Meninas na Ciência: evento nacional gratuito aproxima meninas em idade escolar do universo científico



Meninas na Ciência: evento nacional gratuito aproxima meninas em idade escolar do universo científico




(Foto tirada em 2019, na edição presencial do projeto)

Organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), o Projeto Menina Ciência oferecerá palestras e atividades online com cientistas de 8 de setembro a 16 de outubro; inscrições se encerram no próximo domingo (29)

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Projeto Menina Ciência, que busca incentivar jovens alunas a ingressarem no universo científico. Organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com o apoio do PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura), o evento acontece na modalidade online, entre os dias 8 de setembro e 16 de outubro, e oferece palestras e atividades práticas gratuitas sobre temas como Astronomia, Química, Matemática, Física, Engenharia e Aeronáutica. São 150 vagas para meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

O projeto tem como principal objetivo aproximar as meninas da ciência de forma acessível e gratuita, contribuindo para a humanização da figura do cientista e rompendo com estereótipos. “Percebemos que muitas meninas se interessam pela ciência, mas não encontram estímulo ou oportunidade para se aprofundarem na área. Nesse sentido, a representatividade feminina é importante para que as jovens se sintam mais encorajadas e motivadas a adentrar o mundo da ciência”, afirma a professora da UFABC, Maria Inês Ribas Rodrigues, responsável pela coordenação do projeto.

Neste ano, o Menina Ciência também oferece 50 vagas para professores do Ensino Fundamental das redes pública e particular, que poderão acompanhar as atividades e participar do núcleo voltado para a formação continuada. “Os professores têm um papel fundamental para incentivar as meninas, para isso, precisam estar preparados. Nesse contexto, um dos focos das palestras será a alfabetização científica dos docentes.”

O curso é organizado de maneira voluntária por um comitê de pesquisadoras e professoras, além de graduandas e pós-graduandas da Universidade Federal do ABC, que atuam diretamente com as meninas, como monitoras.

Apoio com o idioma

Desta vez, o projeto terá abrangência internacional: as participantes poderão interagir com estudantes de uma escola no Reino Unido. Para isso, o projeto contará com o apoio da rede de escolas Red Balloon. “Nós seremos responsáveis pela logística e interação entre as meninas brasileiras e inglesas, organizando as aulas síncronas e prestando suporte caso haja necessidade de tradução”, explica Jessica Silazaki, consultora pedagógica da Red Balloon.

As inscrições para o projeto Menina Ciência se encerram no dia 29 de agosto e podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/pbsaTFaJ5bMaDbSRA. As alunas e professores serão selecionados a partir de um sorteio, que terá seu resultado divulgado dia 30/08 nas redes sociais e na página oficial do evento. Haverá certificados para as meninas participantes e monitoras que cumprirem pelo menos 70% das atividades previstas.

Mais informações estão disponíveis na página do projeto.



Sobre a UFABC (https://www.ufabc.edu.br) - O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa e instâncias do setor industrial e do poder executivo, legislativo e judiciário.

Sobre a Red Balloon
(www.redballoon.com.br) - Fundada em 1969, a Red Balloon é uma escola de inglês com metodologia exclusivamente desenvolvida para crianças e adolescentes, aplicada de maneira natural e divertida, com aulas de artes, culinária e outras atividades complementares. Conta com cerca de 120 unidades no Brasil, atuando nos modelos de unidades de rua e in school. A Red Balloon pertence à Cogna Educação, maior empresa de educação básica do país.

Postar um comentário

0 Comentários