Gestor em Logística: conheça suas áreas de atuação



Por trás das movimentações e atendimento em todos os tipos de negócio a logística está presente, fazendo com que tudo seja executado dentro dos conformes da empresa e que sejam mínimos os problemas de comunicação interna e externa em relação aos produtos.


De maneira geral, podemos entender que, dentro desse setor, e por meio da função de um gestor, são providenciadas as organizações de diferentes áreas dentro de uma companhia, que podem influenciar diretamente na percepção de um cliente ao consumir na fase final.


Desse modo, ter na equipe um profissional de logística bem preparado e potencialmente pronto para a resolução de problemas, bem como a visualização de soluções antes mesmo que algo aconteça, é totalmente essencial para a saúde do negócio.


Pode não parecer, mas são muitos os setores onde esse profissional pode atuar, ainda mais em uma empresa de construcao em estrutura metalica, onde são muitas as modalidades ditas essenciais para que o produto ou serviço final seja entregue.


No artigo a seguir, você verá um pouco mais sobre a importância do setor de logística dentro das companhias, além da função do gestor de maneira mais ampla, compreendendo os setores nos quais ele trabalha e como ele pode desempenhar sua função sem erros.

A autoridade do setor de logística

Dentro de empresas dos mais variados ramos, é necessário que as equipes sigam uma organização plena de serviços e funções, para que o resultado final seja sincronizado, com o mínimo de erros e esquecimentos, que podem causar problemas.


Nisso, falamos não apenas do serviço diário de um funcionário em um almoxarife, ou de um gestor financeiro que repassa planilhas de comprar para um outro funcionários responsável, mais estas e outras, como uma entrega de documentos de motoboy para empresas.


Tudo dentro da empresa precisa ser bem coordenado, e quando falamos da distribuição de produtos, tudo fica ainda mais evidente. É preciso manter uma coordenação e um controle pleno sobre tudo o que vem sendo trabalhado, para que o resultado seja entregue.


É aí que entra a importância da logística, que pode ser compreendida como uma responsabilidade que envolve ações e processos, destinando uma melhor organização aos trabalhos diários de produção nas empresas, como caso de uma fábrica de manufatura.


Nesse exemplo, entendemos que existe um trabalho integrado entre setores de produção, setores de distribuição de matéria-prima, o envio para os locais de verificação da produção, de empacotamento, entrega aos distribuidores e o envio ao cliente.


Tudo isso pode parecer bem organizado e bem feito pelas equipes, mas nem sempre é assim. Muitas vezes, é preciso organizar bem e controlar de perto cada serviço a ser feito, fazendo com que tudo tenha a máxima verificação e disponibilidade de funcionamento.


No setor de logística essa é uma prática diária. São verificados inúmeros trabalhadores e suas funções e produções, para que todos produzam e estejam de fato caminhando para um roteiro de entrega simultânea de serviços, de modo que o cliente seja o foco.


Neste caso é o gestor de logística, em uma empresa de descarte de equipamentos de armazenamento de dados, que vai fazer a verificação correta de todos os procedimentos e ainda analisar se todas as equipes da organização estão trabalhando em sincronia. 

Qual a função do gestor de logística?

O gestor de logística é, então, o profissional que cuida do acompanhamento de todos os processos dentro de uma empresa, ficando não apenas na organização, mas também na prevenção de potenciais erros e também na descoberta de diminuição de custos, como:


  • Compra de materiais;
  • Contratação de funcionários;
  • Horas extras de trabalho;
  • Retrabalhos;
  • Multas e impostos.

Antes de mais nada, é interessante pontuar que esse profissional é capacitado para entender todos os processos da companhia de modo geral e em uma visão periférica, sabendo exatamente onde pode ou não morar um problema dentro da empresa.


Por exemplo, dentro de uma fábrica de cancelas para condominios, o gestor de logística entende quantos produtos cabem em um pacote que será mandado a uma distribuidora, e orienta as equipes quanto a sua produção e ao foco que deve ser cumprido.


Além disso, ele também fica responsável em fazer a checagem se tudo está dentro dos conformes de maneira legal, autorizando papéis e assinando documentos que tenham uma certeza jurídica, outra questão que deve ser bem entendida por esse profissional.


