Entenda a importância de estar por dentro das estratégias da concorrência

 


A análise de concorrência trata-se de um estudo a respeito do desempenho de outros negócios do mesmo mercado que o seu. Ou seja, independentemente do segmento de atuação de uma empresa, existe muita competitividade.

Conquistar espaço no mercado é um desafio comum entre as organizações, principalmente diante de incertezas econômicas e inseridos em um contexto que torna a aquisição de clientes uma tarefa mais complexa.

Entretanto, se você sabe o que os seus concorrentes estão fazendo, é capaz de encontrar maneiras de se posicionar em seu mercado de atuação.

O consumidor moderno pode comprar o mesmo produto ou serviço de diferentes empresas e, por meio da internet, tem mais facilidade para comparar preços, qualidade e atendimento.

Em vista disso, as empresas começam a investir em diferentes estratégias de marketing, mas elas não terão um bom desempenho se você não souber o que os seus concorrentes estão fazendo.

Isso não se aplica apenas às estratégias de marketing, mas também em outros processos relevantes para os negócios.

A análise de concorrência pode ajudar nesse sentido, por isso, vamos explicar o seu conceito, como ela funciona no mundo comercial, de que forma é executada e quais são os seus benefícios. Confira!

Análise de concorrência: conceito

Análise de concorrência, também conhecida como análise de mercado, é um estudo sobre as empresas e seus concorrentes, em relação àquilo que oferecem ao público.

Por meio dela, é possível descobrir detalhes sobre a gestão comercial, como essas organizações são vistas pelos clientes, suas etapas de planejamento e gerenciamento de vendas, dentre outros.

Ou seja, com esse estudo, uma empresa de controles patrimoniais consegue melhorar suas tomadas de decisões, embasada em boas práticas.

Também é uma forma de identificar riscos e oportunidades, que podem prejudicar ou impulsionar as vendas. Seu funcionamento também está relacionado a grupos de atividades maiores, como no caso da inteligência comercial.

Como funciona no mundo comercial?

No universo comercial, também é essencial que os negócios saibam quem são seus concorrentes e o que eles fazem para conquistar o mercado, tendo em vista que o seu desafio é o mesmo que o deles.

Para colocar esse estudo em prática, você pode visitar outras lojas, ver quais são suas promoções e tudo aquilo que parece ter sucesso ou que não traz resultados.

Uma prática muito comum nesse sentido é comprar produtos da concorrência para saber como é o atendimento e de que forma o cliente é tratado.

Todas essas informações podem compor a estratégia de benchmarking do negócio, pois a análise é um processo de avaliação de concorrentes que traz as melhores práticas para as atividades de uma organização.

Uma empresa de montagem de quadro elétrico também pode recorrer ao benchmarking funcional, de modo a comparar uma função específica do negócio com outra que seja equivalente ao de um concorrente.

Mas, tenha em mente que para fazer essa comparação, a função estudada deve pertencer a um negócio de sucesso. Por exemplo, se você tem uma pequena loja de roupas, pode comparar as estratégias de vendas do seu negócio com as de uma grande rede.

Lembre-se de que estamos falando de um estudo comparativo, portanto, não vale a pena copiar as estratégias do concorrente. A diferenciação começa quando você desenvolve suas próprias estratégias, mesmo que elas sejam baseadas em outras.

Como a análise de concorrência pode ser aplicada?

Sabemos que fazer esse tipo de análise pode parecer um trabalho complexo, principalmente quando os recursos são escassos.

Para driblar as dificuldades, é vital contar com uma equipe dedicada ao estudo dos concorrentes. Se no momento isso não é possível, você pode investir em algumas ações simples, como:

  • Definir os objetivos da análise;
  • Escolher o que será analisado;
  • Determinar um método de coleta;
  • Levantar as informações;
  • Apresentar os resultados.

A análise de concorrência feita por uma empresa de aluguel de andaime começa pela definição dos objetivos, visto que é com isso que um resultado será obtido.

Pular esta etapa do funcionamento da análise de concorrência é perder tempo com dados pouco úteis ou não ter acesso a informações importantes.

Você pode buscar uma solução melhor para definir seus preços, melhorar a percepção da sua marca, fazendo com que ela seja reconhecida pelo bom atendimento, ou ainda conquistar novos clientes, conhecendo os pontos fracos de suas soluções.

Depois de saber quais são os seus objetivos, é importante listar os dados e informações relacionados aos seus concorrentes.

