Logística Integrada: seu conceito, benefícios e aplicação



Com a logística integrada, foi-se o tempo em que os clientes esperavam dias e dias sem respostas das empresas quando compravam um produto, sem saber de fato onde ele estaria em meio às retiradas de distribuidoras e entregas, que abrangem um país inteiro.


Esse também é um caso a ser adequado a fornecedores de companhias, que muitas vezes sofriam sem as informações certas sobre matérias-primas que deveriam ser entregues, não tendo de fato o controle necessário para ter rapidez no trabalho e ceder um bom orçamento.


O mesmo segue dentro da própria empresa, como em uma fábrica de camisa de empresa bordada, onde nenhuma das etapas de produção eram de fato acompanhadas por gerentes, que acabavam não sabendo as necessidades que cada setor tinha.


Todas essas questões são exemplos que, com um bom sistema de integração, acabam não acontecendo mais, visto que em meio a possíveis confusões e falta de comunicação, hoje em dia existem processos cada vez mais integrados e fáceis de compreender.


No artigo de hoje, vamos falar mais sobre o conceito de logística integrada, entendendo de fato quais são seus benefícios para empresas, fornecedores e clientes, e também qual a maneira correta de colocar essa técnica em prática no seu negócio. Acompanhe!

O que é logística integrada?

A logística integrada é uma estratégia corporativa que engloba diferentes partes dos processos interno e externo dentro de uma empresa, preocupando-se em adotar uma comunicação rápida e excelente entre fornecedores, produtores, empresas e clientes.


De um modo geral, entendemos que a logística consiste em tudo o que está por trás da chegada de um produto, como 3m equipamentos de protecao abafador de ruido até a casa de um cliente, passando por todas as mais complexas fases de serviço.


Na produção de um tênis, por exemplo, uma fábrica, antes de mais nada, deve ter seus contato direto com fornecedores, para que de fato a matéria-prima chegue e logo seja enviada às produtoras, indústrias ou até mesmo profissionais fabricantes do objeto.


Em seguida, após todos os passos que envolvem tanto a criação quanto a análise de qualidade, esse tênis será repassado às distribuidoras e até mesmo transportadoras, que agora cuidarão para que este chegue nas casas de clientes que o solicitaram.


Ainda que todo esse processo seja complexo, embora possa ser bem distribuído e enxergado por parte dos profissionais envolvidos, ele acaba não sendo tão eficiente, visto que em alguns casos as partes não são “amarradas” por uma comunicação eficiente.


Aí surge a logística integrada, facilitando a ligação desses nós por meio de sistemas que entreguem uma visão geral sobre o processo, além de uma comunicação eficaz com todas as partes necessárias, trazendo vantagens inúmeras para os envolvidos.


Podemos compreender que, dentro dessa nova organização, uma produtora de impressora colorida profissional, por exemplo, deve focar em quatro principais pontos para guiar os trabalhos de logística integrada:


  1. Entrada de materiais;

  2. Movimentação de materiais;

  3. Transporte de produtos;

  4. Distribuição.


Na entrada de materiais, existe a devida importância de entender toda a matéria-prima necessária para que um serviço seja executado. Nessa fase, encontram-se todos os trâmites entre empresa e fornecedores, inclusive a entrega à parte de produção.


Na etapa de movimentação de materiais, além de ocorrer uma prévia segurança de que estes não serão desperdiçados, existe uma distribuição correta para dentro da empresa, fazendo com que a execução aconteça em tempo hábil e com a máxima produtividade.


Na parte de transporte de produtos, o foco é a finalização destes, como um toldo de facil instalacao em porta, verificação de sua qualidade e preparação para fora da empresa, seguida da distribuição para outros lugares, como para o cliente ou para parceiros.

Quais os principais benefícios dessa prática?

Como dito, a logística integrada tem como principal foco a junção de todas as etapas responsáveis por um processo de trabalho, desde as partes mais complexas, como compra de materiais com fornecedores, até a distribuição à casa do consumidor.


Dessa maneira, com a máxima localização de cada parte e fiscalização por profissionais que participam do processo, alguns benefícios surgem, prometendo aumentar, de forma considerável, seus principais objetivos, ideais para uma expansão contínua. Veja abaixo:

1 - Organização

Com a maior verificação de cada etapa, as empresas têm consigo uma maior organização de seus serviços, o que auxilia imensamente para a localização de um produto que está na fábrica ou de um responsável por uma distribuição, por exemplo.


Tudo funciona tão organizado como em uma administracao de restaurante corporativo, onde o gerente sabe exatamente em que etapa está sendo produzida uma comida, onde estão os responsáveis por uma entrega e até que horas o alimento chegará ao cliente.

2 - Maior lucratividade

Quanto maior a produtividade e menor o índice de erros, como no caso de uma distribuidora de roupas, menor será o eventual prejuízo que muitas vezes acontece, como o pagamento de horas extras para que um trabalho seja finalizado com urgência.


Ainda neste exemplo, é possível enviar de uma só vez grandes quantidades de peças para distribuidoras de dentro de uma fábrica, não tendo outros gastos, como gasolina e contrato de profissionais por mais vezes, justamente por estar dentro de um controle bem feito.

3 - Melhor produtividade

Quanto maior é o controle de cada fase do processo, menor será o índice de atrasos ou tarefas repetitivas e inúteis, que em alguns casos acontecem em companhias desorganizadas. Com isso, surge uma grande oportunidade de produtividade.


Isso faz com que a entrega de documentos de motoboy para empresas aconteça no momento certo, por exemplo, sem precisar esperar que outros setores demorem horas e horas para formalizar contratos e entrar em contato com o profissional do delivery.

4 - Melhor relacionamento

Uma companhia que entrega serviços de qualidade em tempo hábil certamente será mais adorada pelo público, visto que este estará mais satisfeito com o serviço e pronto para investir em mais de seus serviços, como em uma empresa de destruição documentos.


O negócio que faz esse serviço, com uma prestação que atende grandes empresários, geralmente cumpre todas as suas etapas em um tempo recorde, fazendo com que aquele consumidor se sinta não somente satisfeito com o trabalho, mas se torne fiel à empresa. 

5 - Vantagem competitiva

Companhias bem organizadas, que atingem boas organizações internas, melhor produtividade, entregas de produtos eficientes e uma relação saudável com clientes, certamente terão uma grande vantagem competitiva no mercado.


Isso porque, será mais confiável contratar uma empresa que entrega bons resultados e é conhecida por sua eficiência e organização, ainda que tenham erros, do que aquela que só atrasa e acaba sendo conhecida como problemática por seus consumidores.

Dicas para aplicação da logística integrada

Agora que você já entendeu mais sobre o significado e a execução de uma logística integrada, é interessante que aprenda como de fato colocar essa estratégia em prática na sua empresa, visto que seus benefícios são essenciais para qualquer tipo de negócio.


Veja a seguir três das principais considerações que devem ser levantadas ao começar a pensar em uma logística integrada:

Esquematizar a logística da sua empresa

Antes mesmo de investir em um processo de logística integrada, é preciso conhecer como ocorre a cadeia de atividades na sua empresa, sabendo exatamente como cada parte por ser melhorada com a presença de um sistema de organização.


Se possível, junte todas as suas lideranças para que juntos vocês possam traçar o esquema atual de trabalho e visualizar aquele que será perfeito para um mecanismo integrado, pensando em cada serviço e procedimento.

Investir em um programa ou software de gerenciamento

É importante que sua logística integrada seja aplicada por meio de tecnologias cabíveis, como sistemas de controle, softwares de gerenciamento e até mesmo a instalação de camera de seguranca para condominio, para que tudo seja acompanhado e verificado.

Implementar a integração na cultura da empresa

Depois de cada passo pensado e os serviços certos contratados, é hora de pensar em uma integração cultural para sua empresa, visto que para um novo sistema seja inserido na realidade corporativa, profissionais que trabalham com isso devem participar do processo.


Se possível, crie grupos específicos para a implantação do projeto, escolhendo bons líderes e colocando algumas metas, até que o processo de integração se torne natural.

Considerações finais

A logística integrada é uma forma eficiente de organizar os processos de obtenção de matéria-prima, utilização destas para produção e distribuição para parceiros e clientes, mantendo o alto índice de comunicação e gerenciamento em todos os lados.


Guiando sua companhia para esse estilo de trabalho, você irá não apenas aumentar a produtividade, diminuindo erros e falta de comunicação, mas também formar um relacionamento mais saudável e fiel com seus clientes e fornecedores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários