Animais do zoológico de Uberlândia recebem trabalho de enriquecimento ambiental





Cardápio e utilização de espaços nos recintos são utilizados para simular o habitat natural, contribuindo para bem-estar das espécies







Fotos: Araípedes Luz - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU


Um cardápio criativo e com incrementos a cada semana faz parte da rotina dos cerca de 150 animais que habitam o Zoológico Municipal de Uberlândia. O processo conhecido como ‘Enriquecimento Ambiental’ é aplicado de forma permanente e trabalha cinco frentes que simulam o habitat natural e otimizam a qualidade de vida das espécies: alimentação, cognição, sensorial, físico e social.


O trabalho adotado pela Prefeitura de Uberlândia desde 2019, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, segue planejamento conforme necessidades específicas de cada espécie, com adaptações que consideram a época do ano. Para as altas temperaturas do verão, o cardápio é dominado por folhas, frutos e flores. Além de picolés de carnes, a ingestão de água é incrementada com outros alimentos, como gelatinas. Para as baixas temperaturas, alimentos mais calóricos como castanhas e nozes.







Fotos: Araípedes Luz - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU


A dieta é elaborada por zootecnista com apoio de veterinária e bióloga. Para ter um alto nível de qualidade, os alimentos são adquiridos com empresas selecionadas por meio de licitação.


"Geralmente, utilizamos utensílios que eles conseguem acessar, como casca de melão e côco, e copinhos para os primatas. Tudo pensando na habilidade do animal e no local do recinto que ele mais utiliza, pois, além de aliviar o calor, a prática estimula a cognição e o comportamento natural que ele teria na natureza", destacou a médica veterinária Andressa Afonso Borges.


Benefícios amplos







Fotos: Araípedes Luz - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU


Os benefícios do Enriquecimento Ambiental têm foco cognitivo e físico, com a disposição de itens que estimulam a inteligência e habilidade de explorar os recintos. Com a oferta de um banquete com variados sabores, aromas e texturas é estimulado o fator sensorial. Enquanto o benefício social é atendido com a junção de animais da mesma espécie e que têm o hábito de viver em grupos.


O diretor do Zoológico Municipal, Amado Junior, destaca que o trabalho diário tem foco em contribuir para que o Zoológico seja um grande centro de recuperação e cuidado para animais silvestres que não possuem condição de integrar o seu habitat.


"Além da educação ambiental, pesquisa e lazer, nossa função é a preservação e conservação. Para isso, seguimos as diretrizes da gestão municipal em trabalharmos, principalmente, para que os animais tenham uma condição de saúde adequada e um bem-estar tranquilo, se sentindo assim em ambientes mais ligados à área de cada espécie", concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários