Contabilidade: 4 ferramentas que você precisa conhecer



Um empresário ou gestor não pode ignorar a importância da contabilidade na rotina de um negócio, seja qual for o segmento de atuação. O que poucos sabem é como já existem ferramentas que podem ajudar e muito nesse esforço.

De fato, infelizmente até pouco tempo atrás, o Brasil era conhecido por ser um país em que a informalidade operava de modo muito grande. Naturalmente, isso impedia que as leis de cunho econômico ou financeiro fossem seguidas corretamente.

Contudo, isso tem mudado nos últimos anos. Basta pesquisarmos por algo como avaliacao patrimonial a valor de mercado na internet, que é um serviço da área, para verificarmos milhares de empresas prestando esse trabalho, de modo crescente.

Inclusive, uma pesquisa da REPeC (Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade), em parceria com a Abracicon, mostrou que no último ano o setor de contabilidade cresceu, sendo que sua receita média foi de 57%, bem maior do que o resto do mercado.

Isso mostra que cada vez mais as empresas grandes, médias e mesmo de pequeno porte estão procurando os serviços de contabilidade. Assim, os aspectos econômicos, financeiros e legais desses negócios só tendem a se favorecer.

Lembrando que o aspecto legal é imprescindível, comparável ao das leis trabalhistas. Ou seja, assim como uma empresa precisa dos serviços de uma clinica exame ocupacional para passar seus colaboradores, ela também necessita de um contador.

É justamente aí que entram as atuais ferramentas da área que você precisa conhecer, já que elas ajudam e não é pouco. Até porque, além dos deveres legais e práticos, hoje o assunto já se tornou uma questão de estratégia de crescimento.

Realmente, não é possível falar sobre crescimento sólido e sustentável caso você não tenha domínio contábil dos números da empresa. Além de que você precisa estar em dia com as regras e leis, para não ter dor de cabeça com as fiscalizações.

Se um negócio lida com entrega de documentos, por exemplo, a qualquer momento ele pode ter de mostrar uma nota fiscal, ou o livro caixa da empresa. Por isso decidimos escrever este artigo, auxiliando os empresários e gestores.

Além de indicar as 4 principais ferramentas, softwares ou aplicativos da atualidade, vamos aprofundar no conceito de contabilidade, bem como na sua importância, funcionalidades e nas vantagens de seguir as boas práticas da área.

Então, se você quer dominar de uma vez por todas o aspecto contábil do seu negócio, conseguindo a segurança e a eficiência de que tanto precisa, basta seguir adiante.

O que é a contabilidade?

Como vimos, foi-se o tempo em que a contabilidade era algo secundário na rotina de empresas que atuavam informalmente, ou uma exigência vista como algo arbitrário.

Hoje, trata-se de entender o aspecto contábil como um elemento estratégico, que não apenas ajuda as empresas a lidar com os próprios números, mas também mantém uma marca dentro da legalidade, criando uma imagem mais idônea e sustentável.

Além disso, a contabilidade também tem se unido cada vez mais com a tecnologia, com vistas a otimizar processos, diminuir questões burocráticas e automatizar maximamente as atividades envolvidas no dia a dia.

Atualmente, assim como algumas empresas não podem se imaginar sem uma internet com serviços de cabeamento estruturado, os gestores da área simplesmente não conseguiriam se imaginar sem as ferramentas e softwares contábeis.

Basicamente, as atividades e demandas desse setor podem envolver as seguintes frentes de trabalho:

  • O fluxo de caixa e o controle orçamentário;
  • A administração financeira por completo;
  • Planejamentos estratégicos de médio e longo prazo;
  • A análise de custos e de investimentos;
  • Constituição jurídica e todo o Direito Comercial;
  • Categorização de despesas e custos;
  • Planejamento, controle e estrutura organizacional;
  • Toda parte de contabilidade tributária;
  • Probabilidades e estatísticas com análise de dados.

Essa lista deixa bastante claro como a contabilidade lida com aspectos fundamentais de um negócio que quer crescer. Também assim, o setor envolve todas as questões de matemática financeira e até de mercado financeiro.

Ou seja, a rotina de operações financeiras, pagamentos, taxas, controle de inflação, amortização e até investimentos. Lembrando que isso é universal, seja para uma loja de roupas ou uma fábrica que faz brinde personalizado para empresa.

Por fim, as demonstrações contábeis que um gestor precisa dominar e que uma ferramenta tem de automatizar incluem questões como estudo de mercado, da concorrência, de oferta e demanda, bem como controle de preços, custos e competitividade.

