Estratégia de marketing durante a crise: confira as melhores dicas



Investir em estratégia de marketing é necessário para todo tipo de empresa, em qualquer época, mas em momentos de crise, ela é ainda mais importante.

Quem deseja se manter no mercado de maneira competitiva não pode deixar de investir nas melhores práticas para divulgar sua marca, produtos e serviços.

É com o marketing que a empresa continua atraindo clientes, conserva os mais antigos e melhora sua imagem no mercado.

Quando as coisas não vão bem, precisamos investir ainda mais em suas estratégias porque elas impedem que a receita seja ainda mais impactada pelo período de crise.

Isso acontece porque a marca se mantém visível e acessível no ambiente mais importante nos dias de hoje: a internet.

Se o seu negócio sucumbir aos problemas do momento e simplesmente abrir mão do marketing, vai se entregar às consequências, que muitas vezes podem levar à falência.

Quem monta um negócio tem como objetivo fazê-lo crescer, e não existe caminho mais seguro para isso do que o marketing.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre como tem sido a crise para as empresas, qual é a função de uma estratégia de marketing, sua importância e como fazer marketing durante a crise.

Como é uma crise para as empresas?

Passar por um período de crise não é fácil, e muitos negócios têm enfrentado problemas nos últimos anos.

Muitas organizações tiveram que fechar suas portas, por conta da queda no faturamento e por não poderem continuar suas atividades pelo home office.

Alguns segmentos foram ainda mais prejudicados, como hotelaria e turismo, mas é exatamente por essa razão que eles, assim como uma empresa de kit lanche corporativo, devem continuar investindo em marketing.

Suas estratégias ajudam a superar o período de crise, e quando o pior passar, elas continuarão ajudando a alavancar os negócios.

Portanto, agora que sabe como as empresas podem enfrentar um momento de crise, vamos falar um pouco sobre a função do marketing. Veja no próximo tópico.

Função das estratégias de marketing

A função do marketing é mostrar como uma empresa pode entender o mercado em que atua e atender às suas demandas por meio de seus produtos e serviços.

Para isso, as estratégias de marketing trabalham em cima de um público-alvo, com base em experiências consistentes que envolvem a marca e as soluções que ela tem a oferecer.

Ele transforma o desejo do consumidor em necessidade, para que assim ele se disponha a comprar um produto ou serviço.

Mas, esse processo não é simples, o marketing é dividido em outras 3 categorias, que são Gestão de Produtos e Serviços, Gestão de Clientes e Gestão de Marcas.

Ele pode ser trabalhado por qualquer tipo de empresa, desde uma instituição de ensino até uma organização voltada à locação de iluminação.

E durante os períodos de crise, ele é indispensável para a estabilização do negócio e para impedir quedas bruscas no faturamento. Falaremos mais sobre isso a seguir. 

Como essas estratégias ajudam a superar períodos de crise?

Reduzir ou até mesmo cortar ou investimentos em marketing é uma ideia equivocada para combater um período de crise. 

Ao invés de ajudar, isso pode piorar a situação, já que quem não é vista não é lembrado.

Em tempos de crise, ter um bom planejamento estratégico de marketing ajuda a prever dificuldades econômicas no país, auxiliando a empresa a estabelecer planos para conter os efeitos do período.

Também é uma forma de administrar as contrariedades de momentos instáveis, permitindo que o negócio continue a gerar leads.

O gestor saberá, com mais precisão, onde precisa cortar gastos e quais são os pontos de atenção em momentos críticos.

O marketing digital é um investimento favorável, já que garante que uma gráfica de folder promocional tenha mais alcance. 

Suas estratégias são abrangentes, mesmo tendo um orçamento mais acessível do que o marketing tradicional.

Para que você compreenda com mais precisão a importância do marketing em períodos de crise, vamos mostrar suas principais vantagens. São elas:

  • Maior alcance;
  • Custos acessíveis;
  • Mais interação com o cliente;
  • Captação do público-alvo;
  • Obtenção de dados.

O comportamento do consumidor muda a forma como ele se relaciona com as empresas, e se ele está na internet, seu negócio também precisa estar.

