FAMA Museu inaugura exposição com obras do modernismo brasileiro



FAMA Museu inaugura exposição com obras do modernismo brasileiro


Mostra reúne cerca de 100 gravuras de artistas centrais do período e de figuras que se destacaram a partir da década de 1960




PENDENT, 2015, Regina Silveira



A FAMA Museu, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo, inaugura a exposição Linhas em ruptura, com gravuras de figuras centrais do modernismo brasileiro e de artistas que se destacaram a partir da década de 1960. A abertura acontece no dia 28 de agosto na Sala Marcos Amaro.


Com curadoria de Luiz Armando Bagolin, a mostra exibe gravuras matriz e impressões de representantes do movimento, como Flávio de Carvalho, Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Maciej Babinsky e Darel, e de artistas com produções a partir dos anos 60, 70 e 80, como Mestre Noza, Edith Behring, Wesley Duke Lee, Evandro Carlos Jardim, Regina Silveira e Anna Bella Geiger.


Durante a modernidade, a gravura deixa de ser apenas um recurso ou técnica que servia à transmissão e reprodutibilidade de ideias ou exortações de caráter moral, político e científico, e passa a ter mais autonomia e liberdade. "Ao todo, a exposição reúne 113 obras dos principais artistas históricos da gravura brasileira. A seleção deles foi feita com o intuito de mostrar a diversidade de temas e de técnicas dentro da gravura.", explica Luiz Armando Bagolin.


Para garantir a acessibilidade e inclusão, Linhas em ruptura disponibilizará a opção de audioguia, obras adaptáveis e videolibras. A entrada é gratuita com agendamento de visita pelo site.


Paralelamente à exposição, a abertura conta com a oficina de impressão com o Xilomóvel, um ateliê itinerante de gravura, das 11h às 14h. Também será inaugurada a Sala Experiência - um novo espaço para atividades lúdicas para crianças e adultos. A primeira obra comissionada que ocupa o espaço da FAMA Museu é Construção infinita, uma instalação de Guilherme Teixeira que investiga as relações entre o fazer artístico, os jogos de armar e a escultura moderna e contemporânea.


FAMA Museu


Situada em Itu, a 100 km da capital paulista, a Fábrica de Arte Marcos Amaro - FAMA Museu - está localizada em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.


Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, salas expositivas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.


A coleção reúne mais de 2 mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Hélio Oiticica, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.


Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.


Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque, também no interior de São Paulo, a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.


Serviço:
Linhas em ruptura

Curadoria: Luiz Armando Bagolin
Abertura: 28 de agosto de 2021, a partir das 11h

Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h

Local: FAMA Museu

Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadeu, 09 - Vila São Francisco - Itu/SP


Entrada gratuita
Agendamento pelo site https://famamuseu.org.br/

Postar um comentário

0 Comentários