Transformação digital: entenda este conceito



O processo de transformação digital está acontecendo a alguns anos e tem afetado diversas empresas de variados setores. 

Por meio dos avanços tecnológicos, diversas áreas empresariais têm ganhado mais tempo e qualidade em suas atividades.

O termo transformação digital tem ganhado cada vez mais atenção do mercado, principalmente por conta das inúmeras vantagens que ele representa.

Entretanto, é importante pensar que é necessário muito trabalho para ele acontecer desde o momento da instalação de internet.

Também é preciso ter em mente que o processo de transformação digital não é um elemento exclusivo dos setores de TI, e sim a automação de processos em todas as áreas da empresa, para otimizar o serviço como um todo.

Para conseguir compreender isso, é preciso ter um bom entendimento sobre o conceito da transformação e seu impacto no mercado atual e na sociedade, sabendo como aplicar corretamente estas ações em seu empreendimento.

Afinal, a transformação digital é um processo que tem acontecido a muito tempo, embora apenas agora ela tenha dado uma corrida mais rápida e começado a se fazer notar. 

A verdade é que o começo dessa transformação vem desde a era pré-digital. Atualizar-se sempre foi um conceito importante para empresas de todos os portes. 

Dessa maneira, você consegue uma boa estrutura e se mantém em alta em um mercado cada vez mais concorrido, como o de venda de notebook novo.

As técnicas e regras que controlavam o mercado começaram a mudar com a inserção da tecnologia como ferramenta de trabalho. 

A capacidade de otimização acabou vencendo a disputa, e muitas empresas começaram a se adaptar.

Aquelas que não seguiram a onda acabaram ficando para trás, mostrando a força e a relevância desse tipo de ação. 

A transformação digital, entretanto, não é simplesmente a utilização de computadores ou sistemas para a empresa.

Trata-se de uma mudança estrutural, muito mais assertiva e que desempenha um papel essencial em todo o processo corporativo.

Enquanto muitas empresas pararam ao criar uma conta em redes sociais ou um blog, outras estão de fato usando a tecnologia para alavancar suas atividades e criar novas possibilidades de interação com sua empresa de locação de sala privativa.

Essa mudança deve ser completa para configurar uma transformação. O conceito da tecnologia deixa de se tornar o futuro e passa para o agora, tornando-se uma figura estratégica no desenvolvimento da empresa.

Esse tipo de ação não é rápida e nem fácil. É preciso muito trabalho e o consumo de diversos recursos, mas os resultados compensam muito esse período. 

Portanto, engana-se quem pensa que apenas as gigantes do mercado podem aproveitar esse tipo de ação.

Qualquer empresa de qualquer porte pode passar por esse processo, adiantando-se e colocando-se na frente da competição em seus nichos de atividade, conseguindo muito mais produtividade e por consequência clientes.

Principais tendências da transformação digital

Para conseguir ficar por dentro do conceito da transformação digital, você precisa saber quais são as principais atividades que as empresas estão procurando. 

Essas tendências representam grandes avanços que têm trazido grandes resultados.

Por isso, é importante compreendê-los para conseguir encontrar as melhores opções para você no mercado de máquina de café automática.

Inteligências artificiais

Este é um dos carros-chefe da transformação digital. O que antes era restrito aos filmes de ficção, hoje são atividades populares e de fácil acesso. 

As inteligências artificiais conseguem resolver uma série de problemas do dia a dia da empresa.

Dentre elas, uma das que mais se destaca é a Big Data. Esta ferramenta coleta uma infinidade de informações e compila-as em relatórios, fazendo em alguns instantes um trabalho que levaria dias, talvez meses de trabalho humano.

A análise de dados é um dos grandes trunfos modernos, e é responsável por conseguir conquistar resultados muito satisfatórios no que diz respeito a posicionamento de marca e ações publicitárias.

Até mesmo o processo de digitalização de livros pode ser automatizado com uma IA.

É preciso conhecer cada detalhe de sua empresa para conseguir crescer, e o Big Data permite que você tenha essas informações em tempo real e com constante atualização.

Essa ferramenta acaba possibilitando uma vantagem competitiva para a compreensão do mercado. 

Entretanto, não adianta ter uma série de relatórios se você não fizer nada com eles.

Por isso, o Data-driven marketing surgiu como uma força da transformação digital.

Ao utilizar os dados e informações coletadas pelo Big Data, empresas conseguiram criar ferramentas muito mais qualificadas de ações de marketing, alcançando o público de maneira mais assertiva.

