Networking: o que é?



A união faz a força, segundo o antigo ditado, os esforços que culminam em inovações e avanços para a indústria e outros setores econômicos são realizados a partir de uma contribuição conjunta, tal colaboração é traçada por meio do networking

A alcunha em inglês é usada para indicar a construção de relacionamentos profissionais entre entes do mesmo segmento econômico e área do conhecimento, com o fim de gerar benefícios mútuos para ambos. 

Um símbolo da prática são os eventos e congressos para discussão de inovações nas áreas da tecnologia, agronomia, minas e energia.

Além das feiras que abrangem temas da publicidade e administração para empresas do comércio e serviços. 

A aliança resultante de amizades entre indivíduos que compartilham o mesmo setor de trabalho é uma fórmula antiga para troca de conhecimento. 

Presente em todas as etapas da experiência humana, o networking foi o principal motor de desenvolvimento social. 

Apesar da nomenclatura complicada, o hábito do networking é inerente ao comportamento humano, atuando desde o instante em que uma criança pede auxílio do colega de escola para fazer o dever de casa. Cada estudante cria uma ajuda mútua para solução de falhas. 

O estudante que apresenta bom desempenho em matemática une-se ao estudante de baixo desempenho na matéria, porém, bom em gramática, fraqueza do primeiro aluno. 

A troca de riquezas intangíveis é ponto de partida para os modos mais sofisticados de comércio. 

Networking é também uma maneira de estabelecer paz entre concorrentes, substituindo hostilidade por cordialidade. 

Torna as disputas mais produtivas, retirando o foco da eliminação de adversários e reposicionando para a melhoria de processos. 

Em tempos de avanço informacional por meio da instalação de internet, o networking ganha novos meios no que compete à comunicação. 

A aproximação de mercados e divisas transforma um tema tão comum em questão de urgência. 

Expansão de mercados

A transição de mercados locais para mercados internacionais provocou uma avalanche de novos produtos, empresas, métodos de produção e distribuição no cenário interno de cada região. A mudança exigiu a cooperação conjunta para solucionar os problemas resultantes. 

A popularização da locação de máquina de café mesmo em regiões onde não havia o costume de consumo diário da bebida é um exemplo deste fenômeno. 

A cultura organizacional de diversos locais se mesclaram por meio do compartilhamento de dados. 

O networking foi uma das salvações para empresas que se encontraram à beira da insolvência diante deste novo cenário. 

A construção de contatos valiosos permitiu a formação de parcerias prevendo a troca de tecnologia. 

Grandes teorias da administração, logística e marketing nasceram do ambiente organizacional de uma empresa pioneira que disponibilizou o modelo bem-sucedido para o conhecimento e investigação do público, como a implantação de ponto eletrônico digital

O compartilhamento de informações típico do networking pode ser visto como uma desvantagem para a empresa que decide ceder o conhecimento gerado em seus espaços. 

No entanto, a associação de uma marca a teorias aclamadas solidificou sua alta posição. 

A influência de uma empresa para seu setor econômico é construída por meio de contribuições significativas para o desenvolvimento da área. 

A construção de um nome é o principal passo para a associação deste ao produto oferecido no imaginário da audiência. 

Networking para pessoas

As contribuições positivas do networking não se restringem às empresas. 

A criação de um grupo de contatos com o qual se possa contar é uma ferramenta que abre oportunidades para alcançar experiências significativas, tais como: 

  • Qualificação profissional exclusiva; 
  • Obtenção de melhores posições profissionais;
  • Vivência com processos inovadores; 
  • Construção de laços engrandecedores. 

A iniciativa de networking deve partir de um interesse genuíno em receber e oferecer conhecimento significativo. 

No contexto profissional, conhecer pessoas experientes é uma chance de entender como funciona a área em que está inserido. 

Um setor empresarial é formado por empresas e seus proprietários, gerentes e analistas, detentores de uma história de construção de carreira em torno das melhores maneiras de obter sucesso naquele mercado. 

Um estudante de um segmento pode encontrar dicas valiosas de estudo, conselhos sobre onde investir e como distribuir esforços em uma conversa com uma pessoa formada e colocada há anos dentro daquele ambiente organizacional. 

Um profissional habituado às demandas de sua área compreende o que realmente faz diferença e quais são os problemas que serão mais comumente enfrentados no trato de determinado produto ou serviço, além de formas de satisfazer o cliente. 

Diante da vivência os conhecimentos teóricos adquiridos são testados e desta forma, prova-se o seu valor. 

