Os resultados obtidos na 14ª sondagem, conforme era esperado, foram positivos. Acompanham a recuperação econômica e redução das restrições sanitárias no período. A melhora nos números da pandemia e o avanço da vacinação podem ter contribuído para a evolução nos indicadores de confiança e expectativa.
Cabe ressaltar que os referidos indicadores estão no melhor patamar, desde o último trimestre de 2019. Porém, esse patamar ainda não foi ultrapassado. Ou seja: os indicadores ainda não registram uma retomada completa das condições pré-pandêmicas.
A Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é conduzida trimestralmente pela ADVB, com apoio técnico da Fipe. Objetivo é acompanhar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing sobre a evolução recente da economia brasileira, dos setores em que atuam e das empresas em que trabalham.
Também mede as expectativas para os próximos 12 meses. A sondagem inclui levantamento das expectativas de dirigentes e ocupantes de cargos das áreas citadas quanto ao desempenho das vendas e da verba à disposição para ações de marketing no futuro próximo.
Amostra da sondagem
Foram convidados a participar indivíduos com cargos nas áreas de vendas e marketing, dirigentes e ocupantes de postos relevantes em suas organizações. A 14ª rodada da sondagem, referente ao 2º trimestre de 2021, coletou 443 respostas entre 10 de junho de 2021 e 9 de agosto de 2021.
Perfil dos respondentes e empresas
Dos respondentes, 74,6% eram do gênero masculino. Destes, 64,7% tinham 45 anos ou mais. Em termos geográficos, predominavam na amostra respondentes de empresas sediadas em São Paulo (40,0%) e entre outras unidades federativas (60%).
0 Comentários