso do seu site.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de link building, como funciona esse conjunto de técnicas, qual sua importância, como colocá-lo em prática, seus benefícios e mostrar se vale a pena ou não esse investimento. Confira!

Entendendo o conceito de link building

Link building é uma estratégia que ajuda um site adquirir links qualificados de outros domínios. A intenção é conquistar autoridade e melhorar a reputação entre os mecanismos de busca, além de conquistar um posicionamento orgânico e maior tráfego.

Os links são muito importantes para os buscadores, visto que por meio deles é possível encontrar uma página e determinar sua qualidade.

Para uma empresa que emite laudo de periculosidade posto de gasolina também é uma forma de se classificar melhor no Google.

Por conta disso, é preciso pensar muito mais na qualidade dos links que apontam para o site do que na quantidade, uma vez que isso determina a autoridade do domínio.

Em outras palavras, quanto maior for a autoridade de um site que cria um link que direciona o visitante para o seu, melhor será a recomendação do seu domínio para o Google.

Também é fundamental que os dois endereços se complementem, ou seja, um site que está linkando o seu conteúdo precisa ter alguma relação com a sua empresa.

Por exemplo, o site de uma academia precisa ter um link que fale sobre um nutricionista, por exemplo, pois não faria sentido se esse link direcionasse o usuário para o site de uma oficina mecânica.

Assim sendo, para garantir uma boa estratégia de link building, é essencial contar com domínios de referência, com boa reputação e que sejam bem classificados.

Isso se deve ao fato de que, ao lincarem para a sua página, eles transferem um pouco de autoridade para o seu negócio.

O funcionamento dessa estratégia é muito simples: basta que, no decorrer de um conteúdo, um site inclua um link para a sua página, mencionando-a como um complemento ao material que está sendo lido ou assistido pelo visitante.

Portanto, para uma empresa de limpeza de cadeiras de escritório, o link building é uma estratégia importante por diversas razões.

Os links são fatores de classificação para o Google e interferem no posicionamento das páginas, por essa razão, essa estratégia é importante para o SEO (Search Engine Optimization).

No entanto, ela precisa ser colocada em prática de maneira cautelosa e conseguir links de sites com boa reputação. Ademais, eles devem ser obtidos continuamente para que suas páginas realmente conquistem mais visibilidade.

Devemos nos atentar ao local onde o link é inserido porque isso também influencia na autoridade do domínio que está sendo linkado. Se ele estiver logo no início do conteúdo, terá mais relevância do que aquele colocado no rodapé ou na barra lateral.

Agora que você já sabe o que é link building e a sua importância, no próximo tópico, vamos apresentar como colocá-lo em prática.

Dicas para estratégias de link building

Como falamos, o link building é muito importante para suas estratégias de SEO, e para conquistar esses links, é necessário investir em algumas ações simples. São elas:

1 - Fazer parcerias de conteúdo

Você pode entrar em contato com os sites e blogs de seus concorrentes e propor algumas parcerias. Se você não se sentir à vontade, pode pesquisar temas semelhantes, com empresas relacionadas à sua.

Por exemplo, um fabricante de gerador de energia portátil pode fazer uma parceria com um escritório de engenharia elétrica. Isso promove uma troca de conteúdo saudável que traz benefícios para os dois domínios.

2 - Não comprar backlinks

É tentador obter diversos links de maneira rápida, mas a compra de backlinks é um erro grave que pode levar a penalizações por parte do Google.

É necessário ter paciência para construir essa estratégia e obter links de maneira natural. Lembre-se de que o que importa é a qualidade, e não a quantidade de links.

3 - Produzir conteúdos relevantes

Dentro do marketing digital, uma das estratégias mais importantes é o marketing de conteúdo. Por meio dele, as empresas criam materiais ricos e relevantes para o seu público, com o intuito de construir autoridade e atrair clientes.

Essa estratégia é a melhor forma de fazer com que o seu negócio seja visto como uma autoridade no mercado. Se a sua produção é de qualidade, vai despertar a atenção de outros sites correspondentes ao seu nicho.

Você deve fazer como um fabricante de quadros de distribuição e produzir conteúdos que recebam links, como:

  • Cursos;
  • Dicas;
  • Tutoriais;
  • Passo a passo.

Eles podem assumir diferentes formatos, como vídeos, textos e áudios. O importante é que eles sejam realmente atuais e de boa qualidade.

4 - Fazer comentários

Faça comentários em sites e blogs que abordam temas similares ao seu, para que você possa aparecer no meio deles.

Ao demonstrar que você tem conhecimentos sobre o assunto, os donos de outros domínios podem se interessar pelo seu trabalho e propor uma parceria.

Por dentro das vantagens do link building

Uma empresa de rastreamento automotivo ou qualquer outra tem acesso a vários benefícios ao investir em link building.

Um deles é o aumento do tráfego orgânico, algo que não é conquistado facilmente. Entretanto, se outras páginas mencionam a sua, os visitantes vão chegar mais facilmente.

Depois que isso acontece, você só precisa garantir uma boa navegação, ter um layout atraente e produzir conteúdos que realmente prendam o usuário.

Essa estratégia também é ótima para as conversões, pois mesmo que não exista uma garantia de que suas vendas vão aumentar, seu site terá mais visibilidade, o que aumenta as chances de vendas.

Essa estratégia, além de ser voltada para os mecanismos de busca, também pode ser associada à uma assessoria de imprensa digital.

Em outras palavras, um fabricante de redes de proteção pode aproveitar o link building para divulgar informações relevantes e de interesse do público.

Você deve destacar os aspectos positivos da sua marca, por meio de promoções, dicas de comportamento, dentre outras possibilidades.

Dentro do conceito de SEO, a autoridade está relacionada à confiabilidade do domínio. Quando o seu site recebe vários direcionamentos, os buscadores começam a enxergá-lo de maneira positiva.

É como se ele estivesse sendo recomendado para os leitores, mas mesmo sendo algo relativamente simples, é necessário muito cuidado ao aplicar essa estratégia.

Se os links do seu site forem todos provenientes do mesmo domínio, eles acabam perdendo a relevância para o Google.

Apesar de a qualidade ser mais importante do que a quantidade para essa estratégia, isso não significa que você pode receber links apenas de um site. O ideal é variar o direcionamento, sendo indicado por, pelo menos, três sites distintos.

Em vista de todas essas vantagens que mostramos aqui, podemos dizer que vale a pena investir em link building por diversas razões.

Uma empresa de controles patrimoniais, por exemplo, terá o seu site em uma posição mais alta no Google e nos demais buscadores.

Eles serão capazes de encontrar novas páginas no seu domínio durante as pesquisas, variando as entradas de tráfego orgânico.

Quanto mais leitores acessam o seu site, mais credibilidade e confiabilidade o seu negócio conquista como marca no mercado, e você ainda pode se beneficiar do tráfego de referência direcionado.

Ainda, não podemos deixar de dizer que para qualquer empresa, como uma de andaime aluguel, essa estratégia é muito benéfica e vale o investimento por ser de baixo custo.

Conclusão

Sempre existe aquele site que nos serve como referência para o nosso próprio domínio. Confiamos em seu conteúdo, gostamos de navegar por ele, e por isso, direcionamos nossos visitantes sem preocupações.

Para que você receba backlinks, o seu site precisa ser referência na web e conquistar a confiança de outros domínios.

Quando isso acontece, você coloca em prática as estratégias de link building e transforma o seu portal em uma página bem vista pelo Google. A partir disso, ele terá mais acessos e aparecerá entre os primeiros resultados de pesquisa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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