Capital de giro o que é, como calcular e qual sua importância na gestão



O capital de giro é um importante fator no planejamento de qualquer organização. Quando se está estruturando seu negócio, é essencial pensar em como lidar com a saúde financeira e com a estrutura do empreendimento como um todo.

Boa parte dos empreendedores têm divergências de ideias no que consideram mais relevantes para a estruturação correta de uma empresa.

Alguns dão mais importância aos tributos e à formalização, enquanto outros acreditam que o equipamento e maquinário são prioridades.

Você pode até mesmo separar os elementos em um estudo, colocando uma etiqueta adesiva branca multiuso para cada pasta com prioridades que julgar necessário.

Entretanto, um elemento que todos concordam ser fundamental para a estruturação de qualquer empresa, independente de seu porte, é a questão financeira.

Entretanto, este é um dos principais elementos que devem ser aplicados quando se está pensando em empreender.

O planejamento financeiro é uma parte fundamental para evitar riscos e problemas futuros, tanto para você quanto para seu cliente, que pode sofrer com a falta de estrutura de organização pensada por você.

A má gestão de recursos financeiros é uma das principais causas de falência, e muitas companhias não conseguem sobreviver nem mesmo em seus primeiros anos por conta disso.

Existem muitos motivos que levam ao fechamento, mas a negligência em acompanhar a saúde financeira é um dos principais, junto da má gestão e administração do negócio.

Por isso, é muito importante conseguir identificar como sua empresa, seja um e-commerce ou uma consultoria que emite laudo avcb corpo de bombeiros, está do ponto de vista financeiro. 

Para conseguir esse recurso, o principal ponto é entender seu capital de giro e como ele pode impactar seu negócio.

O que é capital de giro e como fazer uma boa gestão?

O capital de giro nada mais é do que o recurso que uma empresa possui para realizar suas operações. Isso significa que estes valores são usados para a manutenção da empresa e para conseguir comprar insumos e pagar taxas de funcionamento básico.

A gestão desse tipo de capital é fundamental para conseguir receber reflexos positivos desse tipo de custo, com investimento e reservas sendo formadas para aumentar seu potencial de capital de giro.

Inclusive, é possível usar um serviço de impressao digital para manter relatórios que garantam sua saúde financeira com mais qualidade.

Esse tipo de ação funciona como uma forma de poupança para a empresa, buscando aumentar o capital disponível e gerar resultados positivos.

De uma maneira leiga, o capital de giro nada mais é do que o dinheiro que você possui, depois de tirar todo o dinheiro devido pela empresa.

O termo capital de giro, entretanto, possui diversas utilizações com significados diferentes.

Para fins contábeis e financeiros, esse tipo de medida representa o quanto você tem disponível para lidar com todos os custos que a empresa vai utilizar, independente de serem gastos fixos ou não.

O conceito acabou sendo apropriado e usado como estratégia de marketing, então é comum que você receba propostas de gerentes de banco, por exemplo, oferecendo uma linha de crédito chamada “capital de giro”.

No entanto, esse tipo de empréstimo não deve ser considerado parte do capital de giro de sua entrega expressa de documentos, principalmente porque ele se torna uma despesa fixa logo depois da contratação.

A liquidez de uma organização deve ser levada em conta sempre quando você estiver lidando com recursos financeiros. Esta é representada por:

  • Valores a receber;
  • Estoques disponíveis;
  • Contas bancárias;
  • Investimentos diversos.

Qualquer tipo de bem ou direito pode se tornar capital nas mãos da empresa quando ela precisar arcar com suas obrigações ou precisar desenvolver melhor suas atividades.

Cada empresa sabe lidar melhor com seu capital de giro e sua situação econômica, mas uma forma de controlar com sabedoria os recursos de seu negócio e entender melhor o capital de giro é com o apoio da tecnologia.

Hoje em dia, existem diversos aplicativos e programas de computador que são de grande auxílio para o controle e manutenção do capital de giro. Eles ajudam a entender os gastos e lucros da empresa, e ainda controlam os recursos de maneira muito mais inteligente.

A importância desse recurso em uma empresa

Embora a falta de conhecimento faça com que muitos empreendedores não deem a devida atenção para este fator, ele é vital para a sobrevivência de qualquer negócio que está ativo no mercado.

O capital de giro é importante porque, em sua essência, é um recurso de salvaguarda. Ele impede que a empresa entre em agravantes que podem ser muito prejudiciais para o empreendimento, como o grau de endividamento ou até mesmo a falência.

Quando você possui um bom recurso de capital de giro, tem o potencial de reinvestimento na empresa.

O que pode melhorar uma série de fatores como a infraestrutura, na compra de um armario aco escritorio, treinamento e capacitação de colaboradores e muitas outras atividades.

Por isso, quanto maior for o capital de giro de um empreendimento, mais estabilidade econômica ela possui, garantindo assim que não haverá nenhum tipo de afrouxamento que possa prejudicar a empresa nesse período.

Mesmo quando os desafios e obstáculos começarem a surgir, uma empresa que está preparada e possui um bom capital de giro, será capaz de lidar com esse tipo de situação e rapidamente contorná-la.

O ideal é que a companhia tenha pelo menos a sustentabilidade de 6 meses dentro de seu capital de giro para conseguir respirar com tranquilidade.

Assim, a administracao de restaurante corporativo pela qual você é responsável terá muito mais tranquilidade para trabalhar.

Tipos de capital de giro

Depois de entender a base do que é o capital de giro e sua importância, você precisa conhecer um pouco mais a fundo os tipos de capital. Eles são basicamente quatro tipos diferentes, e todos tem sua relevância na estruturação de uma empresa, sendo:

1 - Capital de giro líquido

Também conhecido como CGL, trata-se do capital que analisa e bate todos os recursos financeiros da empresa em curto prazo contra as obrigações comuns da empresa, que se repetem periodicamente.

Estabelecimentos como uma clinica exame ocupacional precisa ter em mente esse tipo de capital quando estiver sendo montada, para não ter problemas no futuro.

2 - Capital de giro líquido negativo

Esse modelo surge do CGL, e é uma métrica que demanda atenção especial. Quando você obtém um resultado como esse, significa que sua empresa não tem os recursos necessários para quitar todos os débitos e manter suas atividades.

Trata-se de um alerta para evitar o fechamento total ou a falência da empresa, uma vez que quando você sinaliza esse tipo de capital de giro, consegue pensar em estratégias para modificar o quadro da empresa.

3 - Capital de giro líquido positivo

Outra variante do CGL, neste caso, a informação é positiva. Trata-se de um capital de giro que é suficiente para lidar com todos os detalhes da corporação, e a empresa opera com qualidade e saúde financeira.

É interessante levar em conta que esse tipo de recurso pode mudar rápido, então, ter um capital de giro líquido positivo não é um sinal de que você pode relaxar com suas ações ou diminuir o ritmo de trabalho.

4 - Capital de giro para fins de investimento

Quando você atinge o patamar de capital de giro líquido positivo, é normal que a empresa lide com uma sobre nos valores de capital. Portanto, é importante entender que tipo de investimento você pode fazer para conseguir melhorar a empresa como um todo.

Esse tipo de capital pode ser utilizado como uma forma de poupança, guardando o excesso para fazer uma reserva de capital, ou então para conseguir melhorias dentro do quadro da empresa, como compra de equipamentos e material.

Até mesmo grandes movimentações, como a troca de imóvel da sede da empresa, podem se encaixar nesse tipo de capital.

Calculando o capital de giro

Para conseguir compreender melhor como chegar até o valor do capital de giro, é preciso fazer um cálculo básico. Essa ação é muito importante para compreender o quanto você pode explorar a saúde financeira de sua empresa.

O cálculo básico do capital de giro líquido é basicamente a soma de todos os seus recursos, subtraído por todas as despesas que a companhia possui.

Dentre seus recursos, você pode calcular uma série de elementos desde o saldo em caixa até investimentos e produtos que ainda estão em estoque. Todos os recursos advindos de avaliacao predial para formulario se encaixam nessa categoria.

Em contrapartida, suas despesas incluem uma série de elementos fundamentais para o funcionamento da companhia.

Isso inclui fornecedores de matéria-prima, salários e encargos trabalhistas de sua equipe e até mesmo contas básicas como água, luz e aluguel, caso você não possua um espaço próprio para sua empresa.

Considerações finais

Entender o capital de giro é um processo imprescindível para qualquer empresa. Isso permite um controle financeiro muito maior, garantindo tranquilidade e recursos de expansão para seu negócio.

Portanto, é fundamental ter em mente suas possibilidades enquanto negócio, para evitar qualquer tipo de problema com relação a seu capital de giro. Afinal, manter os recursos em alta é parte fundamental de seu funcionamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários