7 benefícios do PIX



O PIX é uma transação financeira que veio para mudar a vida das pessoas para melhor. Ele foi anunciado no dia 19 de fevereiro de 2020 pelo Banco Central (BC), mas só começou a funcionar no Brasil em novembro.

Essa funcionalidade mudou completamente a forma como as pessoas transferem dinheiro e fazem seus pagamentos.

Trata-se de uma modalidade instantânea, que possibilita pagamentos em tempo real, além de ser seguro e gratuito.

Ele se popularizou muito rápido e algumas empresas adotaram essa facilidade para pagamento de funcionários, despesas do negócio e muitas outras necessidades.

Funcionou tão bem que, hoje, se você for a uma loja ou comprar alguma coisa pela internet, também tem essa opção para pagar suas compras.

Por meio dele, podemos fazer transferências 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e o beneficiado recebe o dinheiro na hora.

Além de ser rápido e prático, o PIX é gratuito, portanto, não há cobranças de tarifas, como estamos acostumados a ver com as transferências bancárias comuns.

Portanto, se nunca usou o PIX ou ainda não conhece essa facilidade, leia este artigo. Vamos explicar seu conceito, como fazer e os seus benefícios. 

O que é PIX?

O PIX é uma nova modalidade de pagamentos no Brasil, que funciona de maneira instantânea e facilita a transferência de valores entre pessoas, recolhimento de impostos e pagamentos de contas.

Esse tipo de pagamento é oferecido por todos os bancos e instituições financeiras que possuem mais de 500 mil clientes. 

Ele pode ser usado para transferir dinheiro para outra pessoa, pagar contas e até fazer compras no supermercado.

Se você fez instalação de internet, pode pagar com PIX também, caso a empresa aceite esse tipo de pagamento. 

Isso porque ele é muito versátil e reúne todas as qualidades necessárias para facilitar nosso dia a dia.

Outros tipos de transferências, como TED e DOC, têm restrições quanto a dias e horários. 

O PIX, por sua vez, fica disponível o tempo todo e você não precisa de um item físico, como o cartão de débito, para pagar suas contas.

Além disso, todas as transações são feitas instantaneamente, portanto, o dinheiro cai na conta do recebedor na mesma hora.

Mas, para usar esse recurso, é necessário seguir alguns passos e vamos falar sobre eles no próximo tópico. Continue a leitura.

Como fazer um PIX?

Para fazer um PIX, o primeiro passo é cadastrar uma chave, que nada mais é do que um código que representa a sua conta, depois que você começa a usar o serviço. 

Existem 5 tipos de chaves que podem ser cadastradas, são elas:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • Celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

As pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves por conta e as pessoas físicas podem criar 20 chaves. 

Entretanto, não é possível cadastrar a mesma chave em mais de uma conta.

A partir disso, você já pode usar o PIX para pagar o seu notebook novo. Para isso, é muito simples. 

Pelo aplicativo do banco, basta acessar a opção PIX, selecionar a opção de transferir, inserir o tipo de chave do recebedor e digitar a chave.

Feito isso, insira o valor que deseja transferir, confira os dados do recebedor e toque em enviar. O banco vai solicitar a sua senha e pronto, o valor já foi enviado.

Para receber um PIX, não precisa fazer nada, quem executa o processo é a pessoa que vai transferir para você.

É muito simples, rápido e fácil e você não precisa enfrentar a fila do banco ou pagar um valor cada vez que quiser fazer uma transferência.

Além de cadastrar as chaves, você também pode fazer portabilidade. Por exemplo, se você cadastrou uma chave no banco X, mas trocou para o banco Y e não quer cadastrar uma chave diferente, pode solicitar a portabilidade.

Feito isso, você já pode fazer a transação para pagar o aluguel de uma sala privativa, produtos e serviços que comprou, pagar suas contas ou transferir dinheiro para alguém.

Agora que você já viu um exemplo simples e claro de como fazer um PIX, no próximo tópico, vamos mostrar quais são as vantagens dele. Continue com a gente.

Vantagens de usar o PIX

Fazer as transações pelo PIX é ideal para quem quer mais facilidade no dia a dia, tanto para pagar quanto para receber.

