5 dicas de criação promocional para impulsionar as vendas



Para negócios que tem como principal objetivo impulsionar as vendas da empresa em um curto espaço de tempo, a melhor saída é por meio da elaboração de campanhas promocionais, estratégias que concebem mais lucros em épocas certas para o comércio.


Podemos entender que, em momentos sazonais como Dia das Mães ou Natal, muitos estabelecimentos e lojas em todo o país reforçam suas vendas por meio de campanhas.


Estas, então, tem como propósito agregar muito mais importância à compra, em comparação com outras datas e eventos.


Visto que, para esse momento, o ideal é que o cliente aproveite e faça alguém feliz, comprando um presente com estampagem.


Entretanto, para formar todo esse projeto as empresas devem pensar, primeiramente, como podem se estruturar e criar essa promoção, pensando então em cada detalhe dela.


Abaixo vamos entender de que maneira sua empresa pode começar a colocar essa modalidade em prática, conseguindo alcançar resultados incríveis em um curto período de tempo, agregando maior reconhecimento e valor à marca ao mesmo tempo.

A importância de estar atento às estratégias de venda

Antes de começarmos a conversa sobre campanhas promocionais, precisamos entender o quão é importante para empresas estarem ligadas nas ações e estratégias de venda, indo além da disponibilização de um espaço para compras ou até mesmo uma divulgação.


Precisamos entender que os consumidores, de modo geral, são constantemente impulsionados pelo mercado e pela sociedade como um todo a comprarem algo.


As motivações podem ser as mais variadas, indo desde uma motivação de realização pessoal, ao contratar um serviço de cirurgia dentaria estetica até algo impulsivo, onde vêem uma qualidade em um produto que possa servir como presente à alguém.


Esses são alguns dos muitos exemplos que temos dentro do mercado, mas servem para nos mostrar que sem nenhuma estratégia de venda, uma empresa não consegue vender.


Isso porque, primeiramente, o mundo empresarial exibe uma grande concorrência, fazendo com que empresas que não se mostram ou que não trabalham em ações de venda acabem não vendendo nada e não sendo vistas pelos consumidores como um negócio de valor.


Outro ponto de atenção é que, muitas vezes, o próprio consumidor ainda não entendeu que ele pode se satisfazer com algo que a empresa oferece, perdendo então uma oportunidade.


Estas são algumas das questões que fazem parte da grande importância em empresas de avaliacao patrimonial a valor de mercado aprenderem a utilizar situações e momentos à favor de suas vendas, conseguindo trazer mais chances de crescimento e lucratividade.

Campanhas promocionais: o que elas são ?

As campanhas promocionais podem ser consideradas uma das principais estratégias para empresas que desejam impulsionar suas vendas e aproveitar momentos para venderem muito mais do que aquilo que era esperado, por exemplo, dentro de um trabalho mensal.


Essa estratégia nada mais é do que uma forma de venda voltada à uma situação específica, onde a empresa oferece algo que é importante naquele determinado momento.


Por exemplo, no Dia dos Namorados uma loja de artigos de música pode fazer uma promoção especial para que namorados dêem de presente para seus parceiros uma divisoria acustica, que sairá pela metade do preço com condições de parcelamento.


Apesar de ser um exemplo considerado comum, é uma forma de observarmos o quanto a campanha promocional bem guiada e pensada pode ser essencial para as empresas.


O bom dessa forma de venda é a possibilidade que ela trás em dispor um lucro muito maior em um curto espaço de tempo.


Sendo a ocasião perfeita para que negócios como uma empresa de alimentacao hospitalar consigam ganhos altos e impulsionem seu crescimento.


Essa é uma boa alternativa, ainda, para aquelas empresas que precisam de um resultado rápido para que possam continuar fazendo investimentos dentro do empreendimento.


Por exemplo, se uma pessoa trabalha no ramo de alimentos, e só tem o que foi investido nas suas comidas, é importante que ela possa criar um momento ideal para ter um retorno rápido, tendo então uma grande vantagem financeira para continuar seus serviços.


Além disso, essa é uma oportunidade única para que grandes ou pequenas empresas mostrem seus trabalhos e firmem um espaço no mercado, que quase sempre é competitivo.

Como começar a aplicar uma campanha promocional?

Visto que conseguimos entender melhor sobre como é importante trabalhar uma campanha promocional, nos tópicos a seguir vamos aprender como de fato viabilizar essas ações e colocá-las para fora da imaginação ou do papel.


Veja o passo a passo de tudo que você deve fazer:

Defina o propósito principal para a campanha

A priori, é importante que você tenha a definição daquilo que quer trabalhar dentro da sua campanha.


Fazendo então uma forma de direcionamento para o que deseja, tanto em resultados quanto em relação ao processo que será feito pela sua empresa e equipe.


Por exemplo, se você está focado em acabar com um estoque que possui em sua loja, vendendo uma estacao de trabalho com divisoria, seu foco será de uma forma.


Portanto, se o seu desejo é tornar reconhecida sua marca no mercado e ao mesmo tempo instaurar sua empresa como uma das mais desejadas dentro de uma campanha sazonal, como Natal, o foco e todo o trabalho a ser feito terá um viés totalmente diferente.


Pode parecer pequeno, mas com certeza esse entendimento do que fazer e do que você quer vai ter um grande impacto com todo o processo que seguirá a partir daqui.

Encontre seu público-alvo

Se você acha que o mesmo público que comprar com você será aquele dentro da campanha promocional que será criada, você está bem enganado.


Isso porque, dentro de épocas para campanhas promocionais, por exemplo, existem muitos daqueles clientes já esperados que podem não se interessar pelo produto, ao mesmo tempo que abrem espaço para novos que vão chegando e se interessando por você.


Um bom exemplo disso é uma super promoção de fim de ano feita por uma empresa de instalacao eletrica de alta tensao que consegue alcançar clientes fora do grupo ideal.


Sendo assim, saber de fato onde estão seus clientes parte muito do que você vai fazer na sua empresa em relação à sua campanha. Por isso, a pesquisa e a análise são importantes.

Tenha atenção às datas certas

Quando falamos sobre campanhas promocionais, temos que ter em mente dois pontos principais para a sua atuação: o início da divulgação deve ser feita é um tempo hábil para reconhecimento, e o final da campanha deve ser sempre pensado e focado pela empresa.


Afinal, campanhas são consideradas ações firmadas e fechadas em um tempo determinado, tal como vemos nas compras de Natal ou de Dia das crianças.


Além dessa delimitação trazer maior segurança e organização para sua empresa, é também uma maneira de analisar se suas vendas de desinfetante 5 litros estiveram dentro dos seus planos, e de fato puderam valer a pena para seus esforços e investimentos.

Faça ações de fidelização

Nada melhor para chamar a atenção de um cliente e conduzi-lo a uma compra do que ações de fidelização, entregando sobre vantagens para que eles se sintam interessados.


Sobre isso, uma das principais ideias é fazer com que eles possam usufruir de condições especiais dadas pela empresa, tal como um bônus, uma promoção dois em um, ou até mesmo a chance de poderem começar um cartão fidelidade de compras.


Pense sempre que, quanto mais você puder conceder naquele momento para que uma compra seja pensada, melhor, visto que sua concorrência vai fazer o mesmo.

Atente à divulgação da campanha

A divulgação do trabalho que você está fazendo com a sua campanha é essencial, ainda mais quando falamos em um mercado onde muitas empresas vendem um mesmo produto ou serviço. 


Por isso, atente-se em comunicar por meio de:


  • Veículos de comunicação;

  • Redes Sociais;

  • Anúncios offline;

  • Publicidades pagas, dentre outros.


É importante pensar prioritariamente nos lugares onde o seu público-alvo está, de que forma eles mais gostam de consumir um conteúdo e quando eles fazem isso.


Para implementar ainda mais ênfase na sua campanha, não se esqueça das personalizações, e no impacto que uma ação integrada à sua essência pode fazer.


Para exemplificar, podemos pensar nas ações que um shopping faz para o Dia dos Pais, utilizando cores, comunicações textuais e até mesmo ícones que simbolizam isso.

Considerações finais

No presente artigo conseguimos entender um pouco mais sobre a força que as campanhas promocionais podem ter para as empresas, e porque é importante que líderes pensem sempre em como criar as melhores vantagens para seus clientes.


Com isso, além de uma lucratividade em pouco tempo, sua empresa poderá criar muito mais valor e relevância no mercado diante da concorrência.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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