Gerente de Logística: o que faz e sua importância



Cuidar da gestão logística de um negócio é um trabalho que demanda muita atenção. Entretanto, muitas empresas ainda não têm o costume de contratar profissionais especificamente para esse tipo de atuação.

Apesar das dúvidas acerca do que exatamente um gerente de logística faz, esta é uma área de extrema importância, e muitos empresários estão conseguindo se destacar no mercado por entender a necessidade de ter esse profissional em sua equipe.

Todos os processos operacionais da empresa passam por sua gestão, desde o transporte de produtos até o descarte de equipamentos de armazenamento de dados.

O mundo atual está muito mais competitivo do que o esperado. A maioria das empresas procura constantemente formas de se destacar, tornar-se uma liderança e passar a concorrência para trás.

Nesse aspecto, ter um gestor de logística pode ser um grande diferencial, uma vez que este profissional ficará responsável por todo o processo de armazenamento e transporte da companhia, acelerando os processos e tornando o trabalho mais qualificado.

Até pouco tempo atrás, o setor de logística era considerado uma etapa puramente operacional. Entretanto, com as alterações do mercado, sobretudo na forma de pensar e agir, sua importância foi encontrada.

Hoje, o processo logístico é fundamental para qualquer companhia, e ter um profissional responsável por isso é primordial, uma vez que esse processo tem um impacto direto nos resultados, que quanto mais inovador e avançado for seu processo, melhor.

Além disso, a logística tem um grande potencial de redução de custos, mesmo em uma empresa de entrega de documentos de motoboy para empresas

Normalmente, uma empresa acaba buscando lucros através de vendas, mas esse não é o único objetivo para o crescimento. Eliminar gastos desnecessários é uma etapa tão importante quanto.

Portanto, realizar incorretamente a organização da logística de uma empresa pode acabar rendendo prejuízos para a empresa, podendo eventualmente levá-la à falência, encerrando suas atividades.

Para obter os melhores resultados com relação a esse tipo de serviço, a figura do gestor acaba se tornando fundamental. É ele que procurará novas formas de ação, agindo de maneira inovadora para alcançar um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Existem inúmeras atribuições que um gestor de logística pode acabar se tornando responsável, fazendo com que os processos da empresa fluam com muito mais naturalidade e sem precisar ficar parando ou se modificando.

Dentre eles, podemos citar:

  • Planejamento estratégico;
  • Operações de estoque;
  • Atendimento ao cliente;
  • Sistemas de transporte.

Todo o fluxo de um produto, desde o momento de sua manufatura até a entrega ao cliente final, está no processo logístico.

Por isso, avaliar todas as etapas dessa movimentação é a base do trabalho de um gestor logístico, garantindo uma continuidade melhor para a companhia. Logo, uma das maiores preocupações do gerente é lidar com a otimização desses processos.

Uma fábrica de cancelas para condominios  precisa que todos seus processos se encaminhem para conseguir um melhor posicionamento.

Quanto mais o gerente for capaz de tornar todas as ações mais rápidas e menos burocráticas, melhor será o resultado da logística de suas unidades. Assim, obterá uma boa estrutura de trabalho, sem perder o foco no cliente, que segue sendo a prioridade.

Como se tornar um gestor de logística?

Esta é uma profissão que tem ganhado muito espaço no mercado, e por conta disso, atrai o interesse de pessoas que desejam uma mudança em suas carreiras. A profissão em si requer algumas atribuições.

O primeiro e mais importante passo para conseguir se adequar a área é o conhecimento.

Além do conhecimento prático, que é fundamental para que você entenda toda a rede de funcionamento logística de sua empresa, o conhecimento teórico também é importante.

É preciso ter em mente que a busca por aperfeiçoar as habilidades e competências é uma das maneiras mais importantes de se tornar um bom gestor.

Assim, um buffet de evento empresarial ou uma indústria multinacional terá um profissional muito mais preparado.

Um profissional qualificado tem muito mais impacto na empresa, o que chama a atenção do mercado de trabalho.

As opções de qualificação nestes casos são inúmeras, desde cursos livres e de especialização até mesmo graduações de nível superior na área. Mesmo gestores graduados podem buscar aprimorar seus conteúdos com cursos de pós-graduação.

Esse conhecimento teórico servirá como base para a estruturação da companhia, compreendendo suas necessidades e tudo o que pode ser realizado. Portanto, é parte essencial do cargo de gestão.

Entretanto, o conhecimento prático é tão importante quanto nestes casos, principalmente da empresa em que você trabalha especificamente.

O processo logístico costuma ser único para cada organização, o que torna esse tipo de prática essencial. Uma construcao em estrutura metalica não usará o mesmo tipo de logística que uma loja de roupas, por exemplo.

Ao compreender os detalhes de uma empresa, consegue identificar os motivos que levam a equipe de gestão a ser dessa maneira. Assim, é muito mais fácil se adequar àquele ambiente e exercer a função propriamente dita.

A tomada de decisão de um gestor de logística que conhece os processos da companhia é muito mais assertiva, visto que ele tem ideia dos resultados que pode encontrar com cada opção de escolha que tiver.

Quais tendências acompanhar?

Por conta do constante crescimento e da evolução do setor, é muito importante que um bom gestor de logística esteja antenado com o que há de novo no mercado.

Logo, acompanhar as tendências pode ser uma excelente maneira de se manter atualizado.

1 - Área da tecnologia

A tecnologia é uma constante na vida do gestor de logística. Os processos de automação e otimização de recursos surgem a cada dia com mais inovações e qualidade. Hoje, encontrar uma empresa que não utilize estes recursos é muito difícil.

O controle de estoque automatizado, por exemplo, permite que o gerente saiba exatamente quantas cadeira para escritorio com encosto ainda restam para a venda.

A tecnologia tem como principal base de suporte o ato de tornar os processos empresariais mais rápidos e práticos, com o mínimo de desgaste humano necessário. Portanto, saber lidar com estes recursos é essencial.

Um gestor que não se adapta às novas ferramentas e possibilidades de trabalho acaba ficando obsoleto, o que é bastante prejudicial em uma área tão dinâmica e dependente da inovação como a logística.

Por isso, procure sempre novas tecnologias e atualizações, como uma impressora colorida profissional, bem como formas de aproveitá-las para aumentar sua eficiência sem perder a qualidade dos processos que já estão em andamento na empresa. 

2 - Agilidade nos processos

Para um gestor de logística, a cadeia de suprimentos não é algo novo. Entretanto, essa métrica é fundamental para aumentar a agilidade nos processos da empresa, sobretudo em questão de diminuição de tempo de ciclos.

A cadeia de suprimentos envolve toda a estrutura em torno da companhia capaz de efetivamente fechar um negócio. Por isso, cabe ao gestor de logística identificar quem serão os melhores parceiros para utilizar estes recursos.

Quanto mais rápido for uma etapa do processo, mais rápido conseguirá levar a próxima etapa e assim sucessivamente, gerando muito mais qualidade para sua empresa. Com agilidade, seus colaboradores poderão fazer contribuições muito maiores.

3 - Buscar qualificação

Um bom gestor de logística não irá parar nos conhecimentos adquiridos previamente à contratação por uma empresa. A evolução é natural, gerando resultados muito mais satisfatórios.

Buscar ativamente formas de melhorar seu conteúdo acadêmico, além do resultado óbvio, que é o acréscimo de informações e cultura e da certificação adicional, acaba demonstrando para a empresa que há um interesse em se manter no cargo.

Diversas empresas acabam priorizando pessoas mais qualificadas para cargos de gestão, portanto, não espere o cargo surgir para começar a se especializar. Dessa maneira, você estará muito mais adaptado aos recursos disponíveis para o setor.

4 - Adequar-se à sustentabilidade

As organizações hoje estão seguindo um caminho verde. Ações de sustentabilidade são funcionais não só do ponto de vista empresarial, mas também na captação de recursos sustentáveis para as companhias.

O meio ambiente é um cuidado de todas as pessoas, e quando uma marca se posiciona, consegue passar a seus companheiros uma ideia do que está tentando fortalecer.

Por isso, o gestor de logística tem o importante papel de unir tudo referente à empresa. Com um computador completo em mãos, ele pode fazer muito.

Por isso, existe hoje no mercado uma tendência muito forte de alinhar os cuidados com a natureza e o meio ambiente, o que garante muito mais saúde para o planeta.

5 - Cuidados nos transportes

Caso a empresa não tenha um serviço próprio de entrega, é bem provável que utilize um serviço desse tipo. Embora você possa fazer vista grossa, ainda existem detalhes que podem comprometer a experiência.

Por isso, é fundamental buscar sempre empresas com qualificação para fazer todos os trâmites de transporte para a companhia.

Considerações finais

O gerente de logística é uma pessoa fundamental em qualquer corporação. Suas habilidades são muito requisitadas, e ele pode realmente fazer a diferença com qualquer equipe de trabalho focada.

Logo, é importante pensar em recursos que serão utilizados com tranquilidade, garantindo assim uma certeza maior de que você está no caminho certo e que ser um gestor de logística é a profissão que você desejava.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários