3 tendências de segmentação para campanhas de mídia digital



Nas mídias digitais, realizar a segmentação do público é um fator importante, sendo uma forma de garantir uma estratégia eficiente e que consiga trazer resultados. Com isso, torna-se essencial acompanhar as tendências de segmentação


Com o crescimento do mundo digital e dos consumidores aderindo à internet como um canal de compra, as empresas foram obrigadas a implementar estratégias digitais aos seus serviços e ao seu mundo de maneira geral.


Ou seja, como forma de superar a crise e não derrubar os seus negócios, o mercado teve que se adaptar a essas mudanças e aumentar os seus investimentos na implementação das mídias digitais na sua rotina.


Isso aconteceu principalmente com o setor de publicidade, uma vez que, ao utilizá-las, as empresas têm uma chance maior de desenvolvimento, devido ao aumento do alcance e da possibilidade mais prática de promoção de anúncios. 


Como consequência, houve um aumento considerável da competitividade, com marcas disputando a atenção dos usuários em ambientes cada vez mais carregados de propagandas. 


Dessa forma, a implementação de estratégias mais elaboradas e profissionais de marketing se fazem necessárias, visando garantir o sucesso e o alcance dos objetivos de cada projeto por parte das empresas inseridas nas mídias digitais. 


Observe que, logo que entrar em uma rede social, é possível se deparar com diversas marcas de empresa de recarga de extintores, obrigando-as a encontrar maneiras de conseguir se destacar e ser a escolhida entre tantas opções.


Uma estratégia nesse sentido é a realização da segmentação dos clientes para os projetos de mídia digital. Isso porque, pelo fato de a internet ser um ambiente que aceita todos os tipos de usuários, para aumentar sua eficiência, é preciso focar em quem compra.


Mas, primeiro, é preciso entender o que significa realizar a segmentação do público de uma empresa. Acompanhe a leitura para saber mais!

Afinal, o que é e para quê serve a segmentação?

Esse conceito diz respeito à determinação de um alvo, ou seja, um direcionamento para as campanhas. 


Isso é realizado a partir da reunião de diversas informações sobre os seus clientes e as suas características, como hábitos de consumo, interesses e problemas, para usá-los como uma oportunidade de criar uma campanha que mais os agrada. 


Logo, uma empresa de carros faz uma análise de seus clientes e percebe que eles estão com dificuldades de direção, conseguindo iniciar um projeto de aula de direção para habilitados, como forma de solucionar o seu problema e fazê-la ser mais eficiente.


Dessa maneira, a marca pode aumentar a sua presença digital e por meio da criação de campanhas estratégicas, garantindo que o público atingido sinta apelo pelos produtos oferecidos por ela, tendo acesso a eles, o que prova que a campanha obteve resultados. 


Como consequência, os gastos com estratégias que não funcionam têm uma diminuição considerável, pois o que for criado conseguirá chegar aos consumidores desejados e que têm maiores chances de dar retorno à marca.


Isso acontece por meio de uma identificação de diversos grupos menores de audiências e suas categorizações, tornando possível conhecer mais a fundo os objetivos, desejos e necessidades de cada um deles, criando campanhas melhor direcionadas. 


Como resultado, a empresa consegue implementar uma comunicação personalizada para cada grupo de contato, tornando-a mais eficiente, visto que se adequa às suas condições e desejos, o que aumenta as possibilidades de conexão entre o consumidor e a marca. 


Por exemplo, uma empresa que faz avaliação patrimonial a valor de mercado e sabe que os seus clientes têm um poder de compra maior, tendo conhecimento de sua localização, pode adaptar uma campanha nesses requisitos e garantir maior alcance de audiência.


Ao que se refere às segmentações mais utilizadas em campanhas de mídia digital, existem alguns tipos, que são:


  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação socioeconômica;
  • Segmentação geográfica;
  • Segmentação psicográfica;
  • Segmentação comportamental.

Desse modo, é possível perceber que realizar a segmentação de clientes, torna possível uma maior conversão, aumentando as vendas e o lucro geral da empresa, possibilitando que ela se desenvolva de maneira mais assertiva. 

Objetivos da segmentação para campanhas

Assim como qualquer outra estratégia que uma empresa pode aplicar em seu cronograma, a segmentação para campanhas possui alguns objetivos diversos que melhoraram o desempenho dela. Serão analisados alguns deles:

Criação de imagem

Também conhecida como Brand Awareness, a segmentação da campanha pode ser utilizada para criar uma reputação, ou seja, uma imagem para a marca. Ela é feita por meio de uma delimitação menos segmentada, abrangendo um público maior. 


