Conheça os 8 processos da gestão de pessoas



Hoje em dia, as pessoas são consideradas o centro dos negócios. Quando antes o lucro a qualquer custo era o norte, atualmente, as principais empresas do mundo fazem a gestão de pessoas para tocar seus negócios, colocando-as em primeiro lugar.


Esse é um processo totalmente necessário para qualquer líder moderno que queira subir na carreira e melhorar o dia a dia da comunicação, da preparação e, assim, tirando o melhor desempenho dos seus funcionários. 


Neste conteúdo, você saberá os principais pontos sobre a gestão de pessoas, conhecer os processos e as habilidades que precisam ser afloradas em cada um dos seus colaboradores. Acompanhe!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um processo no qual um líder de equipe, que pode ser um chefe, mentor, tutor, gerente, diretor e presidente de uma empresa de administracao de restaurante corporativo, busca desenvolver seus funcionários da melhor forma.


Isso de acordo com as demandas do trabalho, e sempre com o auxílio de treinamentos, conversas motivacionais e direcionamentos que otimizam a produtividade do ambiente de trabalho e promovem o crescimento profissional. 


O gerenciamento do desempenho, ao contrário do que muitos pensam, não é como um falcão fica de olho em como suas crias caçam. 


Ou seja, não tem nada a ver com cobrança, mas sim, com saúde e satisfação no trabalho. Acaba sendo um processo em que todos ganham. 


Quando um gerente faz uma boa gestão de seus funcionários, ele se promove porque conseguiu tirar o melhor de cada um, os funcionários se desenvolvem profissionalmente e, por consequência, a empresa, que pode ser uma clinica exame ocupacional, cresce. 


A gestão de pessoas é útil em muitas situações de trabalho que vivemos em nossos cotidianos corporativos. Pessoas que estão em cargos de liderança têm um papel importante e o dever de ajudar a solucionar conflitos.


Quem olha para esse processo de forma clara pode ajudar a mediar conflitos entre funcionários de uma forma que promova a colaboração e o respeito. Afinal, desentendimentos e divergências são normais, mas baixaria, não. 


Portanto, quem está responsável por gerir as pessoas deve estabelecer ordem de forma imponente, mas de maneira respeitosa e sem autoritarismo ou algo do tipo.


Você, como gestor de pessoas, pode aproveitar situações como essas, entre várias outras, para dar feedbacks construtivos e orientações que guiem os funcionários rumo ao sucesso e crescimento na carreira de áreas como entrega expressa de documentos.


Esse direcionamento dos funcionários inclui a definição do escopo de tarefas a serem desempenhadas, bem como o estabelecimento de metas. 


Para isso, deve-se entender muito bem as pessoas para estabelecer metas reais, prazos reais e que incentivem o progresso. 


Com metas claras, os funcionários verão você como uma liderança humana que moldará ao longo do tempo os profissionais de modo muito próximo. 


Isso tem tudo a ver com a criação de uma cultura de gerenciamento que agrega muito para o ambiente empresarial, seja por meio de uma impressão digital ou no próprio escritório, através de uma interação mais próxima.

7 etapas do processo de gestão de pessoas

A gestão de pessoas requer várias etapas que devem ser desenvolvidas uma a uma, com as habilidades de gestor aparecendo o tempo todo.


Oferecendo uma comunicação aberta, empática e honesta, e dando a melhor experiência possível para o desenvolvimento do funcionário. 


Cada um desses processos que descreveremos brevemente abaixo pode ajudar você, como gestor de pessoas, a interagir melhor e tirar o que há de mais frutífero dos seus colaboradores ao longo do tempo:

1 - Capacitação de funcionários

Capacitar seus funcionários é um dos processos mais esperados de quem faz gestão de pessoas. Isso ajuda os colaboradores a se desenvolverem, criando novas habilidades e se tornando mais produtivos nos seus cargos e suas funções. 


Sobre os novos funcionários, é importante treiná-los muito bem, dando conhecimento através de cursos sobre avaliacao predial para formulário, se este for o seu ramo, e também fornecendo os recursos necessários para executar as tarefas do dia a dia. 

2 - Canal de escuta aberto

Para ser um bom gestor de pessoas, há um processo muito simples, mas profundamente valioso: ouvir. Isso mesmo, apenas o ato de se dispor a ouvir seus colaboradores, suas dores, reclamações, urgências e pedidos, já mostra um caráter humano em sua gestão. 


É a chance de demonstrar sua empatia ao entender as variadas situações que concernem o funcionário, assegurando que você tem compreensão dos fatos.


Isso fará com que as pessoas olhem você como um líder nato e alguém que  sabe lidar com pessoas ao ouvi-las de forma íntegra e sem interesses escusos. 

