Lançada, em BH, a Feluma Ventures

Lançada, em BH, a Feluma Ventures

Evento híbrido, a partir do Teatro Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado), apresenta a Minas, ao Brasil e ao mundo a mais nova fábrica de startups resultante de parceria entre FCJ, Feluma e Saúde Ventures



Na noite de quinta-feira, 29 de abril, realizou-se o lançamento da nova corporate venture builder no ramo de saúde e educação médica. Conta com estruturas colaborativas que atuam como ponte entre empresas já estabelecidas e startups inovadoras. E é associada à FCJ Venture Builder e à Saúde Ventures.

Lançamento da Feluma Ventures foi prestigiado por participantes especiais e palestrantes de projeção internacional. Empreendimento tem compromisso com a inovação tecnológica na saúde, com impacto social relevante. Conta com facilidades de intercâmbio internacional, dada presença da FCJ em outros continentes e países.

A Feluma encontra, por meio do corporate venture building, uma forma de ampliar atuação junto a estudantes, profissionais, pacientes e colaboradores. A fundação reúne três mil alunos nas graduações em medicina, fisioterapia, enfermagem e psicologia. Propósito é desenvolver, junto com eles, ideias inovadoras na área de saúde e ensino. E nesse contexto, despertar e incentivar a comunidade acadêmica.

O evento

Abertura do evento de lançamento coube ao CEO da FCJ Venture Builder, Paulo Justino. De forma sucinta, discorreu sobre o ecossistema de inovação e as expectativas com a criação da Feluma Ventures. E lembrou os propósitos que levaram ao surgimento FCJ Venture Builder, em 2013.

Justino passou a palavra do presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira. O médico, dono de vasto currículo, fez exibir um vídeo institucional da Fundação e outro da Feluma Ventures. E nos seus comentários, falou da força da instituição Feluma, criada há 70 anos. Ao se reportar aos desafios do momento e às possibilidades transformadoras, sintetiza: “não nos deixemos abater”.


Dr. Hércules Neves

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em microeletrônica pela Universidade de Edimburgo, Escócia, afirmou que “a ciência da vida tem passado por uma revolução quase que sem precedentes. Se formos procurar na história da humanidade algo semelhante, a única coisa que se assemelha foi o advento da física quântica, na virada do século 19 para o 20”.


Ele considera que a Feluma protagoniza uma autêntica revolução, “ao se aliar a essa onda de inovação que o mundo vem experimentando. Fazemos isso de forma ambiciosa e corajosa. E a Feluma Ventures vive isso. Se abrir um boteco na esquina já é um desafio gigantesco, imagine o que é bater na porta de um investidor com uma ideia que revolucione a maneira de tratar um paciente”.


Dr. Grégore Moura

Graduado pela UF de Juiz de Fora, Mestre e Doutor em Direito pela UFMG, Coordenador de Gestão do Instituto de Inovação e Incorporação Tecnológica de Ciências Médicas – MG, discorreu sobre processos de inovação no contexto de criação da Feluma Ventures.


“Nosso objetivo é empreender. E para que a gente concatenasse as nossas ideias, precisávamos de know-how. A junção da FCJ com a Feluma vai levar à democratização da ciência na sociedade brasileira. E isso é o mais importante”.


Dr. Fábio Veras

Mestre em Direito Econômico, PhD em Direito Constitucional pela UFMG; CEO e Cofundador Saúde Ventures, entre outros atributos, disse que a cadeia da saúde, nos EUA, representa 18% do PIB.


“Todas as grandes corporações do mundo – Google, Microsoft; Facebook; Apple – têm uma vice-presidência de saúde. Aqui, a união da FCJ com a Feluma mexe com uma área ortodoxa como a medicina, para inovar. E me sinto orgulhoso de participar desse legado”.


Dr. Rafael Kenji

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora, e CEO da Feluma Ventures, tem na bagagem cinco anos de experiência com educação médica e gestão em saúde, contou que “minha história no empreendedorismo começou bem cedo, ainda na faculdade”. Elogia a Feluma pelo incentivo à educação médica e diz que o Brasil carece de bons gestores na área da saúde. Também salienta a ida para a Universidade de Harvard, no final da sua graduação médica. “No dia seguinte da minha formatura, tive oportunidade de receber cargos gerenciais”.


Dr. Roger Daglius Dias – Palestrante da noite

Professor assistente de medicina de emergência na Harvard Medical School; médico cientista com foco em pesquisas para aplicação de tecnologias disruptivas; PhD em Ciências da Medicina e MBA em Gestão Hospitalar; Diretor de Pesquisa e Inovação no Stratus Center do MassGeneral Brigham, Boston – EUA, discorreu sobre o tema ‘Inovação na área da Saúde’.


“Estou nos EUA, mas sou mineiro, fiz medicina em Uberaba, e hoje, aqui na Harvard Medical School, meu papel é integrar a indústria e a academia. Não tenho a menor dúvida de que o modelo da Feluma Ventures será um grande sucesso, a inovação é o motor de tudo que vocês fazem aí”.

Conta da sua experiência na USP; no HC, em São Paulo, antes de se mudar para os EUA. Explica que se dedica às áreas de Medicina; Gestão, Educação e Pesquisa. “Eficiência, nessas áreas, significa melhorar a vida das pessoas”. Disse que a pandemia da Covid-19 estabeleceu um ambiente muito propício para a inovação na área da saúde.


Questiona a eficiência do ensino da medicina, uma vez que a ciência médica está em constante mudança, na perspectiva da inovação continuada. “Hoje, temos de ensinar as pessoas a aprender. E aprender rápido. Não haverá espaço para aqueles que não acompanharem as novas tecnologias”. Dr. Roger salienta que a área de pesquisa é aquela que faz a integração entre a academia e a indústria. “Inovação não é ter ideias brilhantes. E sim, resolver problemas”.


No encerramento da solenidade, o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, lembrou que a instituição foi criada pelo Prof. Lucas Machado, e por um grupo de profissionais abnegados da área da saúde. “Um dos fundadores foi visionário. E esse prédio onde nós estamos (o imóvel) foi doado por ele. Seu nome: Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ele dava aula aqui. E esse homem teve a visão de enxergar o futuro”, finaliza.

Íntegra do evento de lançamento: https://www.youtube.com/watch?


Postar um comentário

0 Comentários