Isso acontece porque, se for determinada uma audiência muito específica e pequena, o alcance do projeto será menor, o que acaba fazendo com que o impacto esperado não seja alcançado. 


Assim, uma franquia de entrega de documentos nova no mercado precisa alcançar mais pessoas para garantir a criação de uma imagem conhecida e desejada, exigindo que a segmentação seja menor, pois assim conseguirá chegar a mais pessoas. 

Melhora das conversões

O objetivo da realização da segmentação de público de uma empresa é conhecido como performance, se ela desejar aumentar as conversões diretas, isto é, as vendas em geral ou visitas a uma página na internet.


Para isso, a segmentação maior e mais específica é mais indicada, afinal, quando combinada com outras estratégias de marketing, pode afetar exclusivamente o público desejado, fazendo com que os resultados desejados sejam alcançados. 


Portanto, é fundamental realizar a análise de público com cuidado e corretamente, visando a garantia de que o público afetado será o que mais interagirá com o conteúdo e aumentará, de fato, a taxa de conversão.


Como exemplo, uma empresa que deseja obter crescimento nas vendas de serviços de cabeamento estruturado pode subir a frequência do e-mail marketing, aumentando os acessos ao seu site e, consequentemente, a contratação do serviço.

Principais meios de segmentação de campanhas

Ao que se refere às tendências de mídia digital para as empresas, existem algumas opções no mercado que valem a pena receber certa atenção:


1. Personalização das mensagens

Uma das melhores maneiras de conseguir atingir os clientes e fazer com que os resultados sejam efetivamente alcançados, é promover a personalização do atendimento de acordo com os seus interesses, principalmente através das mensagens. 


Dessa forma, ter uma segmentação dos clientes garante que conteúdos de relevância possam ser entregues para cada usuário.


Nesse cenário, um negócio de brinde personalizado para empresa só envia propaganda de seu produto para clientes que possuam uma instituição e tenham interesse em comprar esse tipo de produto. 


Contudo, a maior tendência está relacionada à automação desse processo, garantindo que o processo seja feito corretamente e de modo mais eficiente, sem gasto de tempo de trabalho com o envio das mensagens, além de analisar quais delas foram eficientes. 

2. Integração omnichannel

Como uma forma de se adaptar ao novo comportamento dos seus consumidores, que usam diversos dispositivos, as empresas adotaram o omnichannel, que nada mais é do que a integração e otimização da comunicação com seus clientes dentro e fora do mundo digital. 


A partir dele, o cliente não percebe a diferença entre uma empresa que esteja online e offline, com base na integração das lojas físicas, virtuais e os seus compradores. 

3. Anúncios em vídeo

O vídeo marketing é uma área que vem crescendo muito nos últimos tempos, uma vez que é uma estratégia que tem alta taxa de conversão, aumentando o incentivo das marcas de personalizar seu conteúdo para aumentar a satisfação dos seus clientes. 


Dessa maneira, um negócio de almoço para empresa consegue contratar um anúncio na televisão, pois simplifica a entrega de anúncios, criando um pequeno vídeo que prenda a atenção do telespectador e faça-o se interessar do início ao fim. 

O futuro da segmentação

A segmentação de público também encontrará tendências de crescimento pelos próximos anos, sendo essencial aproveitá-las para aumentar os resultados. Por isso, algumas das principais tendências para o futuro são:


  • Personalização de mensagens de acordo com cada interesse;
  • Uso de dados primários;
  • Extinção dos cookies third-party;
  • Segmentação contextual.

Isso é, a maior parte delas terá o foco voltado para a experiência do cliente e o aumento de 

sua satisfação com o serviço da empresa.


Por exemplo, uma clinica exame ocupacional irá entender os tipos de conteúdos que os seus consumidores mais gostam, criando uma publicidade de acordo com isso e tornando-a menos intrusiva, oferecendo melhor uma solução. 

Considerações finais

Realizar a segmentação do público é uma estratégia essencial para a garantia do desenvolvimento de campanhas relevantes e que consigam alcançar a audiência correta, gerando o crescimento de uma empresa.


Nesse contexto, torna-se importante acompanhar as tendências relacionadas ao assunto, visto que elas são o melhor caminho para garantir que uma marca está conseguindo investir corretamente para chegar até os seus clientes e alcançar bons resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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