9 práticas de um gestor de marketing



O gestor de marketing é o profissional que vai dar o direcionamento que uma empresa precisa para que seus propósitos sejam cumpridos e métricas sejam atingidas, baseando-se no formato de comunicação e de vendas que acontece entre o negócio e o público.


Sua função é de extrema importância, não apenas por estar em uma posição estratégica, que tem bastante contato com a produção de uma campanha, bem como em sua distribuição para o mercado e público-alvo, o que faz o gestor ter uma visão periférica.


No artigo de hoje, entenda um pouco mais sobre o que engloba a gestão de marketing, entendendo quais são as principais práticas do gestor no dia a dia. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é gestão de marketing?

A gestão de marketing é uma função que reúne questões estratégicas, analíticas e práticas na hora de colocar os propósitos da empresa em foco na venda de um produto ou serviço.


Podemos entender que o gestor de marketing é um profissional altamente experiente, que sabe tudo sobre os mais variados setores dentro de uma empresa, além de possuir amplo conhecimento daquilo com o que trabalha, e saber bem como direcioná-lo para seu time.


Mas, para isso, o gestor costuma colocar em prática estratégias de comunicação, baseadas na realidade dos produtos que a empresa da qual ele faz parte vende. 


Assim, de forma organizada e dentro das expectativas da companhia, o gerente de marketing organiza equipes e tarefas em busca de resultados.


No entanto, engana-se quem acha que os gestores trabalham unicamente dentro e com a comunicação. Junto com o serviço de um gestor é possível englobar vendas, os setores financeiros, tecnologias diversas e até mesmo a administração da empresa.

Quais as principais práticas de um gestor no dia a dia?

Além de ter um vasto conhecimento sobre a estrutura de uma organização e direcionar corretamente a equipe de marketing, um gerente possui outras diversas funções, mas como principais podemos citar:

1. Análise de dados do mercado

O gerente de marketing vai começar seu trabalho por meio de uma análise geral, o que engloba tanto a empresa quanto o mercado em si. Essa é uma ótima oportunidade para verificar se o produto ou serviço ofertado está dentro daquilo que é desejado pelo setor.


Por exemplo, dentro de uma fábrica de impressora colorida profissional, um gestor de marketing pode verificar os dados dos concorrentes e o desejo dos consumidores em comprar com a viabilidade do produto oferecido, destacando o que bate e o destino disto.


Assim, é possível encontrar erros e até mesmo oportunidades de melhoria por parte da companhia, trazendo melhores práticas de venda e até mesmo de montagem do produto.

2. Segmentação e escolha de mercados-alvo

O foco dentro do setor de marketing é fazer com que o produto da empresa seja comprado pelas pessoas que de fato procuram por ele e precisam dele para uma solução, que pode ser um quesito essencial, como alimentação, até algo pontual, como uma etiqueta adesiva.


Para isso, é preciso segmentar o público, que também pode ser encontrado por meio de divisões como:


  • Gênero;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Entre outros.

Atrelado a isso, existe ainda o comportamento do consumidor, algo a ser bem estudado para que os resultados atingidos pela empresa cheguem de maneira mais direta. Nesse momento, o gestor utilizará tudo para fazer a análise e escolha do público.

3. Definição de metas e objetivos

Com o entendimento certo do público e do que a empresa estará oferecendo, vêm à tona a elaboração de uma acao de marketing promocional voltada às metas e objetivos a serem cumpridos pela companhia, o que também engloba seus propósitos.


Nessa hora, o gestor vai mostrar esquemas de trabalho, apontando as ferramentas que devem ser utilizadas, estratégias a serem contempladas, tal como produção de conteúdo para as redes, funil de vendas, inbound ou outbound marketing e demais anúncios.


Tudo então passará pelo crivo deste profissional, que vai detalhar as tarefas e passar tudo para as equipes que envolvem a comunicação, pensando ainda em formas de datar as atividades para que estas sejam analisadas futuramente, em métricas e resultados.

4. Gerenciamento de orçamento de marketing

Para desenvolver as estratégias de marketing, os gestores quase sempre contam com um orçamento que fica à disposição do setor, voltado para o pagamento de anúncios, a contratação de serviços e soluções para web e para marketing digital, dentre outros.


Fica a critério do próprio gestor fazer o jogo do investimento, colocando em cada setor ou em cada ferramenta pontuada a melhor forma de trabalhar. No caso de anúncios nas redes, por exemplo, a campanha pode durar um mês ou até mesmo apenas algumas semanas.


Por conta dessa verificação do que é melhor ou não para cada ação, o gestor deve ter pleno conhecimento em número e também nos resultados trazidos a partir de cada investimento que faz, para que não haja prejuízos para a organização.

5. Negociação com fornecedores

Em ações de marketing ou em trabalhos com parceiras, geralmente os gestores de marketing precisam trabalhar com fornecedores, pessoas que atuam juntamente à entrega de documentos de motoboy para empresas na conquista de resultados colaborativos.


É ideal que os gestores saibam se relacionar bem com cada um dos parceiros, entendendo suas diferenças e optando por fazer escolhas que satisfaçam os dois lados, favorecendo os ganhos e também influenciando na construção de um relacionamento sadio.


O ideal, nestes casos, é que o gestor trabalhe com pelo menos um representante da outra empresa parceira, e faça uma verificação contínua de dados e propósitos com a outra parte.

6. Alinhamento com a equipe

Dentro da gestão de marketing, existe uma forte incidência do trabalho de equipes, visto que todas devem se responsabilizar em um só resultado, desejado pela empresa e viabilizado pelo gestor de marketing, seja a atuação em um buffet de evento empresarial.


Fica então à serviço desse profissional o gerenciamento dessas equipes, e não apenas em um sentido de acompanhamento de trabalho, mas também na parte de liderança, onde a influência e o trabalho da motivação devem acontecer juntamente com outras ações.


Quanto maior a humanização e o tratamento direto e verdadeiro com esses profissionais, por meio de conversas e reuniões contínuas, maior será a chance de produtividade dentro da empresa, algo essencial e quase sempre alvo de preocupações de gestores.

7. Verificação constante de métricas

As métricas podem ser ditas como parte essencial e crucial do trabalho de um gestor de marketing, pois além de mostrar onde existem erros e também evidenciar acertos dentro de uma companhia, dão embasamento para a importância do trabalho desse profissional.


Em questão de acompanhamento de campanhas nas redes sociais de uma loja de cadeira para escritorio com encosto, por exemplo, o gestor de marketing poderá entender o quanto de vendas aumentaram naquele período, se houve queda ou se existem pausas.


Ter a compreensão de tudo o que diz respeito a essa verificação quantitativa e qualitativa do serviço de marketing é mais do que importante para um crescimento exponencial.

8. Viabilizar soluções à altura da empresa

O profissional de marketing que trabalha com gestão tem uma boa e considerável abertura com a empresa para promover o investimento em materiais funcionais e necessários, que podem gerar bons resultados ou melhores formatos de trabalho dentro da empresa.


Por exemplo, em uma gráfica onde fabrica-se adesivo cola para piso vinilico, uma das principais soluções apontadas para melhorar as campanhas por meio de e-mail marketing é a contratação de uma empresa que providencia um sistema de integração.


Tanto nesse caso quanto em outros possíveis, o gestor de marketing deverá defender a sua proposta enfatizando os benefícios que a corporação terá ao investir na solução, lembrando-se sempre de criar uma integração de equipes com a ferramenta.

9. Gerar ideias para outros setores

Outra integração também fundamental dentro da gestão de marketing é a criação de uma rotina de trocas entre equipes totalmente diferentes. Isso porque as métricas e os resultados trazidos pela comunicação podem ajudar outros setores.


É o caso do setor de vendas, que procurou melhorar suas formas de contato com o cliente após entender, via online, que os clientes comentavam esquecer da marca após entrar em sua plataforma digital por meio de um computador completo.


Esse também pode ser um impacto a ser sentido no setor financeiro, por exemplo, com o investimento em um sistema de gestão, que gera maior produtividade e diminui o pagamento de horas extras de forma desnecessária mensalmente.

Considerações finais

A gestão de marketing atua dentro de um viés altamente estratégico, onde os desejos da empresa, seja para com as vendas ou em um setor voltado à imagem, são totalmente concretizados, de forma organizadas e por meio das ferramentas certas.


Assim, tanto empresas concorrentes quanto o próprio público podem entender de que forma o negócio se identifica, quais suas principais diferenças e sua potencialidade no mercado, tendo o gestor de marketing um papel fundamental nesse aspecto.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários