Brand equity: entenda o conceito e o passo a passo



Toda empresa precisa de brand equity, trata-se de uma estratégia que justifica o sucesso e a liderança que vemos de algumas marcas no mercado.

Isso acontece porque essas organizações souberam como agregar valor aos seus produtos e serviços, portanto, elas investiram em brand equity.

O mercado está cada vez mais concorrido e o consumidor pode comprar o mesmo produto ou serviço com inúmeros concorrentes. 

Portanto, se o seu negócio não gera valor, provavelmente, não será escolhido pelas pessoas.

Por outro lado, as companhias que investem tempo e dinheiro fazendo esse planejamento, têm resultados cada vez melhores.

Aquelas marcas famosas que vemos sempre em destaque no mercado são uma prova de que estratégias como o branding e o brand equity são essenciais.

E os resultados trazidos por essas ações influenciam positivamente nos resultados financeiros e nas vendas.

Se você quer gerar valor para o produto ou serviço que o seu negócio oferece, mas não sabe como começar, leia este artigo.

Aqui, vamos explicar o conceito de brand equity, sua importância e como essa estratégia pode ser aplicada. Assim, você vai aprimorar seus resultados e elevar a posição da sua marca.

O que é brand equity?

Brand equity é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “valor de marca”. 

Mas, é importante saber medir o valor de uma marca para colocar essa estratégia em prática.

O valor de uma marca é algo intangível, por isso, baseia-se em vários critérios abstratos de avaliação. 

Não estamos falando apenas de uma identidade facilmente reconhecida, pois também conhecemos empresas que são conhecidas negativamente.

Aqui, o que está em jogo é o modo como os clientes enxergam uma empresa que faz conserto de bomba hidráulica, por exemplo.

Avaliar essa percepção é necessário porque ela tem peso nos lucros e na valorização do negócio como um todo.

Tendo em vista que as estratégias de branding são capazes de fortalecer sua marca, podemos dizer que, quando são bem feitas, geram o brand equity. 

Em outras palavras, quanto mais forte for a imagem de uma empresa, mais valor ela terá no mercado.

Em vista disso, podemos dizer que a função dessa prática é agir sobre a percepção do cliente e o comportamento do consumidor em relação a uma marca, além de influenciar no modo como ele se sente e age em relação a ela.

E pelo fato de ele influenciar na decisão de compra e na lucratividade da companhia, começamos a entender um pouco mais sobre sua importância. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

 Brand equity: qual é a importância?

Ter uma marca forte no mercado faz toda a diferença, pense, por exemplo, em como você se comportaria ao comprar um notebook novo.

Você não vai se basear apenas nas funcionalidades do dispositivo, mas na marca dele também. E isso é algo que todo consumidor faz. É por essa razão que as marcas famosas lucram mais do que as outras.

Para que você entenda definitivamente qual é a importância do brand equity, vamos mostrar suas vantagens. São elas:

Conquista a lealdade do cliente

Quanto mais clientes leais uma marca tem, mais poderosa ela é, ou seja, a lealdade é um trunfo, mas ela só chega às mãos das empresas que investem em brand equity.

Um cliente leal volta para comprar, defende o seu negócio para outras pessoas, interage em seus canais de comunicação e recomendam seus produtos e serviços. Consequentemente, sua empresa terá um retorno bem maior.

Isso também acontece porque esses clientes que defendem o seu negócio são os mesmos que fazem compras mais caras, ou seja, aqueles que têm um ticket médio maior.

Mais influência no mercado

As marcas fortes, como um fabricante de impermeabilização de telhado, são aquelas que mais influenciam o mercado e ditam o ritmo dele. 

Portanto, aqui não nos referimos apenas aos consumidores, mas também estamos falando de:

  • Competidores;
  • Distribuidores;
  • Parceiros;
  • Veículos de imprensa.

Sendo assim, qualquer indivíduo ou organização que tenha participação em seu negócio é considerado um membro do mercado.

São as marcas fortes que lideram e têm preferência que influenciam o mercado quando o assunto é decidir uma data de lançamento, como um produto pode ser distribuído, estratégias de precificação e até ações de marketing.

Em linhas gerais, isso faz com que elas tenham mais vantagens frente aos concorrentes e mais sucesso com seus clientes.

Aprimora a percepção de valor

Além de aumentar o poder de influência de uma organização, como no caso de uma gráfica de banner rosa, o brand equity também causa grandes impactos no modo como os clientes percebem o valor do negócio.

Quanto mais forte a marca for, mais valor o cliente vai dar a ela. Isso significa que, em alguns casos, uma empresa pode cobrar um pouco mais caro por seus produtos, mesmo que eles sejam similares ou inferiores aos da concorrência.

Mesmo assim, ela terá a preferência dos consumidores. Quando isso acontece, os clientes passam a confiar mais no trabalho realizado, o que abre espaço para a empresa inovar e tomar boas decisões estratégicas.

E sabendo qual é a real importância de brand equity, no próximo tópico, vamos descobrir como investir nessa estratégia. 

Como investir em brand equity?

Para aproveitar todos os benefícios oferecidos por essa estratégia, uma empresa deve investir em ações.

Exibe uma mensagem forte

Toda empresa que deseja criar uma identificação com o público deve transmitir uma mensagem forte.

É importante descobrir qual é a mensagem certa para que uma empresa de digitalização de livros possa estreitar seu relacionamento com a audiência.

Para fortalecer a marca nesse nível, precisamos elaborar um planejamento de marketing de conteúdo, pois por meio dele teremos uma linha de comunicação mais adequada, relevante e interessante para o público-alvo.

Escolher o tom de voz

Algumas empresas falham ao criar uma imagem forte perante o público, inclusive aquelas que investem pesado em produção e distribuição de conteúdo porque não sabem escolher adequadamente sua voz e tom de voz.

É por meio desses elementos que a companhia conduz sua conversa com o público, assim sendo, voz e tom de voz devem ser pensados de modo a provocar reações positivas nas pessoas.

Sua empresa deve fazer como um fabricante de relogio de ponto digital e se comunicar de modo consistente com a audiência, pois uma vez que esses elementos são estabelecidos, eles não podem mudar.

Escolher canais de comunicação adequados

Se você já sabe qual mensagem quer passar e qual a voz e tom de voz que vai usar, está na hora de escolher quais serão os canais de comunicação que a sua marca vai usar daqui para frente.

Depois que você elaborar um bom planejamento de conteúdo, precisa escolher em quais pontos de contato sua empresa vai circular.

Mas, veja bem, estamos falando de escolhas, portanto, aquela ideia de que a empresa precisa estar em todas as redes sociais não passa de um mito.

Você deve fazer como um fabricante de adesivo para logotipo e estar onde seu público está. Isso significa que sua organização só vai usar as redes sociais que essas pessoas usam.

Portanto, não se esqueça de que o blog corporativo é um excelente canal para manter seu acervo de conteúdo e estreitar a relação com seus potenciais clientes.

Estar sempre ativo

Por fim, garanta que seus conteúdos sejam entregues com frequência para o público, portanto, de nada adianta produzir um material ou outro a cada 3 meses. 

Isso não vai fidelizar o público e nem criar uma imagem positiva sobre a sua marca.

Assim como no caso de uma empresa que aluga sala privativa, seu negócio precisa ser regular e ter uma produção contínua, que mantenha a audiência interessada e faça com que essas pessoas se aproximem cada vez mais.

Ao apresentar uma mensagem forte, em períodos regulares e por meio de canais bem escolhidos, todo o potencial do marketing digital estará a favor do seu negócio.

Sendo assim, facilmente ele será visto como a primeira escolha entre os consumidores.

Conclusão

Entender o que é e saber trabalhar o brand equity é fundamental para que uma empresa deixe de ser um negócio comum para se tornar uma grande potência em seu mercado.

Para isso, é necessário saber se planejar e usar adequadamente as estratégias de marketing digital. 

A partir disso, a companhia terá acesso a uma série de vantagens e benefícios que só as grandes marcas têm.

Neste artigo, você entendeu o conceito de brand equity e como colocá-lo em prática. Com ele, sua marca vai envolver emocionalmente o público e figurar entre as melhores escolhas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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