3 - Resolução de conflitos

A resolução de conflitos é outro processo que o gestor precisa trabalhar muito bem internamente antes de aplicar na prática. Isso porque é preciso entender a lógica e a dinâmica de cada funcionário para saber apartar uma briga de ideias. 


Dessa forma, você analisa a situação e identifica quais podem ser as causas do conflito. 


Se houver uma falha de comunicação ou opiniões divergentes, você pode mediar entre as partes opostas e ajudá-los a fazer um acordo ou chegar a um entendimento mútuo.

4 - Maleabilidade rotineira

Essa etapa do processo de gestão de pessoas diz muito sobre o tipo de líder que você quer ser: aquele chefe clássico mandatório que cobra o tempo todo e não dá o braço a torcer sobre o horário de entrada pontual ou um chefe que entende as demandas e é flexível. 


Saber quando ser maleável e quando conferir aos seus funcionários maior rigidez é um aspecto fundamental de uma boa gestão de pessoas. 


Como gestor, você pode ter flexibilidade ao acomodar as necessidades de cada um dos seus colaboradores, com horários flexíveis, trabalhos remotos e qualquer outra situação que os colaboradores venham a descobrir que seja benéfico para suas rotinas.

5 - Paciência como líder

Um gestor deve dar o exemplo de como sua conduta reverbera nos funcionários. 

Por exemplo, como um colaborador olhará com respeito para o seu gestor se ele grita ao telefone com sua secretária ou se ao pegar um café na máquina ele xinga por que não tem mais açúcar no escritório?


Não adianta falar que quer gerir bem as pessoas, um gestor não consegue fazer a gestão de si mesmo. Por isso, um bom profissional desse tipo, que busca o bem-estar dos colaboradores, deve ser extremamente paciente e demonstrar calma em diversas situações.


Ademais, algumas condutas que irão ajudar você a ser um gestor de pessoas mais tranquilo, paciente e que dá o exemplo podem ser:


  • Fazer bom gerenciamento do seu tempo antes de gerenciar outros;
  • Criar hábitos e rotinas benéficas para a gestão da equipe;
  • Focar na melhora do fluxo quando estiver indo bem;
  • Descansar e investir também no seu bem-estar.

Esse é um processo que demanda tempo para chegar à maturidade necessária, mas o gestor que olhar para si mesmo e se mostrar uma pessoa calma com certeza irá reverberar em sua equipe, que se sentirão tranquilos para seguirem seus trabalhos.

6 - Comunicação dialógica 

A comunicação por comunicação, qualquer gestor consegue proporcionar. Informar seus colaboradores o que eles precisam fazer, quase todas as pessoas que têm posição de chefe são capazes de fazer. 


A questão é como você faz, e não se você apenas se comunica por um mero telefone ou uma etiqueta adesiva branca multiuso.


Sua capacidade de se comunicar claramente com seus colegas de trabalho, funcionários e liderados pode ajudá-lo a ser um gestor melhor e desempenhar melhor as funções de um chefe que tem empatia. 


Ao usar uma linguagem clara e simples, você evita a clássica barreira entre chefes e subalternos. O seu salário e sua posição já dizem o que você é, não é preciso impor isso em suas comunicações à equipe. Tire essa barreira imaginária da frente. 


É essa parede dura, como um armario aco escritorio, entre gestores e colaboradores que tornam, em alguns casos, a comunicação algo muito ruidoso e desconfortável, principalmente para os colaboradores. 


Portanto, seja o gestor que fale de igual para igual e não com um olhar de cima, como se seus funcionários fossem menos do que você, para que todos os destinatários entendam sua mensagem. 


Esteja aberto para ser questionado com perguntas e feedbacks, sem que haja falhas de comunicação que emperram o andamento do trabalho. 


7 - Organização para não se perder

Para fazer uma gestão de pessoas colaborativa, integrada e benéfica para todos os lados, um dos processos mais importantes é o da organização de tudo aquilo que envolve as tarefas diárias, os papéis de cada um na equipe, prazos, entregas, etc. 


Dessa forma, você consegue mapear tudo para conseguir fazer a sua gestão de pessoas e do negócio que faz, por exemplo, laudo avcb corpo de bombeiros, tranquilamente, sem grandes percalços. 

Considerações finais

Gerir pessoas não é para qualquer um. Cada um tem suas peculiaridades e formas de ver o mundo, e convergir tudo isso e tornar o processo de trabalho mais fluido é o grande papel de uma gestão de pessoas feita de forma eficaz.


Com essas dicas e processos em mente, seu caminho na gestão de pessoas pode ser trilhado de forma mais objetiva e com imensos benefícios aos colaboradores e à empresa. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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