Por isso, uma das principais evoluções desse formato é a incorporação da análise de dados em todos os recursos à sua disposição.

Internet das Coisas

O conceito de Internet das Coisas é um dos mais inovadores dos últimos tempos. 

Com a IoT, é possível conectar diversos dispositivos que não são próprios para a internet com a utilização de equipamentos de controle, como:

  • Smartphones;
  • Tablets;
  • Computadores;
  • Notebooks.

Com esse tipo de ferramenta, você pode criar uma automação muito mais adequada para sua empresa, conseguindo apresentar bons resultados enquanto economiza em diversas áreas com a utilização de um ponto eletrônico digital.

Além disso, você estará o tempo todo coletando informações em tempo real, permitindo que você consiga se estruturar para responder de imediato. 

A automação de elementos simples da empresa também ajuda muito seus colaboradores.

Sua equipe poderá ficar mais especializada, conseguindo resultados muito mais satisfatórios para sua empresa.

RA e VR

Estes dois conceitos estão sendo muito utilizados por empresas de diversos setores. A sigla RA representa Realidade Aumentada, e serve como um apoio digital de uma interação.

Quando você utiliza a câmera de seu celular em um QR code ou um cardápio, por exemplo, a realidade aumentada oferece informações adicionais de maneira dinâmica, permitindo que você faça escolhas mais assertivas como a escolha de um carimbo para empresa.

Por outro lado, o VR, ou Virtual Reality (Realidade Virtual) trata de um elemento de imersão muito maior. 

Com a realidade virtual, você está inteiramente ligado à tecnologia, com todos os sentidos.

O mercado imobiliário em particular tem usado muito esse conceito para conseguir apresentar oportunidades de imóveis para seus clientes. 

Com uma viagem em realidade virtual, você não precisa ir até o local para conseguir avaliar o imóvel por completo.

Mais do que isso, é possível fazer alterações de decoração para identificar se o imóvel ficará exatamente como você sempre sonhou. 

Essas tecnologias têm muita força no mercado, e estão se tornando cada vez mais comuns.

Machine Learning

Outro conceito relacionado às inteligências artificiais. No caso do machine learning, é importante pensar que isso tem um impacto direto na maioria das IA utilizadas por sua empresa.

Trata-se da ferramenta de aprendizagem de uma máquina. 

Por meio de diversas programações complexas, o equipamento é capaz de “simular” a mente humana, conseguindo identificar seus próprios erros e começar a buscar respostas mais satisfatórias.

Essa tecnologia não precisa de nenhuma intervenção humana. A máquina se organiza sozinha para buscar a solução mais satisfatória, e altera sua própria programação para começar a agir da maneira correta.

Esse tipo de ferramenta tem sido muito utilizado em diversas opções no mercado. Os chatbots são um exemplo. 

Este dispositivo funciona como um atendente digital, que responde uma série de dúvidas básicas sobre sua empresa.

A ideia por trás do chatbot é desafogar linhas de atendimento e permitir que apenas casos realmente complexos passem por ele, como efetivar a venda de um banner personalizado.

Por meio do machine learning, o chatbot pode identificar respostas que não foi capaz de dar e procurar melhores resultados para o futuro.

Alguns dispositivos de voz também utilizam essa técnica para se adaptarem aos gostos e rotinas de seus usuários, permitindo uma interação muito mais interessante e dinâmica.

Resultados da transformação digital

Existem diversas vantagens na aplicação de ferramentas de transformação digital, mas é importante fazer uma avaliação constante de seus elementos. 

Esta é uma jornada contínua, uma vez que a tecnologia continuará se desenvolvendo.

Por isso, este processo deve continuar e você precisa compreender e buscar resultados satisfatórios para conseguir explorar todo o seu potencial de utilização de recursos.

A atualização é muito importante enquanto ferramenta para que você continue aproveitando todos os benefícios que a tecnologia é capaz de apresentar.

Tornando-se uma liderança no mercado e identificando que esta mudança deve ser altiva e constante para gerar bons resultados.

Considerações finais

Portanto, conhecer a transformação digital é o primeiro passo para que sua empresa se torne uma referência na área em que atua.

Você precisa compreender o quão importante é estar adaptado, e que empresas que são resistentes a essas mudanças acabam sendo prejudicadas.

Por isso, é importante garantir bons resultados ao utilizar estes recursos para sua empresa, conseguindo conquistar com mais satisfação seu posicionamento de mercado, explorando os recursos tecnológicos para conseguir aumentar suas capacidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários