Liderança: como colocar em prática as atitudes de um líder?

 


Para que qualquer projeto, campanha ou conjunto de ações dê resultado ou se encaminhe para o sucesso, é necessário um forte trabalho de liderança.

O mundo atual está cada vez mais competitivo, e todas as empresas buscam cada vez mais resultados e competência em setores e equipes dentro do mercado, sendo comum que tenha algum profissional liderando os demais.

Isso não o torna mais ou menos importante que os demais, porém, é fato também que uma equipe bem liderada, dirigida e orientada, tem propensão a obter um melhor desempenho que as demais, desde competência na entrega de documentos até tarefas mais árduas.

Provavelmente, você já deve ter ouvido a expressão “líder é diferente de chefe”, e de fato é. Um líder inspira a equipe e faz com que se sintam motivados a continuar perseverando, trazendo maior produtividade e, consequentemente, lucros para a empresa.

No artigo de hoje, vamos entender um pouco melhor como você pode se tornar um líder melhor ou como orientar a liderança de sua empresa, se tornando um diferencial frente a outros setores e aproveitando as oportunidades de crescimento que o negócio oferece.


O que saber sobre liderança?

Seja feito em salas para treinamento ou vindo de uma longa cultura dentro da empresa, todo negócio procura líderes capazes de atuar com eficiência, pois grande parte do sucesso depende de um bom líder orientando suas equipes.

De acordo com uma pesquisa realizada com diversas empresas pela Deloitte, dados apontam que 76% dos fatores críticos para o desenvolvimento de um negócio estão relacionados ao desenvolvimento de lideranças.

Enquanto 72% está relacionado com o gerenciamento de talentos, e outros 72% apontam que está diretamente ligado à cultura da empresa.

Ou seja, as companhias acreditam que seus líderes precisam incentivar mais e saber gerir os talentos das equipes, mesmo que façam isso de sua cadeira alta para escritório.

Já uma outra pesquisa realizada pela KPMG aponta que 70% das empresas enxergam os seus líderes como justos e motivadores, além de 91% acreditar que eles não estão alinhados com a equipe, gerando problemas de atrito, comportamento, entre outros.

Para esses casos em especial, os responsáveis acreditam que é possível que as empresas não passem de forma correta seus valores, ou que os líderes de equipe não acreditam em tais conceitos, mostrando não serem um bom exemplo para o restante do grupo.

O projeto pode ser a produção de espelho decorativo sala de jantar ou qualquer outro, mas a verdade é que tanto as empresas falham em construir e treinar um bom líder, quanto a própria pessoa que está na liderança não se sente confortável na função.

No entanto, o que todas os negócios têm em comum, de acordo com outra pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers, são as competências que procuram em um líder, sendo:

  • Espírito colaborativo com a equipe;
  • Flexibilidade com mudanças;
  • Criatividade e inovação nas soluções;
  • Liderança e desenvolvimento de pessoas;
  • Antecipar e administrar possíveis riscos.

Com isso, é possível perceber que as funções e papel do líder vão muito além do que simplesmente ser a frente da equipe, e por isso é tão importante o desenvolvimento do mesmo, seja na produção de urna acrilica grande ou qualquer outra tarefa.

Como se tornar um bom líder

Para te auxiliar a instruir melhor os líderes de equipe da sua empresa ou para que você melhore sua gestão, acompanhe, a seguir, dicas de como se tornar um bom líder e algumas práticas que podem realmente ser o diferencial do seu negócio:

1 - A equipe é importante 

Um bom líder sabe valorizar a sua equipe e distribuir as tarefas de forma que todos possam ter o seu momento de brilhar e se sintam confortáveis com a demanda ou que estejam sendo bem recompensados pelo trabalho realizado.

Independentemente dos projetos estarem sendo feitos do seu notebook para escritório ou de forma braçal, dificilmente você se esquece de um bom líder, pois eles marcam a vida das pessoas. É mais fácil você lembrar de um bom líder do que de todos os líderes ruins.

Liderar é muito mais do que entregar as tarefas dentro do prazo e ter produtividade. É sobre gerenciar pessoas e aproveitar os seus pontos fortes e desenvolver os fracos, melhorando e aprimorando o ser humano que está ali na sua frente.

Quando o líder é competente e está em harmonia com a sua equipe, todos trabalharão melhor, e é muito provável que dêem tudo de si não só por causa do trabalho, mas para promover e ajudar aquele que está a frente da equipe.

2 - Ser único e autêntico

Sua característica pode ser anotar tudo na sua agenda personalizada com nome ou até mesmo ter uma mania como ser bastante divertido com qualquer situação, independentemente disso, seja você mesmo e seja profissional.

Não tenha o seu ego inflado e nem faça jogos de poder com a sua equipe, seja transparente e direto para que todos copiem o exemplo e façam o mesmo contigo. Permita que todos expressem sua opinião e sejam ouvidos dentro de sua equipe.

Um líder que não finge ser algo que não é passa maior confiança e credibilidade para a sua equipe, incentivando-os a fazerem o mesmo. Logicamente que nem sempre isso acontece, afinal, somos humanos, mas sempre é bom dar o exemplo.

3 - O conhecimento deve ser compartilhado, não guardado

Desde algo simples como criar o seu próprio talão de orçamento personalizado, até ensinar como tratar uma base de dados no Excel, o bom líder sabe que não deve guardar conhecimento, e sim, compartilhá-lo para que outras pessoas saibam sobre o assunto.

Infelizmente, é comum que muitos guardem o conhecimento de como realizar determinada tarefa por medo que, se mais alguém souber realizar aquela ação, estará correndo perigo de ser demitido ou substituído.

Porém, isso é um pensamento bastante errado que as pessoas têm, afinal, ao guardar o conhecimento para si, somente você é detentor deste conhecimento, portanto, não existe motivo para a empresa te promover pois só você sabe exercer determinada função.

Ao compartilhar o conhecimento, você pode obter ajuda e perspectiva de outras pessoas sobre determinado problema, aumentando as possibilidades de resolver o assunto, fazendo com que tudo seja resolvido e entregue a demanda dentro do prazo.

Se o líder é promovido, alguém da equipe tomará o seu lugar, e assim sucessivamente, portanto, multiplique o conhecimento.

4 - Usar os erros como ensinamentos

É comum que uma equipe não consiga entregar uma ou outra demanda dentro do prazo ou até mesmo não atingir as expectativas e o projeto não sair tão bom quanto idealizado. São problemas e acontecimentos dentro do mundo empresarial.

No entanto, é comum que os superiores cobrem o líder pelo baixo rendimento da equipe e exijam alguma melhoria ou mudança de hábitos e rotina para que o mesmo não aconteça novamente, afinal, é tempo e dinheiro que a empresa talvez esteja perdendo.

O bom líder irá assimilar todos os erros que foram cometidos e entender porque foram cometidos, quando foram cometidos e o que pode ser feito para que eles não se repitam e formas de contornar o problema e entregar algo bem melhor na próxima vez.

Isso significa que a liderança talvez tenha que dar feedbacks duros e difíceis de serem aceitos, mas que são necessários para o crescimento natural da equipe. Não apenas isso: eles compartilham o erro para que ninguém os cometa novamente.

A arte do feedback pode ser uma via de mão dupla, já que o seu grupo pode aplicá-lo em você também para que melhore alguma falha de gestão que talvez tenha cometido e não tenha percebido pela alta demanda de trabalho.

5 - Criar espírito de união

Embora isso seja o ideal em qualquer ambiente de trabalho, sabemos o quão difícil é ter uma equipe realmente unida e que se importa em crescer de forma natural. 

Existem diversas pessoas com personalidades, caráter, sonhos e diversas outras características diferentes.

Uma forma de ajudar a unir a equipe ou até mesmo mostrar-se mais próximo a eles é saber quando realizar uma confraternização entre todos os colaboradores para acalmar os ânimos e relaxar o pessoal para que dêem tudo de si.

Ou, até mesmo, sabe unir pontos importantes e políticas internas para que seu funcionário consiga ser transferido para outra equipe que esteja no ramo que ele tanto quer. O líder sabe criar o momento ideal e servir como uma ponte entre diversas áreas da empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe como liderar e colocar em prática todas as atitudes necessárias para se tornar um bom líder, fica a pergunta no ar: por onde você irá começar? 

Faça um planejamento, utilizando todas as orientações aqui abordadas para a realidade de seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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