1. Trello e os instrumentos de gestão

Quando se fala em gestão, fala-se naquele tipo de plataforma que pode controlar todas as frentes essenciais de um setor, que são os famosos PGCs (Programas para Gestão Contábil), como o Trello, criado em 2011 pela Fog Creek Software.

Essas ferramentas fazem a gestão de tarefas e também de equipes. Assim, são capazes de automatizar desde um alerta sobre o pagamento de tributos específicos, até o operador ou colaborador que será notificado no dia e na hora certa.

Logo, esse tipo de automatização traz várias vantagens, como a de delegar funções, estabelecer prazos e formalizar os processos operados pela empresa, deixando tudo registrado. 

Assim, uma empresa de recarga de extintores pode ter um controle muito maior, passando a responsabilizar cada funcionário por sua competência específica.

Depois, é possível gerar relatórios e projetar cenários futuros de modo muito mais assertivo, pois os indicadores de desempenho vão ajudar nesse tipo de esforço estratégico.

Além de gerar segurança, eficiência e até trabalho em equipe, hoje as ferramentas de gestão como o Trello atuam online. Ou seja, funcionam em plataformas da internet e conectadas à Computação na Nuvem, tornando o processo ainda mais fácil.

Com isso, qualquer gestor pode acompanhar as tarefas a distância, delegando novas atividades e controlando o panorama geral com poucos cliques. Em tempos de home office, uma ferramenta assim pode revolucionar o dia a dia da empresa.

Outras ferramentas similares ao Trello, que é a mais famosa PGC de hoje, incluem Nuubes, TaskDo, MasterDoc, Nuvtech e Teamfy.

2. Sobit: automatização e integração

Embora as PGCs constem como plataformas gerais que atendem o básico da rotina contábil, há outras ferramentas que lidam melhor com demandas nichadas e específicas.

O maior exemplo é o Sobit, que é referência em integração de sistemas, tornando melhor algo como a gestão da folha de pagamento frente às demandas fiscais.

Por exemplo, se o negócio lida com produção de almoço para empresa, ele pode ter colaboradores fixos na linha de frente, mas também freelancers e funcionários temporários.

Assim, um software desses ajuda na automatização do pagamento. Outra vantagem é unir a tecnologia a soluções como as de precificação de honorários e geração de lançamentos.

Aqui também podemos falar em ferramentas semelhantes, como as da Govbox ou da agência Visão Lógica, que também ajudam na automatização e integração segmentada.

3. SIEG e os tributos e notas fiscais

Outra frente exigente e que pode ser segmentada para ter uma ferramenta que opera de modo mais assertivo e direcionado: a das notas fiscais e do recolhimento de tributação.

De fato, trata-se de um dos aspectos legais mais importantes de qualquer negócio, podendo trazer grande dor de cabeça se não for devidamente conduzido.

Lembrando que o grande inimigo do direito tributário não é apenas a sonegação, mas também um enquadramento errado na tipificação ou o recolhimento de uma quantia errada.

Afinal, se uma empresa trabalha com aula de direção para habilitados no sul do país, ela pode ter encargos percentuais e deveres totalmente diferentes de quem trabalha no norte ou nordeste. Isso porque a divisa não é apenas federal, mas também estadual.

Por isso mesmo, além de automatizar tudo, a plataforma SIEG funciona em segundo plano, permitindo que você faça outras atividades enquanto ela gera as devidas NFC-e, que são as Notas Fiscais do Consumidor Eletrônica.

Outro exemplo de software desses é o Arquivei, que também se conecta à Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) e às devidas prefeituras para conferir tributações locais.

4. Nucont: futuro e estratégia

Por fim, para que nunca mais você pense que contabilidade é só uma burocracia matemática ou que é apenas algo que você faz para não ter problemas com fiscais, o Nucont e as ferramentas similares projetam cenários futuros.

Ou seja, por meio de painéis e gráficos você visualiza aqueles pontos essenciais que citamos acima, sem o qual nenhuma empresa pode crescer. Eles vão do fluxo de caixa e dos custos e despesas até questões de competitividade e estatísticas.

Com isso, você usa a contabilidade para manter a saúde financeira do seu negócio, além de desenhar as etapas de crescimento no curto, médio e longo prazo.

Considerações finais

As ferramentas de contabilidade vão muito além de questões matemáticas abstratas ou pontos jurídicos que oprimem as empresas.

No fundo, a implementação das soluções corretas pode revolucionar seu negócio, trazendo segurança, eficiência, assertividade e cenários de expansão.

Com as dicas práticas das principais ferramentas da área, tal como aprofundado neste artigo, certamente você vai poder dar os passos certos na direção do sucesso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários