4 maneiras de melhorar a gestão da sua marca



Gestão de marca, também conhecida como branding, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo alinhar o propósito e os valores de uma marca ao seu posicionamento.

Dessa forma, a empresa consegue despertar sensações e criar conexões, que fazem com que os consumidores escolham comprar com ela.

Quando pensamos em uma marca famosa, logo nos vêm à mente suas cores, letras, formas e tudo isso nos traz uma sensação.

Esse é o resultado de uma boa gestão de marca, que consegue criar conexões conscientes e inconscientes com o público, algo essencial para a decisão de compra.

Tudo o que uma organização faz, desde a criação de seu logotipo, seu tom de voz, seu discurso e outros atributos representam sua personalidade como marca. Ela se fixa na mente do consumidor e desperta emoções e sensações.

É com isso que criamos o valor do produto ou serviço, e mais do que isso, mostramos quem é a empresa. Nesse contexto, trata-se de seu significado por meio de símbolos.

Sendo assim, neste artigo, vamos mostrar o conceito de gestão de marca, como ela pode ser trabalhada e melhorada, e quais são suas vantagens. 

O que é gestão de marca?

Gestão de marca ou branding é uma estratégia que envolve todas as ações que tornam uma empresa mais forte e presente no mercado. 

Portanto, ela passa a ser reconhecida pelo público e desejada por aquilo que oferece.

Não é um trabalho pontual, ou seja, deve ser contínuo para que o negócio possa colher seus frutos em médio e longo prazo. É importante entender isso porque nenhuma empresa se torna líder de seu segmento instantaneamente.

Além de uma boa acao de marketing promocional, existem uma série de outras estratégias que precisam ser planejadas e executadas para chegarmos a esse nível. E vamos falar sobre elas mais à frente.

Por hora, é necessário compreender que esse trabalho deve ser um projeto contínuo da companhia, e que depende da contribuição de todos.

Se os colaboradores não se sentem motivados e não atuam como promotores, como vamos esperar essa postura dos consumidores?

É exatamente por isso que fazer uma boa gestão de marca envolve muito mais do que marketing, precisando de ações que se conectam ao emocional e à mente do consumidor.

Para entender melhor como isso funciona, no próximo tópico, separamos algumas dicas para você melhorar o branding do seu negócio. 

Dicas para aperfeiçoar a gestão de marca da sua empresa

Empresas que fazem uma boa gestão de marca obtêm muitas vantagens, como poder praticar preços maiores, obter marketing boca a boca, ter a preferência do consumidor e muitas outras.

Para conquistar esse mesmo patamar, uma empresa de locacao de stand para eventos pode investir nas seguintes estratégias para implementar e melhorar seu branding.

1.    Estudar o público e definir a persona

Gerar identificação entre o público e a marca é a melhor maneira de fortalecê-la. 

A empresa precisa conhecer o seu público-alvo e definir sua persona, que representa o tipo de cliente que ela deseja atender.

Em outras palavras, a persona é um personagem semifictício que reúne todas as características de uma pessoa que se interessaria pela sua solução. 

E dentre essas características, temos:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Classe social;
  • Hábitos;
  • Desejos;
  • Problemas;
  • Necessidades.

Um empreendimento pode ter até duas ou três personas, sem problema nenhum, sendo que para defini-las, precisa saber quais são seus gostos e preferências e os elementos visuais que geram valor para ela.

Isso ajuda a determinar quais recursos ajudam a fortalecer a marca na mente dos consumidores, atraindo-os para o negócio.

2.    A identidade visual da empresa precisa ser desenvolvida

A identidade visual é fundamental para fixar a marca na lembrança dos consumidores. 

Uma empresa de construcao de galpao pre moldado determina o seu logo, com as cores que combinam com seus valores e segmentos, para construir sua identidade.

Ela precisa ser coerente com a imagem que a companhia quer transmitir, por isso precisa saber quem é o seu público-alvo e entender de que forma ele enxerga o negócio.

Uma boa maneira de definir a identidade visual é fazendo algumas perguntas para seus clientes. 

Por exemplo, questione se eles se sentem à vontade comprando um produto com a embalagem que está sendo usada.

Pergunte se eles sabem quais são as cores da embalagem e quais valores eles associam à marca quando veem suas campanhas.

Com base nas respostas, fica mais fácil entender como está a percepção da marca e de que forma é possível melhorar o seu visual.

Também é uma maneira de evitar que a sua empresa atraia um público completamente diferente do planejado.

3.    Ter um diferencial

Ter um diferencial é essencial para reforçar a marca junto ao público. E quando falamos em diferencial, nos referimos a uma vasta gama de possibilidades, como atendimento diferenciado, opções de pagamento, entre outras.

Uma boa dica nesse sentido é um especialista em brunch corporativo investir em marketing de experiência em seu branding

Isso quer dizer que ele vai utilizar elementos-chave para proporcionar uma experiência única aos seus clientes.

Uma loja de perfumes e cosméticos pode espalhar uma fragrância agradável no ar, enquanto uma loja de móveis pode oferecer um café, dentre outras possibilidades que trabalham os sentidos das pessoas.

Se tiver alguma dúvida na hora de investir nessa prática, pense na última vez em que se sentiu bem em algum lugar do mesmo segmento que o seu.

Por exemplo, o dono de um pequeno restaurante pode se lembrar daquele estabelecimento com clima agradável, atendimento diferenciado, e outros aspectos que o tornaram único.

4.    Um tom de voz adequado deve ser estabelecido

Saber usar o tom de voz adequado e estabelecer a personalidade da sua empresa é importante para suas estratégias de marketing de relacionamento. 

Elas devem estar presentes em todo tipo de campanha, seja online ou offline.

Além disso, esteja presente nas redes sociais e converse com seu público de maneira descontraída e bem-humorada, mas sempre mantendo o respeito e a cordialidade, sem sair da personalidade da marca e de seu tom de voz.

Portanto, agora que você já sabe como melhorar ou começar a implementar sua gestão de marca, no próximo tópico, vamos mostrar os benefícios que ela traz para as companhias, como uma empresa de aluguel de projetor de imagens.

Benefícios de um bom branding

Quando você faz uma boa gestão de marca, conquista uma série de benefícios para o seu negócio, tais como.

Se torna mais atrativa sua empresa

A gestão de marca expressa os valores da organização para os consumidores, por isso, melhora o posicionamento dela no mercado.

Além de fazer com que a companhia atraia mais clientes, ela passa a atrair talentos, que vão melhorar ainda mais seus produtos e serviços.

Consequentemente, uma empresa de rede de protecao de janela também melhora sua relação com fornecedores, engaja pessoas e constrói uma reputação positiva.

Mais valor é agregado ao negócio

Uma marca bem construída se torna o principal ativo de um negócio, fazendo dela mais importante do que outros aspectos mais tangíveis da corporação.

Isso evidencia que uma marca de sucesso não é privilégio apenas das grandes empresas, pelo contrário, os pequenos e médios negócios devem investir em gestão de marca para se valorizarem ainda mais.

Diferenciar-se da concorrência

Toda empresa, como uma de paisagismo corporativo, possui seus concorrentes. Isso é inevitável, tendo em vista um mercado saturado em qualquer setor.

Entretanto, ao fazer um bom branding, uma organização consegue se expressar de maneira única em seu segmento.

Independentemente de qual canal ela utiliza para se comunicar com seu público, as pessoas vão entender sua mensagem e notar os seus diferenciais.

Isso nos remete a um ponto que mencionamos anteriormente, que é a necessidade de estabelecer a personalidade e o tom de voz do seu negócio.

Clientes qualificados precisam ser conquistados 

Por fim, outra vantagem que um fabricante de cadeira para escritorio com encosto pode conquistar com uma boa gestão de marca é atrair clientes mais qualificados.

Em outras palavras, a organização vai atrair pessoas que estão dispostas a pagar um pouco mais por um produto ou serviço, por conta do valor da marca atribuído a ele.

Conclusão

A gestão de marca é um trabalho de longo prazo, na verdade, é um projeto contínuo. Portanto, mesmo depois de chegar onde a empresa almeja, ela deve continuar trabalhando o branding.

Lembre-se de que as marcas mais famosas não abrem mão dessa estratégia, portanto, você deve começar a implementá-la o quanto antes. 

Portanto, com as dicas que demos aqui, além de saber como fazer isso, vai alcançar o sucesso tão esperado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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