São pagamentos instantâneos em que qualquer movimentação em dinheiro se torna mais rápida e prática. Com isso, temos acesso a benefícios, como:

  1. Segurança nas movimentações

O processo é totalmente digital e criptografado e o PIX é protegido pelo Banco Central (BC). 

Inclusive, as mesmas estratégias de segurança, como autenticação e criptografia, que são utilizadas em TEDs e DOCs são usadas no PIX.

Todas as transações realizadas, como o pagamento de locação de máquina de café, são rastreáveis. 

Isso significa que os bancos podem identificar os titulares das contas envolvidas em uma movimentação, ao contrário do que acontece com o saque.

Outra medida de segurança adotada são os limites de transferência, que têm como base o histórico de pagamento por meio de outros métodos, como débito automático.

  1. Disponibilidade 24 horas

Com o PIX não existem limitações de dias e horários para fazer seus pagamentos, como acontece com o TED ou DOC. 

Portanto, se comprou hot stamping dourado e o boleto vence no domingo, pode pagar pelo PIX sem problemas.

É uma opção de pagamento disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. 

Além disso, não precisa mais esperar a compensação de pagamento, que geralmente demora 3 dias úteis para ser concretizada.

Isso é muito vantajoso, por exemplo, quando compramos algo pela internet. Se você pagar pelo PIX, o valor compensa na hora e seu pedido é liberado na sequência.

  1. Tudo feito pelo celular

O PIX é feito por meio do aplicativo do banco, ou seja, o app oferece essa opção, assim como as outras que você já está acostumado.

Se você comprou, por exemplo, um ponto eletrônico digital para o seu negócio, vai fazer toda a transação pelo celular. 

Portanto, esse procedimento pode ser realizado pelo celular, por meio do QR Code gerado pelo estabelecimento.

Pode também usar a chave pix, que é o método mais comum, como já mostramos no exemplo anterior, além de poder usar os dados pessoais para efetuar as transações.

Você só precisa ter o celular em mãos e as informações necessárias para que outra pessoa ou empresa possa receber o dinheiro.

  1. É grátis e rápido

Toda a movimentação é feita em poucos segundos e você não paga nada a mais por isso, independentemente do banco com o qual você tem conta.

Tudo isso evita os transtornos de ter que escolher um meio de pagamento mais viável. Com o PIX, tudo é mais fácil e tanto quem paga quanto quem recebe se beneficia.

Dependendo de onde você tem conta, se precisar comprar um novo carimbo para empresa, terá acesso a ainda mais opções gratuitas, como instituições que não cobram taxas do PIX para microempreendedores.

  1. Mais controle do seu dinheiro

Se você tem empresa e vai começar a utilizar o PIX, saiba que ele te ajuda a controlar melhor o seu fluxo de caixa. 

Além disso, o recolhimento de tributos também é facilitado, pois todo o registro é feito digitalmente.

Para as pessoas físicas, também há mais controle dos valores que entram e saem da conta porque toda movimentação é fácil de visualizar.

  1. Sem burocracia

De fato, esta é a melhor vantagem desse tipo de transação financeira. As pessoas estão cansadas de burocracia em tudo que vão fazer, mas as transações com PIX são simples e práticas.

Isso acontece porque, nas transferências instantâneas, nenhum banco ou instituição financeira precisa fazer a intermediação. 

Assim, o valor sai direto da conta de quem está pagando e vai para a conta do recebedor em poucos segundos.

  1. Contas sempre em dia

Por fim, com o PIX as contas estarão sempre em dia. É comum que o vencimento de uma fatura caia em dias como sábado, domingo e feriado. 

Quando isso acontece, ficamos impedidos de fazer o pagamento dentro da data, o que atrasa o pagamento.

Com os pagamentos instantâneos, você pode pagar suas contas em qualquer dia. Nunca mais as contas vão atrasar e você terá que pagar juros e multas.

Conclusão

O PIX veio para ficar, pois ele facilita e muito a vida das pessoas. Muito simples e fácil de usar, ele está desburocratizando as transações financeiras, beneficiando pagadores e recebedores, como uma gráfica de banner personalizado do país.

Portanto, neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele e como usá-lo. Agora, poderá ter acesso a todos os seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários