Gestão de crise: confira como funciona

Dentro de uma empresa existem diferentes ações que precisam ser tomadas, de modo a promover uma gestão de crise. Entre elas estão medidas para impulsionar as vendas, diminuir custos, implementar sistemas e muitas outras.


É verdade que qualquer estabelecimento comercial está sujeito a ter problemas, tanto em questões internas quanto externas. Isso quer dizer que, em algumas empresas, pode haver uma administração ruim, ou que foi abalada, trazendo prejuízos. 


Ao mesmo tempo, um produto que era comercializado pela companhia pode ter queda nas vendas depois do público que o comprava migrar para outro tipo de solução, o que significa que medidas precisam ser tomadas. 


Em casos mais severos, onde o empresário se vê obrigado a tomar medidas mais enérgicas, ele pode decidir, até mesmo, vender o imóvel depois de uma avaliacao patrimonial a valor de mercado, de forma a arrecadar um valor para o seu negócio. 


Essa pode ser uma tentativa válida para que a empresa não seja fechada, dando um novo fôlego para que a companhia tente se recuperar. No entanto, existem alternativas que podem ser aplicadas para diminuir esses impactos.


Isso quer dizer que, antes de esperar que uma situação difícil se torne quase incontornável, é possível investir em um conjunto de ações que podem mudar totalmente o cenário da empresa, trazendo melhorias. Esse processo é chamado de gestão de crise. 


Enfrentar uma crise dentro de um negócio não é uma situação exclusiva de empresas com um gerenciamento ineficaz. Mesmo que um estabelecimento possua uma excelente gestão, fatores externos podem impactar o seu funcionamento e os resultados.


Portanto, é fundamental saber como agir diante de um período no qual questões mais delicadas surjam, de maneira a evitar que problemas menores tragam prejuízos enormes. 


Se você é um gestor e empresário e reconhece que entender melhor sobre gestão de crise pode fazer bem para a sua empresa, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura deste conteúdo e entenda mais sobre o assunto. 

O que é gestão de crise?

Ao se deparar com uma pane elétrica, é bem possível que exista algum problema com a fiação do imóvel. Isso vai exigir que medidas sejam rapidamente tomadas, para evitar situações mais perigosas ou de risco para a estrutura da casa e para os moradores. 


Diante disso, pode ser necessário rever ou investir em um novo projeto de instalacoes eletricas, de maneira que se tenha maior segurança no dia a dia, ao mesmo tempo em que se desfruta de uma rede elétrica ideal dentro do imóvel. 


Em uma empresa, o cenário não é muito diferente. Pode ser que, em um determinado dia, as vendas do estabelecimento caiam, que os funcionários estejam desmotivados, que o portfólio precise ser atualizado ou que a concorrência tenha crescido.


Certamente, pontos como esses são bastante impactantes para qualquer negócio. Por isso, saber como lidar com esse tipo de situação é o caminho mais efetivo para fazer uma gestão de crise eficiente. 


Nesse sentido, é possível dizer que uma boa gestão de crise envolve pontos como:


  • Força e capacidade administrativa;

  • Comunicação interna efetiva;

  • Comunicação externa adequada;

  • Implementação de ferramentas personalizadas.


Uma boa gestão de crise precisa começar com uma administração mais forte e capacitada. Isso quer dizer que os gestores e os empresários responsáveis precisam buscar uma boa solução e aplicá-la para obter retornos positivos. 


Diante disso, qualquer tipo de negócio, seja ele uma loja de roupas infantis ou uma empresa de alimentacao hospitalar, consegue reverter mesmo os piores cenários, bastando investir nas ações corretas.


Entre elas está, sem dúvida, a melhoria na comunicação. Isso deve ser feito tanto internamente quanto externamente, pois impacta na rotina do estabelecimento e na imagem da empresa como um todo. 


Por fim, muitas crises podem ser resolvidas com o auxílio de ferramentas especiais para o negócio. Isso vai desde o uso de novos maquinários até a implementação de softwares personalizados para a demanda do estabelecimento. 


Sendo assim, a gestão de crise pode ser definida como o conjunto de ações que será aplicado para reverter e contornar períodos problemáticos da empresa, ajudando-a a se reerguer e retomar seus planos de crescimento e desenvolvimento. 

Passo a passo de como aplicar a gestão de crise

Algumas ações simples podem ser essenciais para que uma empresa de estampagem ou de qualquer outro segmento retome as rédeas do seu negócio e volte ao seu trabalho com maior eficiência e preparo. 

1. Definição dos gestores

Em um primeiro momento, é preciso definir quem será o porta-voz do estabelecimento. Na sequência, ele precisará ir atrás de subsídios para agir diante das dificuldades apresentadas pelo negócio. 


Por isso, é fundamental que busque soluções, que podem ir desde a formação em gestão até a contratação de uma consultoria especializada, que trará maiores conhecimentos para agir. 

2. Desenvolvimento de um plano estratégico

Na sequência, será fundamental idealizar um plano estratégico, que deverá contemplar cada uma das áreas que apresenta deficiências no seu funcionamento. 


Uma empresa que fabrica e vende desinfetante 5 litros, por exemplo, pode precisar investir em um maquinário que permita uma produção mais rápida, se o seu problema está justamente na falta de eficiência na linha de produção. 


No entanto, se a dificuldade está na logística, é o uso de um software específico para essa finalidade que pode solucionar a questão, uma vez que ele cruza dados como a validade dos produtos e a quantidade de pedidos que devem ser atendidos. 


Mesmo com o plano estratégico já elaborado, nem sempre isso quer dizer que a crise está resolvida. Afinal, ele sinaliza e planeja quais passos serão tomados, mas pode ser que outras demandas surjam no processo e precisem ser atendidas. 


Sendo assim, cabe ao gestor saber como lidar com esses obstáculos, de modo que qualquer necessidade a mais seja suprida com urgência para garantir a retomada das atividades de forma produtiva. 

3. Investimento em comunicação

A melhoria diante de uma situação de crise passa, necessariamente, pelo investimento em comunicação. E isso envolve diversas esferas do negócio, indo desde os cargos mais altos e estratégicos até os que envolvem a linha de produção.


Nesse sentido, uma empresa que fabrica divisoria acustica, por exemplo, precisa que os seus proprietários estejam cientes e prontos para intervir em pontos mais específicos, como a compra de suprimentos ou as ações de marketing. 


Quanto aos gerentes, é fundamental que recebam instruções seguras e que possam transmiti-las à sua equipe com tranquilidade, dando maiores subsídios para uma renovação nas ações e no clima do ambiente de trabalho. 


Por fim, ao receber esse suporte dos gestores, é necessário que os colaboradores se apliquem da melhor maneira possível em suas atividades, otimizando a rotina e permitindo que o cenário seja mudado de forma rápida e sustentável. 


Isso pode querer dizer, em alguns casos, que a empresa precisará investir em equipamentos melhores, em treinamento e até mesmo em motivação, alinhando toda a equipe para engajá-los, de modo a cumprir os objetivos traçados no plano estratégico. 

4. Desenvolver um manual de crise

Depois de passar por todo esse processo, investindo em melhorias que vão desde a compra de estacao de trabalho com divisoria até a realização de treinamentos com o time de profissionais, todo o cenário passa a ser mais conhecido. 


Na prática, esse é o momento ideal de preparar um manual de crises, ou seja, um documento com diretrizes que apontem as dificuldades e obstáculos da empresa e quais são as melhores soluções diante desses problemas. 


Até mesmo os contatos de profissionais específicos que podem auxiliar nesse processo podem ser incluídos no manual, tornando-o o mais didático possível, para que ele seja um meio de atuação prático e funcional. 


Dessa forma, ao ter cada informação validada e devidamente registrada, cada dificuldade que surja posteriormente pode ser contornada com a experiência obtida em etapas anteriores, tornando a gestão de crise uma realidade positiva dentro da empresa. 

5. Manter a comunicação com o público da companhia

A comunicação com os clientes é essencial em momentos de crise, pois é ela que demonstra o valor do público para o seu negócio e permite mantê-lo sempre próximo da sua marca.


Sendo assim, um paciente de uma clínica que passou por uma cirurgia dentaria estetica pode ser atualizado sobre o consultório por diversos meios de comunicação, recebendo informativos sobre as novidades e as ações que a empresa realiza.


Desse modo, ele não só terá acesso a informações que podem trazer benefícios para ele, como uma promoção para que ele retorne ao estabelecimento, mas também saberá sobre implementações futuras que o consultório fará.


Assim, ele não perde o contato com o local, mantendo-se fiel e buscando sempre pela clínica ao precisar de procedimentos desse tipo.


A gestão de crise envolve uma série de ações e de modificações que precisam ser aplicadas para que qualquer empresa volte a crescer rapidamente e de forma positiva.


Por isso, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste artigo e esteja preparado para superar os momentos de crise do seu negócio com conhecimento e o mais rápido possível. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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