Um produtor de hot stamping dourado pode compartilhar quais cursos ou formas de qualificação foram mais decisivos para sua carreira. 

Entre as melhores maneiras de criar conexões engrandecedoras é frequentar eventos, congressos e feiras do setor ao qual deseja ingressar, buscando conhecer o funcionamento e as discussões mais relevantes para o segmento. 

Traduzindo-se em uma maneira efetiva de manter-se atualizado, a frequência nestas reuniões e a construção de uma boa rede de contatos garante uma qualificação personalizada, reunindo habilidades exclusivas e valiosas para o setor. 

Outro modo de mostrar-se disponível é o envolvimento em iniciativas filantrópicas e serviço voluntário dentro de uma instituição vinculada ao segmento de trabalho. 

Alternativa especial para aqueles que não se colocaram no mercado de trabalho ou são estudantes.

Networking eficaz

O networking deve ser exercido como uma atividade natural, um exercício de longo prazo para aquisição de resultados duradouros. 

Causa do fracasso em muitos casos, uma tentativa de networking apressada e mal colocada gera o efeito contrário ao que se propõe.

O princípio para nutrir uma boa rede de contatos parte do questionamento interno sobre o que se tem a oferecer a essas pessoas. 

Por ser uma troca, nutrir relações profissionais de peso envolve receber e entregar conhecimento. 

O indivíduo ou empresa que deseja investir em uma estratégia de networking para conseguir contatos e oportunidades deve atentar-se para a construção de uma imagem forte, com características definidas sobre quem é, o que quer e o que oferece. 

Aos que possuem pouca experiência e novatos em seus respectivos mercados, vale salientar que a construção de uma identidade está ligada à trajetória dentro e fora do ambiente de trabalho, como conquistas, interesses e aspirações. 

No contexto empresarial, a construção de uma marca que estampe cartões, chamadas e um carimbo para empresa é essencial para exibir as qualidades e o diferencial da iniciativa diante das demais que disputam o mesmo espaço. 

Espaços online

Ambas pessoas físicas e jurídicas podem utilizar-se das redes sociais e instrumentos digitais para criação de uma rede de contatos. 

Personalizar um perfil com boas informações sobre experiências profissionais, formação e certificados tornam uma imagem interessante. 

O uso de fotografias profissionais e uma postura adequada são fundamentais para a formação de uma boa impressão online. 

Apesar da ambientação informal que as redes sociais geram, o uso profissional deve seguir as normas aplicadas presencialmente.

As empresas podem exibir um banner personalizado em campanhas voltadas ao desenvolvimento de uma imagem de marca e as pessoas podem empregar fotos com boa resolução e luz para o perfil de suas redes. 

Profissionais liberais podem demonstrar suas competências através da produção de conteúdo para a internet, por meio de publicações de artigos relevantes em blogs e periódicos do segmento. 

A produção de material é a maneira mais direta de oferecer conhecimento de valor para nutrir bons contatos. 

Um autor que publique uma solução para um problema encontra em sua audiência uma simpatia consequente da gratidão. 

Produzir e esperar repercussão não é o bastante, visto que cada postagem compete com outras milhões publicadas no mesmo segundo. 

O produtor de conteúdo deve entender que conquistar interações envolve entregar interações. 

Desta forma, em um notebook novo, cria-se uma rede de contatos ao comentar, curtir e acrescentar às postagens de outras pessoas do mesmo segmento, desenvolvendo uma atividade de benefício para ambas as partes.   

Espaços offline

Fora do ambiente virtual, as opções não perdem variedade. Um negócio que abarque diversas equipes ou um único profissional pode investir em eventos e reuniões para parceiros efetivos e potenciais parceiros organizados em sala privativa

A construção de cartões de visita é uma antiga ferramenta para troca de contato. A consolidação do uso de equipamentos digitais portáteis não transformam o cartão em instrumento obsoleto, ainda capaz de transmitir credibilidade para quem o recebe. 

Convidar e comparecer aos eventos aos quais se é convidado é parte do desenvolvimento de relações entre empresas e indivíduos. 

É necessário que ambas as partes sintam que estão sendo beneficiadas por esta espécie de contrato não dito. 

Conclusão

A palavra networking representa a teorização de um processo de troca de conhecimento e tecnologia entre diferentes entes da sociedade por meio da parceria, cooperação e amizade, característica tão comum nas relações humanas. 

Como seres sociais, os humanos se desenvolveram através da comunicação eficiente e auxílio mútuo para a construção de grandes feitos. 

A era digital modificou profundamente o mundo conhecido, mas algumas coisas continuam as mesmas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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