6 características de um Gestor em Logística



A gestão logística é uma das principais maneiras de trazer controle para dentro dos processos de uma empresa, em questão de produção e distribuição de produtos, além de ser um setor altamente importante para soluções e redução de custos de modo geral.


Os profissionais que cuidam desse setor são os mais orientados pelos processos que devem ser seguidos, tendo uma compreensão daquilo que é necessário para que o cliente tenha o máximo de satisfação, e o que as equipes precisam para se comunicar bem.


Logo, a importância de um gestor dentro de uma companhia é inegável. Este será um funcionário que moverá peças em um quebra-cabeças empresarial, fazendo com que as ações e processos internos aconteçam com o mínimo de erros e desatenções graves.


Assim, uma empresa do ramo de descarte de equipamentos de armazenamento de dados poderá não apenas realizar uma boa comunicação com clientes quanto a seus 

produtos oferecidos, mas também fazer uma boa integração entre as equipes de trabalho.


No texto de hoje, vamos entender mais sobre como a gestão de logística pode ser essencial dentro das empresas, e qual a importância do gestor durante todo o processo, entendendo ainda o que esse profissional precisa ter para desenvolver bem suas atividades.

Por que a logística é tão importante para as empresas?

Dentro de uma fábrica de produção e distribuição de cadeira para escritorio com encosto, podemos entender que a fabricação só é possível de ser executada se o setor de matéria-prima e o distribuidor funcionarem bem sincronizados e alinhados em ações.


Em outro caso, na distribuição de produtos de uma loja que vende produtos eletrônicos, entendemos que o cliente só ficará satisfeito se o produto chegar no tempo correto e disposto no site da empresa, e caso atrase, ele se sentirá cada vez menos confiante.


Nestes dois casos, vemos pontos que funcionam bem e outros que deixam a desejar, todos do segmento de logística, que é responsável pelos processos e ações que organizam os etapas dentro de uma empresa, principalmente aqueles relacionados à entrega.


Nos exemplos, vimos que a satisfação dentro da companhia e com os clientes só acontece quando existe uma execução pensada de forma integral e correta, ou seja, quando tudo acontece de acordo com as noções que a empresa apresentou para os funcionários.


Ainda que possa parecer fácil de ser executada, muitas vezes, essas ações precisam de um acompanhamento maior, e é aí que entra o trabalho do setor de logística. É neste setor que ocorre, além de uma verificação de processos, o auxílio de equipes em seus serviços.


Por exemplo, é possível que um gestor de logística auxilie equipes dentro de uma elaboração de esquema de entrega de documentos de motoboy para empresas, fazendo com que a liberação de produtos para transporte aconteça de maneira rápida.


Assim, entendemos que a logística engloba tudo aquilo que está por trás do consumo final feito pelo cliente. É a partir dessa organização prévia e olhar atento na organização que se tem em mãos alguns dos principais produtos essenciais do dia a dia, como os alimentos.


Isso faz com que o trabalho do gestor de logística seja algo essencial em uma organização, visto que o profissional vai ser o responsável em direcionar serviços e potencialidades dentro do negócio, entendendo cada função e orientando as formas de trabalho.


Isso pode orientar tanto uma função diária e comum, como dentro de uma fábrica de  cancelas para condominios, quanto evocar benefícios que podem não estar tão na cara dos produtores, como a economia baseada na verificação dentro do estoque

Qual a função do gestor de logística?

O gestor de logística, seguindo aquilo que entendemos sobre a importância do setor, é aquele profissional focado no cumprimento de processos relacionados às ações de trabalho da companhia, desde a fabricação até o momento da distribuição dos produtos.


De um modo geral, é o trabalho deste gestor que deixará a empresa a par de tudo que deve ser produzido, da melhor maneira possível para que não haja erros, e melhor, que algumas questões sejam focadas para que possa existir um ponto de economia.


Por exemplo, podemos ver isso acontecer sempre que o gestor logístico entende dentro de uma empresa de construcao em estrutura metalica que alguns serviços têm uma demanda mais alta, fazendo com que outros não sejam interessantes de serem focados.


Isso promove um foco maior naquilo que de fato é importante para a empresa naquele momento, que no caso é produzir e entregar o que é o foco da demanda e da escolha do cliente, e menos o que pode ser apenas mais um produto parado no estoque.


Além disso, esse profissional também é responsável pela atenção à comunicação que os setores possuem entre si, contribuindo para a melhora da produtividade e da troca de informações necessárias para a produção diária de impressora colorida profissional.


Por exemplo, em uma fábrica de roupas infantis existem alguns setores que devem trabalhar em uma comunicação integrada, sendo eles:


  • Financeiro;
  • Verificação de produto;
  • Distribuição;
  • Almoxarife;
  • Estoque das lojas.

De maneira geral, podemos entender que o trabalho de cada um está ligado no outro, logo, é função do gestor de logística auxiliar as equipes a, principalmente, conversarem e se atentar para um trabalho único e focado em um só resultado. 

Principais características que um gestor deve ter

Até agora, entendemos que o trabalho do gestor de logística é mais do que essencial para o pleno funcionamento dos setores e entrega do produto final. Mas você pode estar se perguntando: o que fazer para exercer bem essa função em qualquer que seja a empresa?


Separamos abaixo algumas das principais preocupações que um profissional desse ramo deve ter para produzir de forma exemplar aquilo que deve ser sua prioridade em empresas dos mais diferentes setores de atuação. Veja:

1. Comunicar-se com clareza

Se uma das principais funções do gestor de logística é promover a comunicação entre os setores, uma das preocupações mais relevantes que este deve ter é falar e se expressar com clareza, para qualquer que seja o setor ou profissional que ele for lidar.


Assim, é essencial que o gestor tenha uma forte compreensão das diferentes formas de contato, expressão e comunicação, sabendo se adequar a qualquer tipo de situação.

2. Ter controle em momentos de pressão

Nem sempre a empresa estará andando bem em um dia de verificação usual. Ou seja, vão ter momentos em que o gestor vai estar por dentro de uma grande confusão e desorganização, e já que seu trabalho é solucionar isso, a pressão deve ser controlada.


Tenha a certeza que alguns momentos serão essenciais para que haja um controle e um pensamento a sangue frio, tal qual um computador completo.

3. Voltar as ações para a satisfação do cliente

O cliente será sempre o último a ter contato com o trabalho feito pela empresa, inclusive pela gestão de logística. Por isso, é mais do que essencial que o gestor tenha o entendimento do comportamento do cliente ao longo de seus serviços diários.


Para tal, ter a noção de como alguns setores devem trabalhar ou executar suas atividades pode ajudar na maneira como o produto final é disponibilizado ao público.

4. Ter bom relacionamento com os demais

A relação boa com todos os presentes em uma organização deve ser uma prioridade de todos os setores e todas as profissões, afinal, um bom contato e ambiente de trabalho será muito mais produtivo do que aquele sem essas funções.


Assim, para o gestor de logística, é importante treinar boas comunicações e ter a certeza de que todos são parte de uma mesma equipe, com um mesmo objetivo, e quanto maior for a proximidade, maior será a ajuda mútua de todos.

5. Procurar atualização constante

A atualização constante é parte de qualquer profissão, ainda mais com as recentes entregas tecnológicas e mudanças comportamentais que estamos observando.


Por isso, o gestor de logística não pode ficar para trás, e deve sempre se voltar a estudos atualizados sobre o setor, principalmente aqueles que dizem respeito às novas tecnologias, que podem auxiliar dentro dos trabalhos e melhorar o resultado final.

Considerações finais

Independente de onde o gestor de logística estiver trabalhando, desde uma fábrica distribuidora de móveis até um buffet de evento empresarial, é essencial saber quais são as características e funções a serem executadas com perfeição.


A logística é imprescindível para a saúde das empresas, e a função do gestor logístico é mais uma força para que os trabalhos saem conforme planejado pelos gestores e donos de negócios.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários