Qual área da contabilidade você se identifica? Confira suas características



A contabilidade é uma das áreas de atuação que o mercado de trabalho mais valoriza. Esses profissionais têm acesso a boas vagas de emprego, atuando com questões patrimoniais, fiscais, trabalhistas e tributárias.

Existem muitas possibilidades, o que tem feito com que essa profissão cresça cada vez mais. 

Empresas de pequeno, médio e grande porte precisam do trabalho do contador, para que ele esteja à frente de várias questões burocráticas.

É por isso que os contadores são de extrema importância nas tomadas de decisão, juntamente com os gestores, uma vez que sua formação permite a compreensão de diversos departamentos de uma companhia.

Exatamente, por isso, o contador começou a ocupar papéis de gestão, auxiliando no gerenciamento da corporação e orientado as decisões com base em relatórios financeiros.

Entretanto, é necessário que o profissional esteja capacitado e atualizado, principalmente em relação a questões modernas relacionadas à contabilidade digital.

Portanto, se está pensando em estudar contabilidade e se interessa pela área, este artigo é para você. 

Visto que vamos falar um pouco sobre seu conceito e quais são as áreas nas quais um contador pode atuar.

Entendendo o conceito de contabilidade

Contabilidade é uma ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam um patrimônio, seja uma empresa, de uma pessoa ou qualquer outra entidade.

Por meio dela obtemos o máximo de informações para as tomadas de decisão, tanto no que diz respeito à empresa quanto aos fatores externos a ela.

Qualquer movimentação dentro de um patrimônio é registrada pela contabilidade, resumindo todo o histórico em um relatório, que é entregue a quem se interessar, como no caso do gestor ou do empreendedor.

Por meio desses relatórios, uma gráfica de banner personalizado analisa os resultados alcançados e toma as decisões cabíveis.

Assim sendo, a contabilidade se responsabiliza pela escrituração (com registro em livros próprios), para apurar esses resultados, e com isso apurar os lucros e prejuízos de um período.

Portanto, agora que você sabe qual o conceito de contabilidade, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre sua importância. Continue lendo o texto.

Importância da contabilidade para as empresas

Como falamos, a contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio das entidades e faz o controle dele por meio de registros e relatórios.

O contador é um profissional que detém informações importantes para o controle financeiro da companhia. 

Ele sabe o que foi comprado e o que foi vendido, quantias que entraram e saíram e demais transações financeiras.

Todas essas informações são importantes, pois elas mostram como está a situação geral da empresa, ajudam a projetar o futuro e evitam surpresas desagradáveis.

Contar com um departamento contábil permite que uma loja de computador novo tenha precisão, agilidade e segurança em seu gerenciamento.

É a contabilidade que garante a segurança das informações e garante um bom planejamento empresarial, para qualquer tipo e tamanho de negócio. 

Também é por meio dela que reduzimos os gastos e mantemos as contas em dia.

Em linhas gerais, ela tem um papel fundamental em qualquer organização, e quando é bem conduzida, traz mais segurança para o gestor e diminui as chances de pagar multas e tributos.

Sabendo o tamanho da importância da contabilidade para as empresas, fica claro que o contador é um profissional necessário para as organizações. 

Mas, ele pode atuar em diferentes áreas, que vamos mostrar melhor no próximo tópico.

Áreas onde o contador pode atuar

Essa profissão tem crescido muito nos últimos anos, visto que todo tipo e porte de empresa precisa de seu apoio. 

No entanto, para isso, é necessário ter um profissional capacitado que possa realizar o serviço, em diferentes áreas, como:

Contador

É papel do contador coletar e interpretar registros contábeis das empresas, sejam elas públicas ou privadas. 

Também ajuda a embasar as tomadas de decisão dos gestores, de modo a gerar informações mais precisas, que ajudam a projetar o futuro.

O contador faz a declaração do imposto de renda e o planejamento tributário, atua em escritório próprio ou em uma sala privativa coworking, prestando serviços, mas também pode trabalhar dentro das corporações.

Esse profissional pode atender empresas privadas de diversos setores, tais como:

  • Escolas;
  • Hospitais;
  • Comércio;
  • Universidades.

Também pode atuar para ONGs, instituições, igrejas e empresas dos mais variados setores. Portanto, tem muitas oportunidades de trabalho.