É possível criar um formulário com tudo aquilo que é realmente relevante para o seu objetivo, pois assim você evita que a análise dure mais tempo, o que pode levar o seu negócio a perder boas oportunidades.

Uma empresa especializada em antt registro pode pesquisar informações sobre a fundação e a gestão da empresa, quais são as estratégias de marketing e comunicação adotadas, número de funcionários, além de diferenciais no mercado.

Também pode descobrir qual foi o faturamento de seu concorrente no último ano, quais são os seus principais produtos e serviços, como é sua política de preços e descontos, além de como o processo de market share é desenvolvido.

Geralmente, todos esses dados são abertos e estão disponíveis em plataformas de acesso público, mas ainda assim, precisamos investir em uma investigação comercial, consultando ex-clientes e utilizando ferramentas de análise.

Depois que você definir as informações necessárias para o seu estudo, precisa decidir qual será o método de coleta, prevendo os seus custos e o tempo que sua equipe precisará dedicar.

Feito isso, uma empresa de conserto de ar condicionado já pode começar sua análise sobre os concorrentes e sua atuação.

Lembre-se que é importante determinar um período bem definido para fazer a sua análise, tendo em vista que as estratégias de marketing e vendas podem mudar em épocas sazonais.

Depois de analisar todos os dados, é necessário mostrar os resultados para as áreas interessadas dentro do negócio.

Além do setor comercial, as informações precisam chegar ao departamento financeiro, ao setor de recursos humanos, à área de marketing, dentre outros, para que assim possam começar a implementar as mudanças necessárias.

Quais seus principais benefícios?

Agora que você já sabe como funciona a análise de concorrência, neste tópico, vamos mostrar todas as suas vantagens.

Afinal, ao fazer uma boa análise, tanto um fabricante de guia de concreto como qualquer outro tipo de negócio pode ter acesso a vários benefícios, tais como:

1 - Entender os rumos do mercado

Se você conhece bem os seus concorrentes, então é capaz de identificar as tendências do seu mercado. A maneira como as empresas líderes lidam com o seu público, fazem marketing ou contratam fornecedores influencia no futuro do mercado.

Nesse sentido, é preciso estar atento a todos esses aspectos para determinar quais serão as perspectivas para os próximos anos.

2 - Mais capacidade de inovação

Por meio da análise de concorrência, é inegável o aumento da capacidade de inovação dos negócios. A experiência vivenciada pelas referências de mercado e pelos seus concorrentes diretos contribui para reestruturar seus processos internos.

Um fabricante de bateria 60 amp não vai replicar as operações de seus concorrentes, mas sim, utilizá-las como base para os seus processos.

Isso é essencial porque cada empresa possui suas próprias particularidades e todas devem ser consideradas na implementação de mudanças.

3 - Identificar falhas de desempenho

Fazer uma boa análise de concorrência também possibilita que você identifique em seu negócio falhas de desempenho na execução de seus processos internos.

As referências de seu mercado são analisadas durante esse estudo e, a partir disso, você vai obter insights relevantes para o seu benchmarking.

Ademais, é uma forma de encontrar lacunas de desempenho dos concorrentes, para que assim seja possível evitá-las. Essa percepção serve de alerta para que o seu empreendimento atue de maneira preventiva.

4 - Entender o comportamento dos concorrentes

Dependendo da quantidade de informações que uma empresa de serviço funerário obtém durante a análise de concorrência, pode obter um entendimento apurado em relação ao comportamento dos seus concorrentes.

Isso não quer dizer que você vai descobrir um segredo comercial ou violar um código de conduta para ter acesso a informações privilegiadas. Pelo contrário: seu negócio irá utilizar as informações que tem para obter detalhes de seus concorrentes.

Você pode descobrir quem são os principais fornecedores deles, os processos logísticos que adotam, como eles se comunicam com o público, os produtos que impulsionam os lucros, bem como os seus diferenciais competitivos.

As respostas podem ser obtidas de maneira precisa, por meio de pesquisas minuciosas na internet, com ex-colaboradores, clientes, entre outras ferramentas.

Conclusão

Muito se fala da importância de entender os consumidores para entregar aquilo que eles esperam, mas, para se destacar e se diferenciar no mercado, você também precisa saber quem são os seus concorrentes.

Isso depende de um estudo para que se possa aplicar em seu negócio boas práticas de marketing, vendas, processos de produção, atendimento ao cliente, dentre outras atividades empresariais.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o conceito de análise de concorrência e todos os benefícios que ela pode trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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