É dentro dessa visão total que erros podem ser bem avaliados e revertidos rapidamente, evitando que haja pausas e atrasos nos demais setores. É o caso de uma companhia que produz sapatos, e que quando uma matéria-prima acaba, setores podem adiantar serviços.


Como dito, existe ainda a preocupação com as economias que podem ser feitas, e isso acontece justamente pela noção do processo, deixando claro que alguns setores podem produzir mais ou menos, em relação a como está o estoque da empresa no momento.


Por exemplo, uma produtora de impressora colorida profissional pode afrouxar a produção em alguns pontos, se o gestor de logística entender que alguns produtos estão saindo de menos, dando atenção para outras prioridades que podem estar em falta.


No mais, esse é um serviço que requer não apenas uma estratégia e uma movimentação rápida de ações internas, mas também uma grande força de liderança, capaz de incentivar equipes e verificar quanto o trabalho pode ser melhorado, visando os resultados esperados.

Áreas de atuação desse profissional

Ainda que grande parte dos gestores de logística possam trabalhar em um ambiente máximo de uma empresa, ou seja, por dentro de todos os processos e próximo de uma gestão geral do negócio, outras grandes atuações são dentro de áreas distintas.


Abaixo, confira um pouco sobre sobre cada uma das funções em diferentes setores, e de que forma o gestor de logística pode auxiliar os trabalhos por um computador completo e melhorar os processos de maneira profissional e focada:

1. Planejamento de estoque e demanda

Nesse setor, existe uma forte preocupação com o que é solicitado pela empresa ou por clientes e aquilo que é produzido, e por vezes, colocado em estoque. 


O ideal do gestor em logística é fazer uma verificação do que é importante ser produzido ou o que pode ser utilizado.


Por exemplo, se um produto que está sendo necessário estiver no estoque, é fundamental que ele seja poupado da produção. O mesmo acontece com a demanda baixa de produtos, que devem ser deixados em estoque, focando a produção nos que mais são pedidos.

2. Armazenamento e embalagem

Depois da produção vem a parte de armazenamento dos produtos como uma cadeira para escritorio com encosto, e é importante que o gestor de logística tenha controle sobre essa situação, fazendo a organização para o que vai ser embalado ou não.


Nesse sentido, é essencial entrar em contato com as equipes responsáveis e traçar um processo de organização e metodologia de organização de produtos, otimizando o tempo e focando na máxima produtividade de todos.

3. Gestão de transportes

O transporte de um produto para distribuidoras, lojas ou para o cliente final é extremamente importante, visto que vai pautar o relacionamento que a empresa tem ou terá com o consumidor a partir daquele momento. Portanto, é necessária a máxima atenção do gestor.


Assim, fica a cargo desse profissional a comunicação entre todos os setores responsáveis e a disponibilidade de um acompanhamento, fazendo com que todo processo seja o mais rápido possível, focando na otimização de tempo, se possível, por meios tecnológicos.

4. Processos internos e logísticos

O gestor de logística também é importante em questões internas, principalmente naquilo que se diz respeito à organização interna de eventos e ações com buffet de evento empresarial para funcionários. Isso pede muitas vezes um contato com fornecedores.


Para isso, é bem comum que os gestores logísticos trabalhem em contato com setores financeiros, verificando os valores corretos a serem gastos, além de áreas que promovem a locomoção de móveis e produtos que serão comprados.

5. Prevenção de perdas

Essa é uma das mais importantes funções destes profissionais, isto porque quase todas as empresas pedem por uma atenção na economia, que em alguns casos pode ser trazida por meio da atenção de gestores nos processos, principalmente os de produção.


É essencial que estes profissionais tenham um entendimento sobre as etapas, e também das demandas solicitadas por clientes, entendendo o quanto devem ser produzidos ou não.

Considerações finais

O gestor de logística é um dos principais profissionais dentro do sistema de empresas, principalmente aquelas que são focadas em produção e sua distribuição para o público.


Com um olhar metódico, mas ao mesmo tempo analítico, esses profissionais podem ter uma grande serventia na diminuição de custos e no trabalho preventivo de erros internos, potencializando as produções e os ganhos que a empresa terá.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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