Riviera de São Lourenço mostra como o planejamento urbano contribui para reciclagem e descarte de materiais



Riviera de São Lourenço mostra como o planejamento urbano contribui para reciclagem e descarte de materiais

Bairro de Bertioga (SP) promove a conscientização da
população e dos órgãos públicos sobre gestão ambiental


O bairro Riviera de São Lourenço, localizado em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, mostra que, com planejamento urbano e uma gestão eficiente, é possível criar um ambiente sustentável e ecologicamente correto. O empreendimento possui um amplo programa de coleta, destinação e tratamento de lixo, que serve de exemplo para muitas cidades.

"As cidades crescem, na maioria das vezes, desprovidas de planejamento urbano, o que ocasiona grande concentração de resíduos sólidos, que seguem sem destino certo. Precisamos incentivar e multiplicar iniciativas de projetos e empreendimentos sustentáveis, para reverter a precariedade de infraestrutura e promover a expansão ecologicamente correta do meio urbano", observa Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor de Marketing da empresa de planejamento urbano Sobloco, responsável pelo bairro planejado.

Exemplo de projeto sustentável
Na Riviera de São Lourenço, que durante a alta temporada chega a ter população flutuante superior a 80 mil pessoas, são coletados em média 22 toneladas de resíduos recicláveis por mês, sem contar os perigosos, como pilhas, lâmpadas e outros produtos. Desde que foi implementado, já foram coletados, triados e encaminhados para reciclagem cerca de 5,4 milhões de quilos de resíduos.

Ações como essa garantiram ao bairro planejado, desde 2000, a certificação ISO 14001, reconhecendo a qualidade de seu Sistema de Gestão Ambiental. Além disso, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera de São Lourenço já foi apontado com um dos mais bem-sucedidos programa do País, segundo o Centro de Informações sobre Resíduos Sólidos, da Universidade Federal Fluminense.

Além de preservar a natureza, o projeto promove a inclusão social. Criadas em 1993, as atividades de reciclagem são inteiramente operacionalizadas pela Associação dos Amigos do bairro. A renda obtida com a comercialização dos recicláveis é revertida para as obras sociais da Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos com sede na Riviera, que promove atividades relacionadas à assistência social, educação e qualificação profissional da comunidade.

"Normalmente, os projetos de coleta seletiva são gerenciados pelo poder público e vão perdendo sua força com o tempo, devido às mudanças de governo, ao alto custo e à falta de comprometimento das pessoas envolvidas", compara Beatriz Almeida, diretora da Sobloco e diretora-executiva da Fundação 10 de Agosto. "Por isso, conseguimos conquistar e sensibilizar um número cada vez maior de participantes e ainda expandimos os mecanismos de coleta para outros tipos de resíduos considerados perigosos", revela, citando como exemplos pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, tintas e óleos.



Associação dos Amigos da Riviera. Crédito: Divulgação Riviera.

Postar um comentário

0 Comentários