A rotatividade de funcionários é um problema que vem sendo enfrentado por diversas empresas, sejam médios ou grandes negócios. É cada vez mais difícil manter os benefícios e interesses dos colaboradores alinhados com o negócio nos últimos anos.
A rotatividade de funcionários, também bastante conhecida pelo termo turnover, nada mais é do que a frequência em que os colaboradores do seu negócio são desligados e contratados, e embora seja algo comum, se torna um problema quando essa taxa é alta.
Tal problema é o pesadelo de gestores e da própria empresa em si, já que gera muito custo pela contratação e demissão de novos funcionários, além de atrasar a produtividade e andamento dos projetos pela necessidade de treinar os novos integrantes.
São necessárias salas para treinamento, se sua empresa não tiver, profissionais que saibam ensinar terão de ser contratados, entre inúmeras outras ações que precisarão de um esforço e gasto de tempo e dinheiro da empresa.
Isso sem mencionar que, caso esteja acontecendo uma grande movimentação de saída de funcionários, é motivo para a empresa se preocupar, afinal, por que tantas pessoas estão se decidindo por deixar a empresa? Comece a se questionar se tem algo errado.
Em cargos mais elevados, torna-se ainda mais difícil encontrar alguém tão qualificado, principalmente se o profissional se desliga da empresa no meio de um projeto, seja ele focado em melhorar a gestão patrimonial do negócio ou qualquer outro similar.
Neste artigo, vamos entender o principal motivo por esse fluxo de entrada e saída de colaboradores, para então poder se prevenir e diminuir esse impacto dentro do seu negócio ou dentro do seu setor de atuação em uma companhia. Acompanhe a leitura!
Quais os motivos do desligamento de funcionários?
Os motivos podem ser dos mais variados, conforme poderá ser visto nos próximos tópicos. Porém, é importante entender que os colaboradores pedirem demissão é algo muito comum e que não tem como extinguir isso do meio empresarial.
Independentemente do motivo, seja por atrasos, corte de custos ou por não entregar no prazo o notebook para escritório, quando um colaborador pede para ser desligado, tal estatística não entrará nos exemplos que daremos abaixo.
Problemas pessoais, mudanças de moradia, doenças, oportunidades melhores e até mesmo a corrida atrás de um sonho são motivos válidos e mostram que o funcionário gosta da empresa e está interessado em justificar a sua saída.
Portanto, se atente a analise qual realmente é a maior massa do fluxo de demissões de sua empresa para que tenha uma visão mais fria e realista dos motivos.
1 - Pagamento abaixo do oferecido pelo mercado
Seja para utilizar o dinheiro para pagar as contas mensais ou para comprar uma agenda personalizada com nome, ninguém gosta de trabalhar muito e não ser recompensado pelo esforço, mesmo que tal recompensa venha por meio de dinheiro ou banco de horas
Dinheiro é o que move o mundo, afinal, quem consegue ficar motivado se o valor das contas é superior ao que recebe em seu trabalho? Portanto, a remuneração recebida afeta diretamente as decisões do colaborador dentro e fora da empresa.
Outro argumento que é bastante lógico são os benefícios oferecidos pela empresa que, de forma direta ou indireta, pode afetar a rotina do funcionário e fazer com que decida utilizar seus talentos profissionais em outro negócio.
Os benefícios mais procurados pelos funcionários são:
- Vale-transporte;
- Vale-alimentação;
- Médico no trabalho;
- Seguro de vida;
- Participação de lucros.
Claro que não é necessário que todos esses benefícios estejam disponíveis para o trabalhador para que ele realmente fique na empresa e impeça sua demissão, mas de fato, eles chamam bastante atenção e incentivam o trabalho árduo e diário.
2 - Ambiente de trabalho desagradável
Seja o seu setor de entrega de documentos ou de triagem, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente desfavorável ou que o funcionário não se sinta minimamente acolhido ou bem recebido, visto que ele passa muitas horas diariamente ali.
Estar constantemente em um lugar onde o colaborador se sinta reprimido, humilhado ou acuado, além de diminuir e muito a produtividade, será normal que essa pessoa busque formas de se livrar da situação, causando problemas para o setor.
Agora, imagine se este tipo de situação afeta diversos setores e vários funcionários ao mesmo tempo. A produtividade irá diminuir muito, e como consequência, também o lucro da empresa, e o número de demissões com o passar do tempo irá aumentar.
Outro ponto que deve ser salientado é pensar em um ambiente onde todos são hostis o tempo todo. Hora ou outra acontecerá atritos, podendo evoluir para agressões, pelos motivos mais banais, como o posicionamento do espelho decorativo sala de jantar.
Portanto, tentar entender o motivo que mais aflige os colaboradores e trabalhar para mudar este quadro deve ser uma das prioridades da liderança para diminuir a rotatividade de funcionários dentro da empresa.
3 - Falta de uma liderança competente
A função de um líder competente, além de obviamente liderar a equipe de forma eficaz rumo à entrega e sucesso das demandas, é incentivar seus subordinados, além de orientar e mostrar todo o potencial que cada colaborador tem.
De nada adianta o líder da equipe ser muito competente e um expert na área onde está atuando se a equipe se sente desmotivada e a gestão desses membros não seja feita de forma adequada, trazendo mais revés do que benefícios.
Seja comandando as pessoas no meio da operação ou de sua cadeira alta para escritório, líderes explosivos, desrespeitosos e autoritários podem causar o efeito do ambiente desagradável comentado no tópico anterior.
Com seu potencial diminuído e desvalorizado, o dia a dia estressante e diversos outros problemas, sejam pessoais ou até mesmo profissionais, acaba se tornando natural que diversos colaboradores se desliguem da empresa, aumentando o número de rotatividade.
Uma alternativa aqui é fazer vistorias constantes para entender como cada setor está lidando com as mudanças na companhia, fazer pequenas entrevistas através de testes e pesquisas por e-mail para entender como o próprio líder faz a gestão de sua equipe.
Contramedidas para evitar o turnover
Antes de concluir, iremos te orientar com algumas dicas e formas para evitar tais problemas e diminuir a rotatividade de funcionários da sua empresa. Porém, lembre-se que cada empresa é única, então, adapte as orientações de acordo com a realidade do seu negócio.
Recrutamento eficaz
A prática de retenção de talentos pode ser implementada em todos os setores, mas tão eficaz quanto é contratar colaboradores da forma correta desde a seleção, independente se o trabalho realizado seja produzir uma urna acrilica grande ou outro serviço.
Além de ser um profissional competente e preencher os requisitos da vaga, o colaborador deve estar de acordo com as políticas e ter a competência necessária para o trabalho que será realizado, diminuindo a probabilidade de demissão e contratação de um novo.
Recompensar o bom trabalho
O ser humano precisa de reconhecimento e, sejamos sinceros, quem não gosta de ser reconhecido pelo bom trabalho? Essa pode ser a diferença entre o funcionário querer permanecer em uma empresa ou não.
Elogios e agradecimentos pela boa performance, além de ser gratuito, motivam o colaborador e indicam que o mesmo está no caminho certo para o crescimento dentro da empresa e profissional, criando bem estar dentro de si.
Caso tenha condições, recompensar o trabalho com folgas, comissão extra ou algum outro tipo de premiação manterá a produtividade alta, motivará os funcionários e, consequentemente, o rendimento do setor será bem melhor.
Oferecer um plano de carreira
Tão importante quanto tomar cuidado com todos os tópicos já citados anteriormente e aplicar as ideias benéficas orientadas, é oferecer um plano de carreira e oportunidade de crescimento dentro da empresa.
Muitos funcionários, de fato, enxergam o emprego atual como um trampolim para engatar carreiras e sonhos fora do ambiente de trabalho da empresa, porém, muitos encontram a vocação e descobrem um potencial oculto enquanto desenvolvem suas funções no negócio.
Oferecer oportunidades para subir de cargo e mostrar até onde podem chegar caso trabalhem duro, se esforcem bastante e tenham um pouquinho de sorte, é uma alternativa interessante para dar aquela motivação extra para seu colaborador e reter este talento.
Mesmo que o funcionário não queira construir um plano de carreira muito extenso em seu negócio, ainda assim, ele é uma peça fundamental que um líder quer desenvolver durante o máximo de tempo possível, trazendo benefícios para a sua empresa e para a pessoa.
Normalmente, a gratidão por alguma empresa que oferece oportunidade se espalha, melhorando o clima organizacional e fazendo com que outros funcionários enxerguem uma oportunidade onde antes parecia algo totalmente nublado.
Conclusão
Agora que já entendeu como funciona a redução de rotatividade de funcionários dentro de um negócio, aplique as orientações e dicas em sua empresa e analise sempre os resultados, buscando a melhoria que certamente virá quando o trabalho estiver bem feito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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