Consultor trabalhista

Uma das principais áreas da contabilidade é a Trabalhista. Trata-se de um campo que se relaciona aos direitos dos colaboradores e ao seu corpo de funcionários.

A contabilidade trabalhista ajuda a lidar e a resolver trâmites internos, relacionados aos funcionários e à empresa, tais como elaboração de folha de pagamento, pagamento de direitos trabalhistas, como férias e 13º, dentre outros.

Para atuar na área trabalhista dentro de uma empresa de máquina de café automática, é necessário que o profissional esteja atualizado quanto às leis, bem como planejar mecanismos que garantam o sucesso das relações de trabalho.

Analista financeiro

O contador também pode atuar como analista financeiro, uma função que pode trabalhar sob 3 óticas diferentes, sendo a análise de investimento, desempenho e crédito.

A evolução para a contabilidade 4.0 trouxe ainda mais possibilidades para a atuação do analista, pois ele pode atuar em empresas de médio e grande porte, tendo como função analisar os relatórios contábeis e financeiros de uma corporação.

Esse profissional também pode atuar como cientista de dados, por meio de regras técnicas, tributárias e contábeis, ajudando a projetar o futuro das finanças da companhia.

O analista financeiro é um profissional que tem contato direto com a gerência da empresa, como no caso de um fabricante de ponto eletrônico digital.

Isso porque os dados se baseiam em decisões relacionadas a financiamentos, empréstimos e outros serviços do tipo.

Controller

Também conhecido como gestor de controladoria, o controller administra questões financeiras e tributárias, bem como cuida da coordenação de assuntos relacionados ao financeiro, econômico e patrimonial de um negócio.

Tem uma função diretamente relacionada à diretoria da empresa, por isso, é uma área de cargo elevado, o que confere ao profissional a capacidade de tomar decisões estratégicas.

Auditor contábil

O auditor contábil é um profissional que, dentro das empresas, como uma de entrega de documentos, se encarrega de avaliar como está a utilização de recursos financeiros, de modo a identificar falhas no controle das finanças e até fraudes fiscais.

O auditor contábil pode atuar com auditoria interna e externa. No caso do auditor interno, ele avalia os processos dentro da empresa e verifica os processos, tendo como base a legislação.

Quanto ao auditor externo, este costuma ser um profissional autônomo contratado para trabalhar apenas por um tempo com a companhia.

Também é o profissional responsável por verificar se os processos foram executados de maneira correta, tendo como base a legislação vigente.

É dessa forma que uma empresa de vistoria veicular consegue preservar sua credibilidade e auxiliar durante o processo de compra.

Perícia Contábil

O perito contábil, como o próprio nome sugere, executa um trabalho de perícia pessoal. Portanto, esse profissional deve ser um conhecedor da matéria que será periciada.

É papel dele analisar, verificar e investigar fatos fraudulentos dentro de uma organização. 

Ele pode ser contratado por uma empresa que esteja envolvida em processo judicial e até pela própria justiça.

Com isso, analisa provas e oferece todas as informações necessárias para solucionar o litígio. Uma área que está em expansão atualmente.

Consultor

O contador também pode atuar como consultor contábil, sendo um profissional que trabalha com aconselhamentos para diretores, em relação à gestão de recursos financeiros.

Ela também pode prestar consultoria empresarial e até mesmo atuar como profissional autônomo, especializando-se em diversos setores, como tributos, finanças, contabilidade internacional, análise financeira, dentre outras possibilidades.

Gerente financeiro

Um fabricante de carimbo para empresa também pode contar com um contador para atuar como seu gerente financeiro. 

Ele será o responsável por garantir a segurança financeira do negócio, bem como a qualidade dos processos internos.

Também é papel do contador que atua nessa área fazer análises de relatórios e interpretar as informações deles para os gestores e empreendedores.

Para atuar como gerente financeiro, entretanto, é necessário ter especialização na área, além de entender sobre legislação tributária e fiscal.

Conclusão

O contador é um profissional muito importante para as empresas, como vimos ao longo deste artigo, e não faltam oportunidades de trabalho para os formados nessa área.

Além disso, eles podem trabalhar em diversas áreas, o que traz ainda mais oportunidades para esses profissionais.

A contabilidade é uma ciência necessária e permite que as empresas estejam sempre com suas finanças em dia e em ordem com suas obrigações financeiras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários