Contabilidade Digital x Contabilidade Online: entenda a diferença

A contabilidade tem passado por diversas transformações por conta dos avanços no campo da tecnologia. Esse recurso moderno tem criado novas formas de aplicar os conceitos básicos da contabilidade, promovendo diferentes formas de trabalho.

Dentre as principais novas maneiras de trabalhar a contabilidade estão a digital e a online. Muitas pessoas ainda confundem ambas, mas são ações diferentes com funcionalidades distintas.

Quando uma empresa de contabilidade possuía muitos clientes, era normal o uso de uma etiqueta adesiva branca multiuso para separar as pastas. Hoje em dia, entretanto, o mercado migrou para o mundo digital.

A contabilidade online tem como principal objetivo ajudar empresas com informações que são importantes para a organização legal e governamental do trabalho. O grande diferencial desse tipo de contabilidade é o baixo custo para suas ações.

Já a contabilidade digital é um formato de fazer a contabilidade de sua empresa exclusivamente pela internet, melhorando a eficiência dos processos de seus contratantes, sem que haja a necessidade de fixar-se no escritório de uma companhia.

A contabilidade online é um modelo mais focado no conceito tradicional de trabalho, embora aproveite elementos modernos como a automação e a tecnologia para conseguir explorar melhor os dados que o cliente oferece.

Agilizar os processos deve ser o foco de qualquer contabilidade online, que precisa ter um conceito mais amplo de atendimento para se adequar aos dados digitais.

O processo é bem mais simples, uma vez que basta o cliente, como uma empresa de laudo avcb corpo de bombeiros, enviar os dados digitalmente para a contabilidade, que fará todos os processos. 

Dessa forma, é possível eliminar o gasto com papéis, o que ajuda em questões sustentáveis.

Além disso, o processo online reduz boa parte do tempo gasto no trabalho, uma vez que todos os trâmites são enviados instantaneamente pela internet, evitando assim burocracias e custos de envio.

Já a contabilidade digital aproveita os recursos tecnológicos de aplicativos e equipamentos para entregar um resultado muito mais satisfatório a seus clientes, utilizando as ferramentas de automação para agilizar o trabalho e realizar toda a parte mecânica.

O contador digital é muito mais do que um parceiro dos clientes que representa, ele é um aliado no processo de transformação digital e consegue explorar muito melhor todas as possibilidades de trabalho que são oferecidas por seus clientes.

Isso significa que a grande diferença entre os dois métodos é na realidade a forma como o trabalho é produzido.

Enquanto a contabilidade online realiza tarefas, a contabilidade digital apresenta uma forma de consultoria, que auxilia a realidade do escritório do cliente.

Por isso, diversas empresas contratam serviços isolados de contabilidade online, mas acabam tendo um consultor de contabilidade digital para a maior parte dos processos, uma vez que o segundo tem um atendimento mais direto para resolver qualquer tipo de situação.

Dessa forma, é possível conceber a diferença de valor entre as duas possibilidades de atendimento. Então, uma administracao de restaurante corporativo precisa identificar qual deles é mais necessário para a execução do trabalho.

O contador digital é muito mais custoso do que uma ação de contabilidade online, visto que passará mais horas e em um atendimento muito mais qualificado.

Para conseguir identificar qual modelo se adequa melhor a sua empresa, é preciso entender algumas das principais vantagens dispostas em cada um dos modelos de negócio.

Vantagens da contabilidade digital

A contabilidade digital é aquela que está mais próxima da realidade da organização, aplicando conceitos de tecnologia sobre os processos já consumados de uma empresa avaliacao predial para formulario ou de qualquer outro ramo de mercado.

Maior produção

Um dos benefícios da contabilidade digital diz respeito à produtividade da empresa. Isso porque quanto mais você otimiza processos usando a tecnologia, mais sua equipe pode se dedicar a outros trabalhos que demandem mais atenção.

Essa é uma realidade em qualquer processo realizado pela empresa. Por conta disso, muitas companhias têm se adequado aos conceitos da transformação digital, uma vez que elas dependem dos processos que são realizados no dia a dia da companhia.

Por exemplo, quando uma clinica exame ocupacional permite que ferramentas de automação tomem controle de processos repetitivos, é mais fácil colocar sua equipe para se dedicar em tarefas mais importantes, aumentando consideravelmente a produtividade.

Isso significa que os colaboradores poderão apresentar resultados muito melhores, uma vez que não dependerá do desgaste de realizar ações repetitivas.

Coleta de dados superior

A base do trabalho de contabilidade é através da análise de dados financeiros do cliente. É preciso analisar e conferir estes dados para garantir que os processos estão funcionando corretamente e que a empresa está de acordo com suas obrigações legais.

A automação, sobretudo nos conceitos de Big Data, são capazes de recuperar milhares de informações em um tempo muito mais rápido que uma pessoa, gerando relatórios essenciais em questão de segundos.

Estas ferramentas funcionam como um armario aco escritorio, armazenando relatórios e análises que podem ser usadas a qualquer momento.

Isso permite que você consiga se estruturar de maneira muito mais adequada, mantendo seus números sempre atualizados e evitando qualquer chance de erro em processos financeiros.

Benefícios da contabilidade online

Este processo também possui uma série de vantagens em seu uso, que deve ser levado em conta quando estiver pensando em qual modalidade aplicar em sua empresa:

Atendimento fácil

Empresas de contabilidade online costumam apresentar muitos recursos para seus contratantes. Uma empresa de entrega expressa de documentos, por exemplo, pode precisar de mais rapidez para conseguir trabalhar.

O principal deles é o atendimento. Muitas vezes, através de recursos digitais, como os chatbots, o atendimento independe da hora do dia ou do momento.

Essa inteligência artificial, estruturada para conseguir atender todas as demandas básicas de um cliente, pode encaminhar o cliente até qualquer tipo de serviço básico.

Além disso, o chatbot consegue encaminhar um atendimento para um colaborador humano, caso o processo se mostre muito complexo para sua resolução. Isso garante que você conseguirá ter qualquer pendência resolvida de forma fácil e rápida.

Plataformas de gestão

Mais uma das principais vantagens da contabilidade online é que suas plataformas não abrangem apenas conteúdos contábeis, mas sim, um controle financeiro de quase todos os processos da empresa.

Por isso, usar uma dessas plataformas pode acabar auxiliando em diversos outros recursos, como:

  • Fluxo de caixa;
  • Conciliação de contas bancárias;
  • Boletos a vencer;
  • Créditos e débitos gerais da empresa.

Esse sistema, que costuma levar o nome de ERP (sistema integrado de gestão empresarial, em português), costuma ter muitos resultados positivos para a empresa, automatizando processos e facilitando todos os trâmites financeiros.

Afinal, qual tipo de contabilidade escolher?

Tanto a contabilidade digital quanto a contabilidade online possuem diversos benefícios, e algumas carências. Por esse motivo, é essencial que o contador da sua empresa faça uma boa avaliação antes de decidir um dos dois modelos.

Isso porque existem diversos fatores que impactam diretamente a empresa, e você precisa ter um recurso como este já estabelecido, para não ter problemas no futuro.

Pensando, por exemplo, em uma empresa de pequeno porte, talvez a contabilidade online seja a melhor opção. Você pode usar um gráfico com impressao digital, determinando os prós e contras de cada opção para escolher melhor.

Isso porque ela possui um custo muito menor, o que tem um impacto positivo no orçamento da companhia, mas ainda assim oferece recursos automatizados e modernos, que podem fazer a diferença na contabilidade da empresa.

Por outro lado, a contabilidade digital pode se pagar a partir do momento que ela age de maneira muito mais completa, não deixando elementos financeiros para que você tenha que fazer por conta própria.

Isso significa que você conseguirá pensar em todos os recursos que sua companhia possui com a vantagem de ter um contador para calcular e determinar todas as informações necessárias, garantindo que sua empresa estará de acordo com a lei.

Independente da sua escolha, o fato é que a tecnologia é uma realidade no mercado, e a maioria das organizações está justamente buscando referências neste setor.

Por isso, qualquer ação que ajude uma empresa a conquistar um espaço de liderança é bem-vinda.

As ações de contabilidade online ou digital são ótimas para negócios que estão se adequando a um novo tipo de mercado, visto que elas estão interligadas diretamente com conceitos de inovação e tecnologia.

Existem diversos meios de conseguir se atualizar, e quanto mais você usar estes recursos, mais próximo da liderança do mercado estará.

Hoje em dia, ainda existe muita resistência da parte de empresas de variados portes para conseguir explorar estes recursos.

O mundo está mudando, e fazer parte dessa mudança é mais do que um benefício, é uma necessidade para que a corporação continue ativa.

Considerações finais

A contabilidade online e a contabilidade digital são dois meios para alavancar seus negócios, e devem ser muito bem pensados e estruturados no modelo de empresa que você está tentando criar para conquistar seu nicho.

Suas funções são diferentes, mas ambas podem ser de grande ajuda para uma companhia que ainda está começando, além de personalizar uma das etapas mais complexas do trabalho, que é a financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá a todos os leitores, gostaria de dizer que o Bets Bola é o meu site de apostas esportivas preferido no Brasil. Aprecio sua interface amigável que torna o processo de apostas o mais simples e direto possível. Além disso, sua ampla seleção de eventos esportivos sempre me permite encontrar algo interessante para apostar a qualquer hora do dia.

    ResponderExcluir