Fisioterapia contribui para melhor qualidade de vida do portador de deficiência física





Inclusão, reconhecimento e motivação


Período marcado por reconhecer, reafirmar e refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros declararam ter alguma tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população brasileira.


A Fisioterapia atua no movimento e nas funções do corpo humano com o objetivo de preservar órgãos, sistemas e funções do corpo, é responsável pela avaliação, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com deficiência, promovendo melhora na qualidade de vida e reintegração social. Qualidade de vida que envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, saúde e educação.


O coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, Fabio Bezerra, destaca o papel da atuação do profissional com o paciente "Uma das questões como de ser locomover, ter autonomia. Então o profissional vai trabalhar a habilidade dessa capacidade, que o paciente precisa ter. Mas é preciso pensar além do padronizado, apesar dessa deficiência é como tornar ele capaz de realizar a sua própria locomoção. Assim eliminar a ideia do capacitismo, de não é taxar essa pessoa de incapaz. Os atletas das Paraolimpíadas trouxeram essa reflexão e realidade para todos nós, é possível, há superação, determinação e recordes".


O cérebro humano tem capacidade para se readaptar a novas situações ou recuperar funções perdidas, mas para isso é necessário ter estímulos novos e diários, o que chamamos de plasticidade cerebral. A pessoa com uma lesão no sistema nervoso por traumatismo, congênito ou agravos ao entrar em um programa de fisioterapia, provavelmente terá chances de recuperar a função. E com isso, conquistar sua independência funcional melhorar a qualidade de vida.


"O papel da fisioterapia, mais do que fortalecer o músculo e ganhar movimento, é ajudar exatamente a pessoa encontrar o lugar social, onde ela se encontra. É preciso explorar essa potencialidade total de cada um".


O fisioterapeuta deve realizar uma avaliação minuciosa de cada paciente, e a partir daí traçar os objetivos da reabilitação e escolher as técnicas adequadas para que esses objetivos sejam cumpridos. A prática da fisioterapia pode ser feita em qualquer idade, pois não existem limites. O profissional pode tratar desde o bebê prematuro, até o idoso com mal de Parkinson.


Fabio destaca a importância do cuidado e olhar humanizado "Questões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais e assim por diante, a ideia de qualquer terapia seja ela médica ou fisioterápica é enxergar o paciente com este todo: fatores biológicos e psicossociais. Quando analisado, cada caso é uma realidade de deficiência: a criança vai ser tratada de um jeito, porque ela vai ter que aprender a lidar com o mundo de uma forma e crescer, mas quando pensado nas outras fases da vida, principalmente, os fatores psicossociais estão mais presente e nesse caso estamos falando é de vencer esses medos e se superar dia após dia"


O importante é o paciente iniciar o processo de reabilitação o quanto antes, quando o tratamento permitir, e lembrar que o processo envolve etapas de desenvolvimento desde a força muscular e resistência para a realização das atividades. As pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva.


Sobre a Anhanguera


Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com  e blog.anhanguera.com .


Sobre a Kroton


A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br

Postar um comentário

0 Comentários