O marketing digital faz uso de todos os canais na web, portanto, mais do que estar na internet, sua empresa vai estar no mesmo lugar que o público-alvo.

As estratégias são financeiramente mais acessíveis, então, você pode trabalhar com boas campanhas, mesmo gastando pouco.

Uma empresa de instalação de internet vai utilizar canais como redes sociais, sites, blogs e outros canais que permitem a interação com o público. E quanto mais interação, mais proximidade com essas pessoas.

Por meio do marketing digital, você conhece melhor o seu mercado, por isso, estará mais próximo de seus clientes. 

Isso estrutura melhor as estratégias e torna as campanhas mais assertivas.

Por fim, por meio das métricas e análises constantes, seu negócio saberá de onde vêm os resultados, quais ações não estão dando certo e as práticas que mais atraem os clientes.

Melhores estratégias de marketing para conter a crise

Durante a crise, algumas estratégias de marketing são ainda mais recomendadas, dentre elas estão:

Construir uma imagem positiva

Em um período de crise que está abalando a sociedade como um todo, pode parecer estranho investir em métodos para promover sua marca.

Mas, na verdade, é com isso que seu negócio será lembrado em momentos em que as pessoas precisam escolher com mais cautela o que vão comprar.

Uma empresa de locação de sala privativa coworking procura analisar os possíveis problemas dos clientes e entender quais são as preferências deles. 

Feito isso, são definidos nichos para estabelecer uma comunicação focada com eles.

Para oferecer respostas bem-sucedidas, é necessário ter uma comunicação proativa, transparente e honesta.

Isso faz com que a marca fique em evidência como uma empresa disposta a atender às necessidades dos clientes.

Usar as redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para interagir com o público e gerar vendas. 

Além disso, são excelentes canais para compartilhar os conteúdos de qualidade que você publica em seu site.

Com eles, uma loja de notebook semi novo entrega valor para os seus seguidores, e ainda consegue estreitar o relacionamento com eles respondendo os comentários.

Compartilhe publicações de seus seguidores feitas com a sua empresa. É uma forma de fazer com que eles se sintam especiais e motivados a consumir seus produtos e serviços. Ademais, é a melhor maneira de engajar o seu público-alvo.

Inovar sempre

Em momentos de crise, uma empresa que inova acaba se destacando, e por isso atrai mais pessoas.

Não se deve insistir em estratégias antigas porque nos períodos de crise precisamos superar expectativas.

Isso diz respeito tanto na forma como nos comunicamos com o cliente ou oferecendo produtos e serviços que tragam uma experiência única.

Uma gráfica de impressão banner pode adotar campanhas e ações inovadoras que trazem mais conforto, satisfação e praticidade para o dia a dia dos clientes e potenciais clientes.

São inovações que podem e devem ser adaptadas para um período em que a crise estiver controlada.

Visto que elas vão continuar ajudando a atrair novos clientes e destacar sua companhia no mercado em que atua.

Medir os resultados

As estratégias de marketing digital trazem bons retornos porque podem ser mensuradas e analisadas. 

Quando isso é feito frequentemente, o retorno sobre os investimentos é compensador.

Em outras palavras, todas as ações devem ser analisadas para que uma gráfica de impressão digital camiseta, por exemplo, identifique quais ações não dão resultados.

A partir disso, ela pode definir se vai melhorá-las ou substituí-las por outras práticas. Mais do que melhorar o retorno financeiro em cima de cada ação, é uma forma de fazer todo o investimento valer a pena.

Conclusão

O marketing é importante para qualquer negócio, ele se encarrega de atrair os clientes que serão trabalhados pelos seus vendedores.

Além disso, é o caminho para que sua marca possa impactar cada vez mais pessoas.

Pense em quantas marcas que você conhece hoje e que já comprou, a maioria delas você conheceu por meio de alguma estratégia de marketing. 

Portanto, com o respaldo da internet e seus canais, mais consumidores saberão sobre o seu negócio.

E quanto mais pessoas o conhecem, mais clientes você pode conquistar, e consequentemente, mais vendas.

Contudo, neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o marketing e quais são as melhores estratégias dele para períodos de crise. Para assim, seu negócio superar o momento e crescer ainda mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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